Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACENA, Keyla Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Natanael Duarte de-
dc.date.accessioned2025-10-06T13:16:33Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.citationMACENA, Keyla Patrícia da Silva. Representações das identidades culturais em “Gupeva” e “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis, nos jornais do século XIX. 2024. 243 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9783-
dc.description.resumoMaria Firmina dos Reis tem uma obra diversificada em gêneros literários, contudo, os seus textos em prosa têm a particularidade de tecer críticas às condições sociais que eram impostas às identidades divergentes a do homem branco detentor do poder. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as representações das identidades culturais nas obras “Gupeva” e “A escrava”, que foram veiculadas nos jornais do século XIX. O corpus da pesquisa é constituído pelas versões do romance-folhetim “Gupeva”, que circularam nos periódicos O Jardim das Maranhenses (1861), Porto Livre (1863) e Eco da Juventude (1865) e pelo conto “A escrava”, que foi publicado na Revista Maranhense (1887). Para isso, foram adotados os seguintes objetivos específicos: a) mapear as publicações das narrativas “Gupeva” e “A escrava” nos periódicos do século XIX; b) descrever o corpo editorial dos jornais em que foram veiculados tais textos; c) examinar as identidades dos personagens indígenas e brancos representados em “Gupeva” e d) analisar as representações de negros, pardos e brancos no conto “A escrava”. Deste modo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que foi realizada a partir de uma interlocução entre as teorias da História Cultural e dos Estudos Culturais, principalmente para a compreensão dos conceitos de Representação (Chartier, 2009; Hall, 2016) e de Identidade (Hall, 2006, 2014; Woodward, 2014; Silva, 2014). Posto isso, ao longo da investigação serão analisadas as seguintes categorias: a) Negro (Nascimento, 2021; Gonzalez, 2018; Souza, 2021; Fanon, 2020) a partir de uma compreensão do negro não apenas como corpo físico, mas também em termos sociopsicológicos; b) Indígena (Gonzaga, 2022; Potiguara, 2019; Krenak, 2020, 2022), considerando o que é ser indígena e os processos de violência colonial; c) Pardo (Schwarcz, 2012, Ribeiro, 2006; Carneiro, 2011) a fim de compreender a posição e trato para com as pessoas que não eram vistas como brancas ou negras, devido à miscigenação na constituição do brasileiro e d) Branquitude, (Bento, 2022; Schucman, 2014) para entender como se construiu as relações de poder entre pessoas brancas, negras e indígenas ao longo dos séculos. Os resultados da análise demonstram que a literatura produzida por Maria Firmina dos Reis não só entretia o público leitor do século XIX, como tinha interesse em denunciar o sistema escravocrata vigente, bem como evidenciar as relações de poder que eram estabelecidas entre povos de origem, gênero e etnia diferentes, ainda que, por vezes, a autora reforçasse determinados estereótipos que também circulavam nas obras literárias de seus contemporâneos.por
dc.description.abstractMaria Firmina dos Reis has a diverse work in literary genres, however, her prose texts have the particularity of criticizing the social conditions that were imposed on identities different from those of the white man holding power. Therefore, the research has the general objective of analyzing the representations of cultural identities in the works “Gupeva” and “A escrava”, which were published in newspapers in the 19th century. This research corpus is made up of the versions of the serial novel “Gupeva”, which circulated in the periodicals O Jardim das Maranhenses (1861), Porto Livre (1863) and Eco da Juventude (1865) and the short story “A escrava”, which was published in Revista Maranhense (1887). To this end, the following specific objectives were adopted: a) map the publications of the narratives “Gupeva” and “A escrava” in 19th century periodicals; b) describe the editorial board of the newspapers in which such texts were published; c) examine the identities of the indigenous and white characters represented in “Gupeva” and d) analyze the representations of black, brown and white people in the short story “A escrava”. Therefore, this is a bibliographical and documentary research, which was carried out based on a dialogue between the theories of Cultural History and Cultural Studies, mainly to understand the concepts of Representation (Chartier, 2009; Hall, 2016) and of Identity (Hall, 2006, 2014; Woodward, 2014; Silva, 2014). That said, throughout the investigation the following categories will be analyzed: a) Black (Nascimento, 2021; Gonzalez, 2018; Souza, 2021; Fanon, 2020) based on an understanding of black not only as a physical body, but also in terms sociopsychological; b) Indigenous (Gonzaga, 2022; Potiguara, 2019; Krenak, 2020, 2022), considering what it means to be indigenous and the processes of colonial violence; c) Pardo (Schwarcz, 2012, Ribeiro, 2006; Carneiro, 2011) in order to understand the position and treatment towards people who were not seen as white or black, due to the miscegenation in the Brazilian constitution and d) Whiteness, (Bento , 2022; Schucman, 2014) to understand how power relations were constructed between white, black and indigenous people over the centuries. The results of the analysis demonstrate that the literature produced by Maria Firmina dos Reis not only entertained the reading public of the 19th century, but was also interested in denouncing the current slavery system, as well as highlighting the power relations that were established between peoples of origin, gender and ethnicity, even though, at times, the author reinforced certain stereotypes that also circulated in the literary works of her contemporaries.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-10-06T13:16:33Z No. of bitstreams: 1 Keyla Patricia da Silva Macena.pdf: 1868116 bytes, checksum: 217472d80da7729862a4e908991fe701 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-06T13:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Keyla Patricia da Silva Macena.pdf: 1868116 bytes, checksum: 217472d80da7729862a4e908991fe701 (MD5) Previous issue date: 2024-06-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidades culturaispor
dc.subjectAnálise de obra literáriapor
dc.subjectLiteratura nos jornaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRepresentações das identidades culturais em “Gupeva” e “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis, nos jornais do século XIXpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Keyla Patricia da Silva Macena.pdfDocumento principal1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.