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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVILELA, Debora Nathalia Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7383505018102825por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee1LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.referee2MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.date.accessioned2024-12-27T17:28:49Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.identifier.citationVILELA, Debora Nathalia Araujo. Metodologias ativas na era digital: a importância do ensino híbrido para a formação da nova geração de estudantes de Direito em Instituições de Ensino Superior Municipais. 2024. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9756-
dc.description.resumoOs cursos jurídicos foram estabelecidos no Brasil há quase 200 anos com o objetivo imediato de sustentar a independência do país em relação a Portugal. Atualmente, a maioria desses cursos ainda mantém as tradicionais metodologias de ensino, influenciadas pelas raízes pedagógicas rígidas da colonização portuguesa. Nesse contexto, esta pesquisa visa investigar propostas pedagógicas de ensino híbrido, tradicionais ou contemporâneas, que atendam aos requisitos da formação do perfil profissional da nova geração de estudantes de Direito. O estudo oferece um panorama dos cursos jurídicos em Pernambuco, mapeia as metodologias ativas de ensino-aprendizagem com uso de tecnologias digitais adotadas no curso de Direito, descreve os desafios da formação do perfil profissional da nova geração de estudantes e, por fim, analisa as possibilidades de ensino híbrido diante do atual cenário regulatório do Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental. Os baixos índices de aprovação de estudantes no exame da OAB reforçam a importância desta investigação, que busca nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem uma contribuição para a solução dos déficits na formação do perfil profissional dos estudantes de Direito.por
dc.description.abstractLegal courses were established in Brazil almost 200 years ago with the immediate objective of sustaining the country's independence from Portugal. Currently, most of these courses still maintain traditional teaching methodologies, influenced by the rigid pedagogical roots of Portuguese colonization. In this context, this research aims to investigate pedagogical proposals for hybrid teaching that meet the requirements for training the professional profile of the new generation of Law students. The study offers an overview of legal courses in Pernambuco, maps the active teaching-learning methodologies using digital technologies adopted in the Law course, describes the challenges of forming the professional profile of the new generation of students and, finally, analyzes the possibilities of hybrid teaching given the current regulatory scenario in Brazil. Methodologically, this is a qualitative, exploratory and descriptive applied research, using technical bibliographic and documentary research procedures. The low approval rates of students in the OAB exam reinforce the importance of this investigation, which seeks in active teaching-learning methodologies a contribution to solving the deficits in the formation of the professional profile of Law students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-12-27T17:28:49Z No. of bitstreams: 1 Debora Nathalia Araujo Vilela.pdf: 7013383 bytes, checksum: dff6e99803d3f97e730d316b46c21f2e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-27T17:28:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora Nathalia Araujo Vilela.pdf: 7013383 bytes, checksum: dff6e99803d3f97e730d316b46c21f2e (MD5) Previous issue date: 2024-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMetodologias ativas na era digital: a importância do ensino híbrido para a formação da nova geração de estudantes de Direito em Instituições de Ensino Superior Municipaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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