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dc.creatorHORA, Kleisson Crispim da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111846150750727por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Brigitte Renata Bezerra de-
dc.date.accessioned2025-06-16T18:28:46Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationHORA, Kleisson Crispim da. Competitividade no setor do biodiesel no Brasil : condições de mercado e características dos recursos das usinas produtoras. 2024. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9769-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como propósito analisar as condições do mercado e as empresas produtoras de biodiesel no Brasil considerando sua posição competitiva e a atratividade de suas fontes de matéria-prima. Está estruturada em um formato de dois artigos. No primeiro, a base conceitual foi formada pela matriz multifatorial (Porter, 2021), na qual os cálculos consideraram o volume de vendas do biodiesel e os principais participantes em sua produção: a agricultura familiar, a soja e a glicerina. A disposição desses agentes de produção na matriz permitiu estimar sua atratividade e competitividade, além de interpretar em que ponto o participante da produção necessita de financiamento ou limitação de expansão. A agricultura familiar e a glicerina apresentaram seus resultados no quadrante da necessidade de investimento, o óleo de soja foi localizado no quadrante de crescimento seletivo. Com base nessas posições, fundamentaram-se, respectivamente, as interpretações como melhoria de infraestrutura, novas pesquisas em tecnologia e diversificação de matéria-prima. O segundo artigo proporcionou uma análise através da teoria da Visão Baseada em Recursos, com a verificação das capacidades das empresas produtoras de biodiesel no Brasil por meio dos seus ativos tangíveis e intangíveis. Para o alcance, foi realizada uma análise de conteúdo fundamentada em dados oficiais divulgados pela Agência Nacional de Petróleo e pelo portal Biodieselbr. A partir do levantamento destes dados, foi possível interpretar quais os principais ativos das produtoras e sua vantagem competitiva em termos de região. Os resultados apontaram que os ativos tangíveis, além de mais duradouros, são difíceis de copiar, não pelo seu valor de aquisição, mas por fatores ambientais, como disponibilidade de terras, proximidade com a matériaprima, grau de investimentos agregados às regiões e condicionamento técnico.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze market conditions and biodiesel producing companies in Brazil, considering their competitive position and the attractiveness of their raw material sources. It is structured in a two-article format. In the first article, the conceptual basis was formed by the multifactorial matrix (Porter, 2021), in which the calculations considered the biodiesel sales volume and the main participants in its production: family farming, soybeans, and glycerin. The arrangement of these production agents in the matrix allowed for estimating their attractiveness and competitiveness, as well as interpreting at what point the production participant requires financing or faces expansion limitations. Family farming and glycerin presented their results in the investment need quadrant, while soybean oil was positioned in the selective growth quadrant. Based on these positions, the interpretations were grounded in the need for infrastructure improvement, new technological research, and raw material diversification, respectively.The second article provided an analysis through the Resource- Based View theory, verifying the capabilities of biodiesel-producing companies in Brazil through their tangible and intangible assets. To achieve this, a content analysis was conducted based on official data published by the National Petroleum Agency and the Biodieselbr portal. From the collection of this data, it was possible to interpret the main assets of the producers and their competitive advantage in terms of region. The results indicated that tangible assets, in addition to being more durable, are difficult to replicate, not due to their acquisition value, but because of environmental factors such as land availability, proximity to raw materials, the level of investment in the regions, and technical conditioning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-06-16T18:28:46Z No. of bitstreams: 1 Kleisson Crispim da Hora.pdf: 1699193 bytes, checksum: 236989449f479202b1dbfb3bacbfa0f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-16T18:28:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kleisson Crispim da Hora.pdf: 1699193 bytes, checksum: 236989449f479202b1dbfb3bacbfa0f7 (MD5) Previous issue date: 2024-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectBiodieselpor
dc.subjectProdução de biodieselpor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleCompetitividade no setor do biodiesel no Brasil : condições de mercado e características dos recursos das usinas produtoraspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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