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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre os atributos da liderança servidora na percepção de estudantes de uma instituição cristã privada de ensino superior
Autor: QUEIROZ, Diane da Costa 
Primeiro orientador: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Primeiro membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Resumo: A teoria da liderança servidora, apoiada nos valores intrínsecos da dignidade humana, propõe um modelo de líder servo, aquele cuja prioridade é servir, que busca colocar o bem-estar dos seus liderados em primeiro lugar. Neste sentido, esta Dissertação é uma pesquisa exploratório-descritiva, de corte transversal e abordagem quantitativa, sobre os Atributos da Liderança Servidora na Percepção de Estudantes de uma Instituição Cristã Privada de Ensino Superior do interior da Bahia. O embasamento teórico da pesquisa buscou descrever os conceitos que envolvem a teoria da Liderança, a sua evolução histórica perpassando pelas abordagens clássicas e contemporâneas, resultando nos argumentos que registram a liderança servidora na literatura. Assim, o estudo teve como objetivo “Identificar os aspectos da liderança servidora que são mais valorizados por estudantes dos cursos de Administração e Teologia de uma Instituição Cristã Privada de Ensino Superior”. Como instrumento de coleta de dados, foi adotado o modelo desenvolvido e validado por Van Dierendonck e Nuijten (2011), que mensura a liderança servidora em oito dimensões caracterizadas como comportamentos essenciais do líder servidor: empowerment; apoio/suporte; responsabilidade; perdão; coragem; autenticidade; humildade; e mordomia/administração, na versão em português elaborada por Martins (2019) e revisada para esta pesquisa por um professor de língua inglesa, adaptado conforme as necessidades do estudo, composto por escalas do tipo Likert. A amostra foi composta por 225 acadêmicos dos cursos de Administração e Teologia da unidade estudada, devidamente matriculados, que responderam ao questionário no formato impresso e de forma presencial. Os dados foram analisados por meio de procedimentos ligados a estatísticas descritiva, tomando-se a média por medida de tendência central e o desvio-padrão por medida de dispersão, além da frequência percentual representada em gráficos. Assim, mediante os resultados da análise comparativa entre os dois cursos, percebe-se que para cada grupo pesquisado algumas dimensões parecem serem mais importantes que outras, em comum temos que as dimensões mordomia/administração, humildade e empowerment ocuparam respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar na importância das dimensões, a coragem ocupa a sétima posição e o perdão a última posição, tanto na percepção dos respondentes quando analisados por curso, quanto por gênero. Enquanto que as dimensões apoio, responsabilidade e autenticidade ocuparam posições diferentes na opinião do grupo pesquisado, para os respondentes de Administração a dimensão responsabilidade ocupa a quarta posição; apoio/suporte a quinta; e autenticidade a sexta posição. Já na opinião dos respondentes de Teologia a dimensão apoio/suporte ocupa a quarta posição; autenticidade a quinta; e responsabilidade a sexta posição. Assim, as descobertas desta pesquisa destacam a importância de que pessoas em posição de liderança adotem comportamentos e características inerentes à liderança servidora.
Abstract: The theory of servant leadership, supported by the intrinsic values of human dignity, proposes a model of servant leader, one whose priority is to serve, who seeks to put the well-being of his followers first. In this sense, this Dissertation is an exploratory-descriptive research, with a cross-section and a quantitative approach, on the Attributes of Servant Leadership in the Perception of Students at a Private Christian Institution of Higher Education in the interior of Bahia. The theoretical basis of the research sought to describe the concepts that involve the theory of Leadership, its historical evolution going through classical and contemporary approaches, resulting in the arguments that record servant leadership in the literature. Thus, the study aimed to “Identify the aspects of servant leadership that are most valued by students of Administration and Theology courses at a Private Christian Institution of Higher Education”. As a data collection instrument, the model developed and validated by Van Dierendonck and Nuijten (2011) was adopted, which measures servant leadership in eight dimensions characterized as essential behaviors of the servant leader: empowerment; support/support; responsibility; forgiveness; courage; authenticity; humility; and stewardship/administration, in the Portuguese version prepared by Martins (2019) and revised for this research by an English language teacher, adapted according to the needs of the study, composed of Likert-type scales. The sample was made up of 225 academics from the Administration and Theology courses of the studied unit, duly enrolled, who responded to the questionnaire in printed format and in person. The data were analyzed using procedures linked to descriptive statistics, taking the mean as a measure of central tendency and the standard deviation as a measure of dispersion, in addition to the percentage frequency represented in graphs. Thus, through the results of the comparative analysis between the two courses, it is clear that for each group researched, some dimensions seem to be more important than others, in common we have that the dimensions of stewardship/administration, humility and empowerment respectively occupied the first, second and third place in the importance of the dimensions, courage occupies the seventh position and forgiveness the last position, both in the perception of the respondents when analyzed by course and by gender. While the support, responsibility and authenticity dimensions occupied different positions in the opinion of the researched group, for Administration respondents the responsibility dimension occupies the fourth position; support/support for the farm; and authenticity in sixth position. In the opinion of Theology respondents, the support/support dimension occupies the fourth position; authenticity the farm; and responsibility in sixth position. Thus, the findings of this research highlight the importance of people in leadership positions adopting behaviors and characteristics inherent to servant leadership.
Palavras-chave: Liderança servidora
Teoria da liderança
Percepção de estudantes
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: QUEIROZ, Diane da Costa. Um estudo sobre os atributos da liderança servidora na percepção de estudantes de uma instituição cristã privada de ensino superior. 2023. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9767
Data de defesa: 14-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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