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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem baseada em problemas : implicações de um processo de formação continuada para professores de matemática do ensino médio
Autor: SILVA, Gabrielle Maria Vicente de Lira
Primeiro orientador: SILVA, Ivoneide Mendes da
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Ulisses Ferreira de
Resumo: O ensino dos objetos matemáticos costuma ser pautado pela insistência na memorização de fórmulas e no manuseio mecânico de seus cálculos, somado à preocupação exclusiva com o resultado final, no qual acaba-se ocultando a aplicação prática desses conhecimentos. Nesse sentido, chama-se atenção para a Aprendizagem Baseada em Problemas (em inglês, Problem Basead Learning – PBL), por ser uma metodologia ativa que consiste em apresentar aos estudantes uma situação que gere um problema real e de fim aberto que anteceda a teoria e proporcione a integração de conceitos e habilidades fundamentais para a resolução. Dessa forma, esse estudo tem por objetivo investigar as possibilidades e limitações decorrentes de um processo de formação continuada, em serviço, fundamentado na Aprendizagem Baseada em Problemas, para professores de matemática do Ensino Médio. Nesse sentido, além de destacarmos os fundamentos teóricos e metodológicos do PBL, também evidenciamos os aspectos fundamentais da formação continuada, atrelada ao ensino de matemática e de quando ocorrem em serviço. Metodologicamente, esse estudo trata-se de uma pesquisa-intervenção com abordagem qualitativa, realizada com os professores de matemática de uma Escola Técnica Estadual da Mata Norte de Pernambuco. A intervenção formativa dividiu-se em duas etapas, a primeira destinada ao planejamento das ações e a segunda destinada à aplicação da formação continuada em serviço que, por sua vez, foi dividida em um momento formativo teórico e em um momento formativo prático. Para isso, os dados coletados foram analisados de acordo com os referenciais teóricos da pesquisa, bem como por meio da análise de conteúdo, de Bardin (2011). Dentre os resultados da pesquisa, destacamos que inicialmente os docentes não conheciam, ou conheciam muito pouco do PBL, dado que foram poucas as considerações acerca dos pressupostos teóricos e metodológicos que o fundamentam enquanto metodologia; na sequência, pudemos perceber que os professores desenvolveram habilidades essenciais para a elaboração dos documentos, isto é, tanto na resolução do problema quanto na elaboração do plano de aula, por meio do pensar e argumentar criticamente, da tomada de decisões acertadas, estudos individuais e coletivos, apropriação acerca da importância de um bom contexto problemático e da definição dos objetivos que se pretende alcançar; por fim, o processo formativo promoveu o desenvolvimento de atitudes e habilidades fundamentais nessa metodologia (Duch; Groh; Allen, 2001) e, em acréscimo a isto, o tempo de duração do processo formativo ser flexível e prolongado possibilitou que os docentes refletissem, dialogassem e integrassem seus conhecimentos ao decorrer de todas as atividades, viabilizando maior segurança metodológica aos professores, por permitir que tivessem contato além da teoria. Nesse sentido, consideramos, que o PBL se apresentou como uma metodologia eficiente na promoção de um processo de formação continuada, em serviço, com professores que lecionam matemática, na medida em que favoreceu a reflexão para diferentes formas de ensinar conceitos matemáticos a estudantes do ensino médio, assim como proporcionou a participação ativa desses professores fazendo-os usar da criticidade na autoavaliação de suas práticas profissionais por meio de um contexto problemático real.
Abstract: Teaching mathematical objects is usually guided by the insistence on memorizing formulas and the mechanical handling of their calculations, added to the exclusive concern with the final result, in which the practical application of these knowledge ends up being hidden. In this sense, attention is drawn to Problem-Based Learning (PBL), as it is an active methodology that consists of presenting students with a situation that generates a real and open-ended problem that precedes theory and provides the integration of fundamental concepts and skills for resolution. Thus, this study aims to investigate the possibilities and limitations arising from a process of continuing education, in-service, based on Problem-Based Learning, for high school mathematics teachers. In this sense, in addition to highlighting the theoretical and methodological foundations of PBL, we also highlight the fundamental aspects of continuing education, linked to the teaching of mathematics and when they occur in service. Methodologically, this study is intervention research with a qualitative approach, carried out with mathematics teachers from a State Technical School in Mata Norte Pernambuco state. The formative intervention was divided into two stages, the first aimed at planning actions and the second aimed at applying continuing education in service, which in turn was divided into a theoretical formative moment and a practical formative moment. For this, the data collected were analyzed according to the theoretical references of the research, as well as through content analysis, by Bardin (2011). Among the results of the research, we highlight that initially the teachers did not know, or knew very little about PBL, given that there were few considerations about the theoretical and methodological assumptions that underpin it as a methodology; next, we could see that the teachers developed essential skills for the elaboration of documents, that is, both in the resolution of the problem and in the elaboration of the lesson plan, through thinking and arguing critically, making correct decisions, individual and collective studies, appropriation about the importance of a good problematic context and the definition of the objectives that are intended to be achieved; finally, the formative process promoted the development of fundamental attitudes and skills in this methodology (Duch; Groh; Allen, 2001) and, in addition to this, the duration of the formative process being flexible and prolonged allowed the teachers to reflect, dialogue and integrate their knowledge throughout all activities, enabling greater methodological security to teachers, by allowing them to have contact beyond theory. In this sense, we consider that PBL presented itself as an efficient methodology in promoting a process of continuing education, in service, with teachers who teach mathematics, insofar as it favored reflection for different ways of teaching mathematical concepts to high school students, as well as it provided the active participation of these teachers making them use criticality in the self-evaluation of their professional practices through a real problematic context.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Formação continuada
Professor de matemática
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Gabrielle Maria Vicente de Lira. Aprendizagem baseada em problemas : implicações de um processo de formação continuada para professores de matemática do ensino médio. 2024. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9742
Data de defesa: 10-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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