| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9786Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | NASCIMENTO, Thiago Henrique Pereira do | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3376208729644531 | por |
| dc.contributor.advisor1 | VICENTE, Renata Barbosa | - |
| dc.contributor.referee1 | SILVA, Ivanda Maria Martins | - |
| dc.contributor.referee2 | AZEVEDO, Natanael Duarte de | - |
| dc.contributor.referee3 | DEFENDI, Cristina Lopomo | - |
| dc.contributor.referee4 | CORREIA, Lennie Aryete Dias | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-06T17:33:33Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Thiago Henrique Pereira do. Estratégias de gatilhos mentais e mindset em videoaulas sobre verbo produzidas por edutubers na plataforma youtube. 2025. 184 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
| dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9786 | - |
| dc.description.resumo | Tendo em vista que estamos inseridos em uma sociedade altamente tecnológica e de nativos digitais (Prensky, 2001), os estudantes da educação básica, costumeiramente, recorrem a instrumentos que facilitem sua aprendizagem. Para essa finalidade, estes utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, que são ferramentas tecnológicas que permitem por meio de equipamentos, programas e mídias, a comunicação entre os integrantes numa rede, em diversos ambientes virtuais, como postula Soares et al. (2015). Entre as inúmeras ferramentas digitais, está a plataforma de vídeos YouTube, que possibilita um novo modo de obter o conhecimento, o que Santaella designa aprendizagem ubíqua. Dirigidos por professores, denominados edutubers, de diversos componentes curriculares, os canais são bastantes utilizados pelos educandos, com o intuito de atender às suas necessidades de aprendizagem. Ao considerar este cenário, estabelecemos como objetivo desta pesquisa analisar as videoaulas do conteúdo gramatical do verbo ministradas por edutubers do componente curricular Língua Portuguesa que possuem um número significativo de seguidores na plataforma de vídeos YouTube, com o intuito de observar as concepções de língua e gramática dos edutubers, as estratégias de gatilhos mentais utilizadas por eles e qual tipo de mindset estes ativam nos discentes da educação básica. Esta pesquisa apresenta tipologias bibliográfica, documental e aplicada, de método qualitativo. O corpus é composto pela transcrição de doze videoaulas sobre verbos coletadas de três canais do YouTube. O estudo é embasado pelas concepções teóricas de Prensky (2001), Veen e Vrakking (2009), SIlva Junior (2017), Santaella (2010; 20114), Almeida (2015), dentre outros., no que se refere à cultura digital e ao uso das TDIC como recursos educacionais. Para teorizar acerca dos estudos linguísticos, recorremos às vozes de Givón (1995), Castilho (2014), Cunha e Tavares (2016), Neves (2000, 2020, 2022, 2024), dentre outros. No que diz respeito ao tema da cognição, Bertoque (2018), Mithen (2002) e Tomasello (2003, 2010). Por meio da voz de Cialdini (2021) discutiremos sobre os gatilhos mentais. Por fim, para abordar quanto aos Mindset, apresentamos Dweck (2017). Os resultados encontrados apontam para a apresentação de práticas que não condizem com as propostas linguísticas e pedagógicas vigentes regidas por documentos como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Observa-se também que temos um acervo de aulas digitais superficiais, voltado ao ensino normativo de língua portuguesa, direcionado muitas vezes à memorização de nomenclaturas e de regras que pouco contribui para compreensão da complexidade linguística, priorizando um ensino voltado ao mindset fixo em detrimento do mindset de crescimento dos educandos. No que diz respeito aos resultados acerca das estratégias mentais utilizadas pelos edutubers, constatamos que estes acionam no mínimo 6 (seis) gatilhos: autoridade, afeição, aprovação social, reciprocidade, compromisso e coerência e escassez. | por |
| dc.description.abstract | Considering that we are part of a highly technological society with digital natives (Prensky, 2001), basic education students usually use instruments that facilitate their learning. For this purpose, they use Digital Information and Communication Technologies, which are technological tools that allow, through equipment, programs and media, communication between members of a network, in different virtual environments, as postulated by Soares et al. (2015). Among the countless digital tools is the YouTube video platform, which provides a new way of obtaining knowledge, which Santaella calls ubiquitous learning. Managed by teachers, called edutubers, from different curricular components, the channels are widely used by students, in order to meet their learning needs. When considering this scenario, we set the objective of this research to analyze the video classes on the grammatical content of the verb taught by edutubers of the Portuguese Language curricular component who have a significant number of followers on the YouTube video platform, with the aim of observing the concepts of language and grammar of edutubers, the mental trigger strategies they use and what type of mindset they activate in basic education students. This research presents bibliographic, documentary and applied typologies, using a qualitative method. The corpus is composed of the transcription of twelve video lessons on verbs collected from three YouTube channels. The study is based on the theoretical concepts of Prensky (2001), Veen and Vrakking (2009), SIlva Junior (2017), Santaella (2010; 20114), Almeida (2015) etc., with regard to digital culture and the use of TDIC as educational resources. To theorize about linguistic studies, we resort to the voices of Givón (1995), Castilho (2014), Cunha and Tavares (2016), Neves (2000, 2020, 2022, 2024), among other luminaries. With regard to the topic of cognition, Bertoque (2018), Mithen (2002) and Tomasello (2003, 2010). Through the voice of Cialdini (2021) we will discuss mental triggers. Finally, to address Mindset, we will present Dweck (2017). The results found point to the presentation of practices that do not match the current linguistic and pedagogical proposals governed by documents such as the National Common Curricular Base (Brazil, 2018). It is also observed that we have a collection of superficial digital classes, aimed at normative teaching of the Portuguese language, often aimed at memorizing nomenclatures and rules in which little contributes to the understanding of linguistic complexity, prioritizing teaching focused on the fixed mindset to the detriment of growth mindset of students. Regarding the results regarding the mental strategies used by edutubers, we found that they activate at least 6 (six) triggers: authority, affection, social approval, reciprocity, commitment and coherence and scarcity. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-10-06T17:33:33Z No. of bitstreams: 1 Thiago Henrique Pereira do Nascimento.pdf: 11263355 bytes, checksum: bc47ea08477472e89cb4659c6b61bb20 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-06T17:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thiago Henrique Pereira do Nascimento.pdf: 11263355 bytes, checksum: bc47ea08477472e89cb4659c6b61bb20 (MD5) Previous issue date: 2025-02-28 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
| dc.publisher.department | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UFRPE | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Videoaulas | por |
| dc.subject | Edutubers | por |
| dc.subject | Língua portuguesa | por |
| dc.subject | Plataforma YouTube | por |
| dc.subject | Gatilhos mentais | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Estratégias de gatilhos mentais e mindset em videoaulas sobre verbo produzidas por edutubers na plataforma youtube | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Thiago Henrique Pereira do Nascimento.pdf | Documento principal | 11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
