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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9810| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Narrativas de crime de ameaça em gêneros que constituem inquérito policial e processo judicial nos séculos XX e XXI : tradições discursivas e proposição didática |
| Autor: | SILVA, Erivaldo José da ![]() |
| Primeiro orientador: | GOMES, Valéria Severina |
| Primeiro membro da banca: | SILVA, Cláudia Roberta Tavares |
| Segundo membro da banca: | ZAVAM, Aurea Suely |
| Resumo: | Nas últimas décadas, muitos pesquisadores têm (re)pensado a aplicação de saberes, a partir dos estudos com gêneros, mas pouco a partir do conhecimento de sua historicidade e nem com textos do domínio jurídico/policial. Diante dessa realidade, esta pesquisa pretende propor um Itinerário Didático, a partir do Boletim de Ocorrência, que faça valer um trabalho com gêneros textuais na escola para alunos do 3º ano do Ensino Médio (EM), com base na BNCC (2018). Com a pesquisa, busca-se focar nas narrativas de ameaça e em suas dimensões ensináveis, a saber: composicional, temática e linguístico-discursiva. O interesse será o de investigar, numa perspectiva histórica, as transformações dessas narrativas, do século XX ao século XXI, sobretudo, no que se refere a traços de mudança e de permanência significativos. O aparato teórico está centrado no modelo de Tradição Discursiva (TD): Coseriu (1981), Longhin (2014) e Kabatek (2006); no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de Bronckart (1999) e no Itinerário Didático, proposto por Colognesi e Dolz (2017). A abordagem metodológica é de natureza documental e qualitativa, uma vez que as análises serão de cunho interpretativo, considerando o aparato teórico explanado, a fim de sugerir um Itinerário Didático que contemple a historicidade da língua e do texto, com amparo em documentos oficiais da educação. Com este estudo, o intento é o de propor um ensino significativo no âmbito da língua materna, proporcionando ao aprendiz do EM competências textuais e linguístico-discursivas para atuação na vida pública, por meio do domínio básico de textos legais. |
| Abstract: | In recent decades, many researchers have (re)thought the application of knowledge, based on studies with genres, but little based on knowledge of their historicity or with texts from the legal/police domain. Given this reality, our research intends to propose a pedagogical action, based on the Police Report, that makes work with textual genres worthwhile at school for students in the last year of High School, based on the brazilian National Curricular Common Base (BNCC, 2018). In this research, we seek to focus on threat narratives and their teachable dimensions, namely: compositional, thematic and linguistic-discursive. The interest will be to investigate, from a historical perspective, the transformations of these narratives, from the 20th century to the 21st century, especially with regard to significant traces of change and permanence. The theoretical apparatus is centered on the models of Discursive Tradition (TD), Coseriu (1981), Longhin (2014) and Kabatek (2006), on Sociodiscursive Interactionism (ISD), based on Bronckart (1999) and on the Didactic Itinerary, proposed by Colognesi and Dolz (2017). The methodological approach is documentary and qualitative in nature, since the analyzes will be of an interpretative nature, considering the theoretical apparatus explained, in order to suggest a didactic itinerary that contemplates the historicity of the language and the text, supported by official education documents. With this study, our intention is to propose meaningful teaching in the context of the mother tongue, providing the EM learner with textual and linguistic-discursive skills to act in public life, through basic mastery of legal texts. |
| Palavras-chave: | Tradição discursiva Itinerário didático Boletim de ocorrência Gênero textual |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
| Sigla da instituição: | UFRPE |
| Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
| Citação: | SILVA, Erivaldo José da. Narrativas de crime de ameaça em gêneros que constituem inquérito policial e processo judicial nos séculos xx e xxi : tradições discursivas e proposição didática. 2024. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9810 |
| Data de defesa: | 29-Ago-2024 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
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