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dc.creatorFERNANDES, Valéria Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844551228874612por
dc.contributor.advisor1LUIZ, Marcia Karina da Silva-
dc.contributor.referee1PINHO, Marco Aurélio Benevides de-
dc.contributor.referee2ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.date.accessioned2024-12-27T18:06:45Z-
dc.date.issued2024-05-27-
dc.identifier.citationFERNANDES, Valéria Silva. Ensino superior à distância : estudo de caso no Sistema Prisional de Pernambuco. 2024. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9758-
dc.description.resumoNossa pesquisa teve como foco central as políticas educacionais voltadas para a população carcerária, especialmente no que diz respeito à oferta de ensino a distância (EAD) no Ensino Superior no estado de Pernambuco. Utilizando uma abordagem predominantemente qualitativa, realizamos uma pesquisa de campo abrangente com o intuito de investigar não apenas as conquistas já alcançadas, mas também os desafios enfrentados no contexto do ensino superior à distância nas prisões pernambucanas. A promulgação da Lei de Execução Penal nº 7.210, em 11 de julho de 1984, marcou oficialmente o reconhecimento da assistência educacional como um pilar fundamental para a reintegração das pessoas privadas de liberdade à sociedade. No entanto, o sistema prisional brasileiro ainda enfrenta desafios significativos para assegurar um acesso efetivo ao ensino superior, especialmente por meio do ensino a distância. Nosso estudo proporcionou uma análise contextualizada da assistência educacional no sistema prisional de Pernambuco, com um enfoque específico no acesso ao ensino superior à distância. Além da revisão bibliográfica narrativa abrangente, conduzimos entrevistas semiestruturadas tanto com gestores do sistema prisional quanto com estudantes em situação de privação de liberdade. O local de pesquisa foi o Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everardo Luna (COTEL), em Abreu e Lima, Pernambuco, onde a modalidade de ensino superior a distância foi implementada no ano de 2021 Participaram da pesquisa 11 estudantes privados de liberdade, um coordenador educacional do COTEL e dois gestores da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. Os resultados obtidos revelaram um expressivo interesse por parte dos estudantes em prosseguir com seus estudos, impulsionados tanto pela perspectiva de remição de pena por meio do engajamento acadêmico quanto pelo apoio familiar. Contudo, identificamos desafios significativos, como a limitação de tempo para acesso aos espaços de estudo e a interrupção dos estudos em casos de transferência para outras unidades prisionais. Concluímos que, apesar de representar um avanço notável, o ensino superior à distância nas prisões ainda enfrenta desafios consideráveis, incluindo a necessidade de garantir espaços adequados para estudo e acesso a todos as pessoas privadas de liberdade qualificadas. Diante do cenário encontrado, organizamos uma proposta de Projeto para normatizar o ensino superior à distância em todas as Unidades Prisionais de Pernambuco. É imprescindível que haja esforços contínuos visando democratizar o acesso à graduação para todos os indivíduos privados de liberdade. As análises provenientes desta pesquisa apontam para novos desafios científicos, incluindo a elaboração de indicadores qualitativos para a educação em contextos prisionais e o engajamento das universidades públicas na oferta de ensino a distância em situações de restrição e privação de liberdade. Pretendemos dar continuidade a esses estudos visando contribuir para um sistema educacional mais inclusivo e eficaz para a população carcerária.por
dc.description.abstractOur research focused on educational policies aimed at the incarcerated population, particularly regarding the provision of distance education (EAD) in Higher Education in the state of Pernambuco. Using a predominantly qualitative approach, we conducted a comprehensive field study to investigate not only the achievements already attained but also the challenges faced in the context of distance higher education in Pernambuco's prisons. The enactment of Law No. 7,210 on July 11, 1984, officially marked the recognition of educational assistance as a fundamental pillar for the reintegration of inmates into society. However, the Brazilian prison system still faces significant challenges in ensuring effective access to higher education, especially through distance learning. Our study provided a contextualized analysis of educational assistance in Pernambuco's prison system, with a specific focus on access to distance higher education. In addition to the comprehensive narrative bibliographic review, we conducted semi-structured interviews with both prison system managers and incarcerated students. The research was conducted at the Centro de Observação Criminológica e Triagem Prof. Everardo Luna (COTEL), in Abreu e Lima, Pernambuco, where distance higher education was implemented in 2021. The study involved 11 incarcerated students, an educational coordinator at COTEL, and two managers from the State Secretariat of Penitentiary Administration. The results obtained revealed a significant interest among students in pursuing their studies, driven both by the prospect of sentence remission through academic engagement and by family support. However, we identified significant challenges, such as limited time for access to study spaces and the interruption of studies in cases of transfer to other prison units. We conclude that, despite representing a notable advancement, distance higher education in prisons still faces considerable challenges, including the need to ensure adequate study spaces and access for all qualified inmates. Faced with the scenario encountered, we organized a proposal for a project to standardize distance higher education in all Prisons Units in Pernambuco. Continuous efforts are essential to democratize access to graduation for all incarcerated individuals.The analyses arising from this research point to new scientific challenges, including the development of qualitative indicators for education in prison contexts and the engagement of public universities in offering distance education in situations of restriction and deprivation of liberty. We intend to continue these studies to contribute to a more inclusive and effective educational system for the incarcerated population.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-12-27T18:06:45Z No. of bitstreams: 1 Valeria Silva Fernandes.pdf: 1585148 bytes, checksum: 73dbbef7d9c23ee2917c478499b49c38 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-27T18:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valeria Silva Fernandes.pdf: 1585148 bytes, checksum: 73dbbef7d9c23ee2917c478499b49c38 (MD5) Previous issue date: 2024-05-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSistema prisionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino superior à distância : estudo de caso no Sistema Prisional de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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