Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA JUNIOR, Marcelo Alves-
dc.contributor.advisor1SIMÕES NETO, José Euzebio-
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Paloma Nascimento dos-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.contributor.referee2LOPES, Ednéia Tavares-
dc.contributor.referee3SILVA, Joaklebio Alves da-
dc.date.accessioned2024-12-04T18:09:39Z-
dc.date.issued2024-01-28-
dc.identifier.citationLIMA JUNIOR, Marcelo Alves. A articulação entre conhecimentos científicos e tradicionais no ensino de ciências : um olhar para o processo de produção da farinha de mandioca na comunidade quilombola Matinha dos Pretos-BA. 2024. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9744-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola para focar na confluência entre conhecimentos, com o objetivo geral de analisar a relação existente entre conhecimentos tradicionais quilombolas e científicos a partir da construção e desenvolvimento de uma proposta de ação didática sobre a produção de farinha de mandioca na comunidade quilombola da Matinha dos Pretos, localizada próxima a cidade de Feira de Santana, Bahia. Para tal, inicialmente, em fase de imersão, realizamos entrevistas com membras e os membros da comunidade, visando conhecer a cultura por meio dos conhecimentos tradicionais relativos à produção do alimento e, a partir das informações obtidas, organizamos uma ação didática, validada pela escola e pela comunidade, utilizando critérios estabelecidos na literatura. Em seguida, tal ação didática foi aplicada na escola municipal da localidade, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental e, por fim, em momento de retorno, realizamos uma nova entrevista, desta vez com estudantes que participaram da aplicação. Os dados obtidos a partir do registro audiovisual das entrevistas e dos momentos da aplicação, bem como da coleta de materiais desenvolvidos nas atividades e das notas de campo, permitiram a análise a partir de elementos decoloniais, para respeitar a natureza e objetivos do trabalho. É importante salientar que toda a pesquisa foi baseada em uma metodologia sentipensante, que coloca as atrizes e os atores em intersecção entre a razão e o coração. Com os resultados, percebemos uma ação pedagógica própria do quilombo, que chamamos de pedagogia da casa de farinha, também buscamos contribuir na valorização dos conhecimentos tradicionais no ensino de Ciências, bem como na formação cidadã de estudantes da localidade da Matinha dos Pretos, valorizando a cultura e o conhecimento da sua comunidade, bem como para as reflexões docentes quanto a importância da construção e aplicação de atividades, em ações didáticas, na busca por um ensino de Ciências mais humano, que considere múltiplos saberes, as diversidades, os diferentes contextos e a interculturalidade na Educação Escolar Quilombola, conforme é preconizado nas diretrizes curriculares.por
dc.description.abstractThis dissertation is based on the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education to focus on the confluence between knowledge, with the general objective of analyzing the relationship between traditional quilombola and scientific knowledge based on the construction and application of a didactic action proposal on the production of cassava flour in the quilombola community of Matinha dos Pretos, located near the city of Feira de Santana, Bahia. To this end, initially, in the immersion phase, we carried out interviews with members and members of the community, aiming to get to know the culture through traditional knowledge related to food production and, based on the information obtained, we organized a didactic action, validated by the school and by the community, using criteria established in the literature. Then, this didactic action was applied at the local municipal school, in a ninth-year elementary school class and, finally, upon return, we carried out a new interview, this time with students who participated in the application. The data obtained from the audiovisual recording of the interviews and the moments of application, as well as the collection of materials developed in the activities and field notes, allowed analysis based on decolonial elements, to respect the nature and objectives of the work. It is important to highlight that all research was based on a sentimental methodology, which places actresses and actors at the intersection between reason and the heart. With the results, we seek to contribute to the valorization of traditional knowledge in the teaching of Science, as well as in the citizenship training of students from the locality of Matinha dos Pretos, valuing the culture and knowledge of their community, as well as for teaching reflections on the importance of construction and application of activities, in didactic actions, in the search for a more human Science teaching, which considers multiple knowledge, diversities, different contexts and multiculturalism in Quilombola School Education, as recommended in the curricular guidelines.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-12-04T18:09:39Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Alves Lima Junior.pdf: 2735352 bytes, checksum: 5474852841a1c11253a26c012d6c8f62 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T18:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Alves Lima Junior.pdf: 2735352 bytes, checksum: 5474852841a1c11253a26c012d6c8f62 (MD5) Previous issue date: 2024-01-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimentos científicospor
dc.subjectConhecimentos tradicionaispor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectPedagogia da casa de farinhapor
dc.subjectEducação escolar quilombolapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA articulação entre conhecimentos científicos e tradicionais no ensino de ciências : um olhar para o processo de produção da farinha de mandioca na comunidade quilombola Matinha dos Pretos-BApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Alves Lima Junior.pdfDocumento principal2,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.