Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9760
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O letramento científico na BNCC : possíveis contribuições para a formação continuada de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
Autor: | BELCHIOR JUNIOR, Francisco Aucélio Evangelista ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA, Ivoneide Mendes da |
Primeiro membro da banca: | MAIA, Raquel Crosara |
Segundo membro da banca: | FIRME, Ruth do Nascimento |
Resumo: | A dinâmica social se relaciona com o avanço da Ciência e Tecnologia, logo, existe a necessidade de democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico para além da preparação dos jovens para o mundo do trabalho. Sob este olhar, o Letramento Científico sob a égide da BNCC, é uma relevante discussão, trazendo a necessidade de Formação Continuada de Professores para a desenvolvam atividades que corroborem com formação integral do educando, superando a memorização de conteúdos trabalhados em muitas vezes de forma descontextualizada. A presente pesquisa teve como objetivo investigar limites e possibilidades de uma formação continuada na perspectiva do Letramento Científico à luz da BNCC para professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, optamos em utilizar uma abordagem qualitativa, com o intuito de obter uma visão mais ampla no tocante ao objeto de pesquisa. Realizamos a análise do documento oficial da BNCC em sua versão final homologada e publicada em 2018. Os dados foram analisados à luz do arcabouço teórico pertinente e a partir de alguns elementos da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). De posse das categorias que emergiram, estruturamos e planejamos e realizamos os processos de formação continuada com professores de Ciências de modo a identificar as possíveis contribuições e limitações do processo formativo na perspectiva do letramento científico à luz da BNCC. Após os processos formativos, foram realizadas entrevistas narrativas com três professores de Ciências da rede municipal de educação São Lourenço da Mata que participaram dos processos formativos. As entrevistas narrativas foram categorizadas a partir da técnica de Análise Temática Dialógica com alguns elementos de Silvia e Borges (2018) e culminaram na construção de mapas de significados com os temas e subtemas de cada um dos entrevistados. Após a análises desses mapas construímos um mapa semiótico que ilustra a presença de temas comuns aos três entrevistados. Dessa forma, neste trabalho, consideramos o Letramento Científico como um processo de aproximação do aluno da cultura científica. Tal processo visa a uma formação educacional mais ampla, voltada para o desenvolvimento da criticidade e para o pleno exercício da cidadania. O Letramento Científico caracterizado na base, aponta para a possibilidade de interação do indivíduo com elementos científicos e tecnológicos da vida social que colaboram com a tomada de decisões para o bem estar social. Nesse contexto, é necessário refletir sobre a ampliação do repertório dos docentes de ciências da natureza de modo a prepará-los para uma prática pedagógica fundamentada no desenvolvimento das competências pertinentes a área. Assim, fica evidente a importância de desenvolver oficinas de formação continuada de professores que possam colaborar com o Letramento Científico prescrito na Base. A partir do que fora construído, sugere-se que futuros estudos trilhem caminhos que auxiliem no fortalecimento das discussões em torno da implementação BNCC, da Formação Continuada de Professores de Ciências e do Letramento Científico, a fim de que possam ser promovidas as condições necessárias para o ensino de ciências. |
Abstract: | The social dynamics are related to the advancement of Science and Technology, so there is a need to democratize access to scientific and technological knowledge beyond the preparation of young people for the world of work. Under this view, the Scientific Literacy under the aegis of BNCC, is a relevant discussion, bringing the need for Continuing Education of Teachers to develop activities that corroborate with integral training of the student, overcoming the memorization of contents worked in many times in a decontextualized way. This research aimed to investigate the limits and possibilities of a continuing education in the perspective of Scientific Literacy in the light of the BNCC for science teachers of the final years of elementary school. Therefore, we chose to use a qualitative approach, in order to obtain a broader view regarding the research object. We carried out the analysis of the official BNCC document in its final version approved and published in 2018. The data were analyzed in the light of the pertinent theoretical framework and from some elements of Bardin's (2016) Content Analysis. In possession of the categories that emerged, we structured and planned and carried out the processes of continuing education with Science teachers in order to identify the possible contributions and limitations of the formative process in the perspective of scientific literacy in the light of the BNCC. After the formative processes, narrative interviews were conducted with three Science teachers from the São Lourenço da Mata municipal education network who participated in the formative processes. The narrative interviews were categorized from the technique of Dialogical Thematic Analysis with some elements of Silvia and Borges (2018) and culminated in the construction of maps of meanings with the themes and subthemes of each of the interviewees. After analyzing these maps, we constructed a semiotic map that illustrates the presence of themes common to the three interviewees. Thus, in this work, we consider Scientific Literacy as a process of approximation of the student to the scientific culture. This process aims at a broader educational formation, focused on the development of criticality and the full exercise of citizenship. The Scientific Literacy characterized in the base, points to the possibility of interaction of the individual with scientific and technological elements of social life that collaborate with the decision-making for social well-being. In this context, it is necessary to reflect on the expansion of the repertoire of teachers of natural sciences in order to prepare them for a pedagogical practice based on the development of competencies pertinent to the area. Thus, it is evident the importance of developing continuing education workshops for teachers who can collaborate with the Scientific Literacy prescribed in the Base. Based on what had been built, it is suggested that future studies follow paths that help strengthen the discussions around the implementation of BNCC, the Continuing Education of Science Teachers and Scientific Literacy, so that the necessary conditions for science teaching can be promoted. |
Palavras-chave: | Letramento científico Formação de professores Formação continuada Professor de ciências Ensino de ciências |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | BELCHIOR JUNIOR, Francisco Aucélio Evangelista. O letramento científico na BNCC : possíveis contribuições para a formação continuada de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9760 |
Data de defesa: | 20-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Aucelio Evangelista Belchior Junior.pdf | Documento principal | 3,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.