Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARINHO, Arthur Leandro da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8666454654823076por
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles-
dc.contributor.referee1SILVA, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.referee2BARROS, Isabela Rêgo-
dc.contributor.referee3BORBA, Vicentina Ramires-
dc.date.accessioned2025-10-06T12:39:17Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationMARINHO, Arthur Leandro da Silva. A autorreferência na obra literária: por uma análise semiológica-enunciativa de orgia: os diários de Tulio Carella. 2024. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9781-
dc.description.resumoNosso objetivo consiste em aproximar a Linguística e a Literatura através da análise da obra literária Orgia: Os Diários de Tulio Carella (2010), tendo como escopo a Teoria da Enunciação de Benveniste, em Problemas de Linguística Geral I e II, (que abreviamos PLG I e II) . Em nossa metodologia, organizamos essa dissertação com a seguinte estrutura: na primeira parte fizemos uma exposição da Teoria da Enunciação. Cada texto de Benveniste tem o propósito e cumpre uma função social. Em nossa análise, buscamos caracterizar uma teoria da linguagem em Benveniste por meio da tríade homem, linguagem e cultura, pois essa tríade possibilita e mobiliza análises na linguagem. Partimos da hipótese de que a literatura se manifesta enquanto linguagem e Benveniste estabelece uma possibilidade de pensar além da escritura saussuriana e, deste modo, problematiza a língua a partir da literatura. Em nossa estratégia de análise, buscamos compreender os oito capítulos do diário de Carella através da Teoria da Enunciação de Benveniste os diários de Tulio. Nossos fundamentos partem do pressuposto de que o sujeito da enunciação circula na categoria do estrangeiro, com isso, corporifica-se como uma categoria estranha que não foi uma ficção literária, ao contrário, partiu da própria vivência para ficção literária. Como resultado esperado, demonstramos as relações entre Literatura e Linguística ao esmiuçar os elementos autorreferenciais do texto. Por fim, em nossas conclusões, abordamos e apontamos os elementos autorreferenciais nesta obra literária, levamos em consideração que o narrador assume a primeira pessoa e com isso adquire uma nova perspectiva, sendo que algumas vezes o fluxo de consciência do narrador é interrompido com a terceira pessoa para intensificar um distanciamento do narrador na cena. Este fato intrigante irá nortear o debate aqui desenvolvido.por
dc.description.abstractNuestro objetivo es acercar Lingüística y Literatura a través del análisis de la obra literaria Orgia: Os Diários de Tulio Carella (2010), teniendo como alcance la Teoría de la Enunciación de Benveniste, en Problemas de Lingüística General I y II, (que abreviamos PLG I y II). En nuestra metodología organizamos esta disertación con la siguiente estructura: en la primera parte presentamos la Teoría de la Enunciación. Cada texto de Benveniste tiene un propósito y cumple una función social. En nuestro análisis, buscamos caracterizar una teoría del lenguaje en Benveniste a través de la tríada de hombre, lengua y cultura, ya que esta tríada permite y moviliza análisis en el lenguaje. Partimos de la hipótesis de que la literatura se manifiesta como lenguaje y Benveniste establece una posibilidad de pensar más allá de la escritura saussuriana y, de esta manera, problematiza el lenguaje a partir de la literatura. En nuestra estrategia de análisis buscamos comprender los ocho capítulos del diario de Carella a través de la teoría de la enunciación de Benvenist y los diarios de Tulio. Nuestros fundamentos se basan en el supuesto de que el sujeto de la enunciación circula en la categoría de lo extranjero, encarnándose así como una categoría extraña que no fue una ficción literaria, por el contrario, surgió de la experiencia misma de la ficción literaria. Como resultado esperado, demostramos las relaciones entre Literatura y Lingüística mediante el escrutinio de los elementos autorreferenciales del texto. Finalmente, en nuestras conclusiones abordamos y señalamos los elementos autorreferenciales en esta obra literaria, tomamos en cuenta que el narrador asume la primera persona y así adquiere una nueva perspectiva, y en ocasiones el flujo de conciencia del narrador se ve interrumpido con la Tercera persona para intensificar la distancia con el narrador en la escena. Este hecho intrigante guiará el debate desarrollado aquí.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-10-06T12:39:17Z No. of bitstreams: 1 Arthur Leandro da Silva Marinho.pdf: 722448 bytes, checksum: 56f20a25ec1adb797121a2018e8ebf5e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-06T12:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arthur Leandro da Silva Marinho.pdf: 722448 bytes, checksum: 56f20a25ec1adb797121a2018e8ebf5e (MD5) Previous issue date: 2024-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutorreferênciapor
dc.subjectAnálise semiológico-enunciativapor
dc.subjectAnálise de obra literáriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA autorreferência na obra literária: por uma análise semiológica-enunciativa de orgia: os diários de Tulio Carellapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arthur Leandro da Silva Marinho.pdfDocumento principal705,52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.