Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ROSA, Giana Raquel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1306515457823044 | por |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Maria Marly de | - |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Sandra Regina Paz da | - |
dc.contributor.referee2 | PRADO, Edna Cristina do | - |
dc.contributor.referee3 | SALVADOR, Maria Aparecida Tenório | - |
dc.contributor.referee4 | SILVA, Ivoneide Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T13:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Giana Raquel. PIBID como terceiro espaço de formação e valorização da prática docente em ciências biológicas. 2023. 164 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9749 | - |
dc.description.resumo | Esta tese discute a questão da formação docente a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alagoas. A base do Pibid articula formação docente (inicial e continuada), valorização (do magistério e da escola pública), articulação entre universidade e escola, visando melhorar a qualidade do ensino tanto no âmbito do ensino superior como nas escolas de educação básica. Assim, buscou-se responder: que elementos contribuem para o Pibid Biologia se consolidar como terceiro espaço de formação docente? Os objetivos deste trabalho foram: compreender o Pibid-Ciências Biológicas como um “terceiro espaço de formação docente” (Zeichner, 2010, p. 486); investigar como se dá a articulação entre Universidade/Escola e teoria/prática no processo de formação dos professores de Ciências Biológicas da Ufal. Considera-se terceiro espaço de formação aquele espaço que busca a superação de binaridades existentes entre o conhecimento prático profissional e o conhecimento acadêmico, entre a teoria e a prática. Para a realização dessa pesquisa foi necessário apresentar um elemento inovador: a aplicação da metodologia interativa (Oliveira, 2014) em período pandêmico. A coleta de dados, realizada por meio do círculo hermenêutico dialético – CHD de Gadamer (1999), e a análise dos dados, implementada mediante a análise hermenêutica dialética interativa – AHDI, de Oliveira (2014), foram aplicadas e desenvolvidas no ambiente virtual. Os resultados corroboraram a tese de que o Pibid-Ciências Biológicas funciona como um terceiro espaço de formação docente, um espaço híbrido que ocorre no entrelaçamento do triângulo de formação de Nóvoa (2019), constituído por universidades↔escolas↔professores, com a tríade de Zeichner (2013), que envolve educadores↔professores universitários↔licenciandos. A pesquisa também comprovou que os participantes veem experiências e vivências, relações interpessoais e profissionais como elementos indissociáveis à formação. Ademais, considera que o trabalho colaborativo e as inter-relações de ensino e pesquisa são elementos essenciais do Pibid e constroem, com todo o conjunto de atividades possibilitadas pelo terceiro espaço de formação, a expertise e a formação profissional mais sólida e crítica. | por |
dc.description.abstract | This thesis discusses the issue of teacher training based on the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program, in the Biological Sciences Degree course, at the Federal University of Alagoas. The basis of Pibid articulates teacher training (initial and continuing), valorization (of teaching and public schools), coordination between university and school with a view to improving the quality of teaching both in higher education and in basic education schools. Thus, we sought to answer: what elements contribute to Pibid Biology consolidating itself as a third space for teacher training? The objectives of this work were: to understand Pibid-Ciências Biológicas as a “third space for teacher training” (Zeichner, 2010, p. 486); investigate how the University/School and theory/practice are linked in the training process of Biological Sciences teachers at Ufal. The third training space is considered to be that space that seeks to overcome existing binaries between professional practical knowledge and academic knowledge, between theory and practice. To carry out this research, it was necessary to present an innovative element: the application of the interactive methodology (Oliveira, 2014) during the pandemic period. Consequently, data collection, carried out through the dialectical hermeneutic circle – CHD by Gadamer (1999) and data analysis, implemented through interactive dialectical hermeneutic analysis – AHDI, by Oliveira (2014) were applied and developed in the virtual environment. The results corroborated the thesis that Pibid-Ciências Biológicas functions as a third space for teacher training, a hybrid space that occurs in the intertwining of the training triangle of Nóvoa (2019), consisting of universities↔schools↔teachers, with the triad by Zeichner (2013), which involves educators↔university professors↔graduate students. The research also proved that participants see experiences, interpersonal and professional relationships as elements inseparable from training. Furthermore, they highlight that collaborative work and the interrelationships between teaching and research are essential elements of Pibid, building, with the entire set of activities made possible by the third training space, expertise and more solid and critical professional training. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-12-05T13:06:42Z No. of bitstreams: 1 Giana Raquel Rosa.pdf: 1657990 bytes, checksum: a27dd52ba48d8dbdff7b60a7ad1b96f9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-05T13:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giana Raquel Rosa.pdf: 1657990 bytes, checksum: a27dd52ba48d8dbdff7b60a7ad1b96f9 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PIBID | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | PIBID como terceiro espaço de formação e valorização da prática docente em ciências biológicas | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Giana Raquel Rosa.pdf | Documento principal | 1,62 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.