Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9750
Tipo do documento: Tese
Título: Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior a partir de um olhar crítico-reflexivo sobre sua prática
Autor: SOBRAL, Ana Carolina Moura Bezerra 
Primeiro orientador: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Primeiro coorientador: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Primeiro membro da banca: AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de
Segundo membro da banca: MACHADO, Alexsandro dos Santos
Terceiro membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Quarto membro da banca: FIRME, Ruth do Nascimento
Resumo: O estudo de tese em foco tem origem em minha atuação enquanto pedagoga e formadora de professores que atuam no ensino superior, em uma universidade pública federal do Estado de Pernambuco. A motivação para a construção deste estudo, emerge do contexto de nosso trabalho, quando escutamos, dos professores, relatos sobre suas vivências e trajetórias docentes, de como chegaram à docência e iniciaram sua atuação enquanto professores e professoras, construindo um caminho de muitos aprendizados a partir de suas experiências em sala de aula. Diante disso, estabelecemos como objetivo geral, compreender a partir das narrativas das trajetórias formativas, como os professores desenvolvem sua aprendizagem para a docência a partir da reflexividade sobre si mesmo e sua prática. Como objetivos específicos, buscamos: a) identificar como os professores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química da UFRPE se descobriram enquanto docentes; b) analisar como os que possuem formação em mestrado e doutorado na área específica do conhecimento, relacionam sua trajetória formativa com a docência no ensino superior; e c) identificar como percebem a si mesmos e ao seu desenvolvimento profissional a partir da reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Enquanto percurso metodológico, utilizamos as entrevistas narrativas como recurso para escuta de seis docentes e a Análise Textual Discursiva (ATD) como estratégia para análise e interpretação dos dados que foram inicialmente organizados em quatro categorias: 1) Trajetória docente, 2) Aprendizagem e Experiência docente, 3) Reflexividade e 4) Prática e Formação docente. Para cada categoria teórica, vinculamos uma categoria empírica e, a cada uma destas subcategorias. Como resultados, identificamos que os professores que optaram pela docência desde o início da formação tiveram mais facilidade em articular o conteúdo específico no âmbito das pesquisas aplicadas com suas práticas em sala de aula. Em contrapartida, as narrativas desses docentes nos oferecem menos elementos para entendermos como refletem sobre si mesmos e sobre suas práticas em comparação com os que não optaram pela docência. Já aqueles cuja docência não foi sua primeira opção, utilizaram com mais ênfase a narrativa para resgatar como se desenvolveram enquanto docentes ao longo de sua trajetória de formação e acadêmica. O que emergiu nestes dois grupos foi como a reflexividade está presente na construção de suas práticas e estratégias recorrentes para se desenvolverem enquanto professores/as. Finalmente, compreendemos que o olhar investigativo sobre a narrativa dos professores relativamente às suas trajetórias de formação e profissional, nos permite conhecer como estes se desenvolvem profissionalmente e se constituem docentes.
Abstract: The thesis study in focus originates from my work as a pedagogue and teacher trainer who works in higher education, at a federal public university in the State of Pernambuco. The motivation for building this study emerges from the context of our work, when we listen to teachers' reports about their experiences and teaching trajectories, and how they came to teach and began their work as teachers, building a path of many learning experiences from their experiences in the classroom. As we had access to these reports, we realized the opportunity to learn more about these professionals and their educational trajectories and understand how these trajectories influence the way in which their teaching develops. Given this concern and curiosity, our thesis is that, when looking at their own practice in a reflective way, teachers perceive themselves and their professional trajectory as part of their development and learning process for teaching. Thus, as a general objective, we seek to understand, based on the narratives of their training trajectories, how these teachers develop their learning for teaching based on reflections about themselves and their practice. As specific objectives, we seek to: a) identify how teachers who work in the Degree in Biological Sciences and Degree in Chemistry courses at UFRPE discovered themselves as teachers; b) analyze how teachers, who have master's and doctorate degrees in the specific area of knowledge, relate their training trajectory with teaching in higher education and identify how they perceive themselves and their professional development based on reflection on their practices pedagogical. As a methodological path, we used narrative interviews as a resource for listening to six teachers and Discursive Textual Analysis (DTA) as a strategy for analyzing and interpreting data. These data were initially organized into four categories: Teaching trajectory, Learning and teaching experience, Reflexivity, Teaching practice and Teacher training. For each theoretical category, we linked an empirical category and, to each of these, subcategories. As a result, we identified that teachers who chose to teach from the beginning of their training find it easier to articulate specific content within the scope of applied research with their practices in the classroom.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Trajetória docente
Formação docente
Prática docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SOBRAL, Ana Carolina Moura Bezerra. Desenvolvimento profissional do docente do ensino superior a partir de um olhar crítico-reflexivo sobre sua prática. 2024. 197 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9750
Data de defesa: 21-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Moura Bezerra Sobral.pdfDocumento principal1,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.