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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9785| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Diálogos entre literatura e cinema: a construção do feminino em Pedro Almodóvar |
| Autor: | VASCONCELOS, Túlio Souza de ![]() |
| Primeiro orientador: | ANDRADE, Brenda Carlos de |
| Primeiro membro da banca: | PEREIRA, João Batista |
| Segundo membro da banca: | ANDRADE, Catarina Amorim de Oliveira |
| Resumo: | O cinema configura-se como uma arte em evidência, merecendo atenção dos estudos em literatura, que sinalizam que, no que se refere a relação entre o literário e o cinematográfico, cada vez mais um empresta do outro elementos constitutivos, seja de enredo ou de estilo. A partir da perspectiva de intersecção entre essas duas linguagens, este estudo debruça-se sobre três obras literárias Carne Viva (1987), Tarântula (1984) e A Voz Humana (1930), que deram origem a Carne Trêmula (1997), A Pele Que Habito (2011) e A Voz Humana (2020), respectivamente, filmes de Pedro Almodóvar Caballero. A carreira artística deste cineasta espanhol caracteriza-se pelas representações do desejo e do feminino, sendo a sua ligação com o corpo retratada de forma única. Este trabalho propõe a analisar as personagens femininas literárias adaptadas para o meio cinematográfico, descrevendo a construção da imagem feminina e a sua representação artística numa nova interpretação por parte de um cineasta cujas temáticas e estilo já se encontram estabelecidos na história do cinema. Neste trabalho, será examinada a representação da mulher no cinema contemporâneo e, especificamente, no cinema de Almodóvar, focando principalmente nas adaptações fílmicas das obras literárias mencionadas. Para isso, a argumentação teórica parte da leitura de Roman Jakobson (1975), Julio Plaza (2003), Charles Sanders Peirce (1974; 1977), Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2006). Serão abordados os elementos que orientam a transformação da figura feminina do plano literário para o cinematográfico e a relação do realizador com a estética. O trabalho explora, ainda, os cartazes dos filmes mencionados. No decorrer deste estudo, estes posteres foram analisados de acordo com parâmetros visuais estabelecidos pelo embasamento teórico constatando a relação existente no processo criativo visual. No estudo das personagens femininas adaptadas pelo diretor, será descrito o tratamento dado ao corpo e às diversas sexualidades (feminina, masculina, trans), os traços estilísticos do cineasta ao migrar as personagens femininas literárias para a sétima arte e o impacto do meio cinematográfico na adaptação das obras, analisando-se tanto aproximações quanto diferenças na construção da imagem feminina nos filmes mencionados. |
| Abstract: | Cinema is established as a prominent art form, warranting attention from literary studies in the relationship between the literary and the cinematographic. Increasingly, their constitutive elements are interconnected, whether in plot or style. From the perspective of the intersection between these two languages, this study focuses on three literary works: Carne Viva (1987), Tarântula (1984), and A Voz Humana (1930), which inspired Carne Trêmula (1997), A Pele Que Habito (2011), and A Voz Humana (2020), respectively, films by Pedro Almodóvar Caballero. The artistic career of this Spanish filmmaker is characterized by representations of desire, femininity and her connection to the body depicted in a unique way. This work proposes to analyze the female literary characters adapted for cinema, describing the construction of the female image and its artistic representation in a new interpretation by a filmmaker whose themes and style are already established in the history of cinema. This study will examine the representation of women in contemporary cinema and, specifically, in Almodóvar's cinema, focusing mainly on the film adaptations of the aforementioned literary works. The theoretical argument is based on the reading of Roman Jakobson (1975), Julio Plaza (2003), Charles Sanders Peirce (1974; 1977), Linda Hutcheon (2013) and Robert Stam (2006). The elements guiding the transformation of the female figure from the literary to the cinematographic plane and the director's relationship with aesthetics will be addressed. The study also explores the posters of the mentioned films. During this study, these posters were analyzed according to visual parameters established by the theoretical basis, confirming the relationship that exists in the visual creative process. In the study of the female characters adapted by the director, the treatment of the body and various sexualities (female, male, trans), the filmmaker’s stylistic traits in transferring literary female characters to the seventh art, and the impact of the cinema on the adaptation of these works will be described, analyzing both similarities and differences in the construction of the female image in the mentioned films. |
| Palavras-chave: | Cinema e literatura Mulher Representação feminina Análise de obra literária |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
| Sigla da instituição: | UFRPE |
| Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
| Citação: | VASCONCELOS, Túlio Souza de. Diálogos entre literatura e cinema: a construção do feminino em Pedro Almodóvar. 2025. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9785 |
| Data de defesa: | 28-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Estudos da Linguagem |
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