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Tipo do documento: Tese
Título: Teoria da Atividade e abordagem CTS: analisando sistemas de atividades e inter-relações entre aspectos científicos, tecnológicos e sociais em aulas de química sobre polímeros
Autor: MONTEIRO, Inês Girlene dos Santos 
Primeiro orientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Segundo membro da banca: SILVA, Ivoneide Mendes da
Terceiro membro da banca: NUNES, Albino Oliveira
Quarto membro da banca: BEZERRA, Bruna Herculano da Silva
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi a analisar contribuições da estruturação de atividades em um sistema, considerando as inter-relações entre aspectos científicos, tecnológicos e sociais, para a aprendizagem sobre polímeros. Para isso foram articulados estudos sobre a Teoria da Atividade na perspectiva de Engeström (1987) articulada com pressupostos teóricos da abordagem CTS (Auler, 2007b; Santos, 2011a; Santos; Schnetzler, 2015; Strieder, 2012). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, participaram da pesquisa 16 estudantes da 3ª série do Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual localizada no município de Vitória de Santo Antão – PE. Além disso, analisamos materiais produzidos pelos estudantes, tais como a ficha experimental e o relatório da visita técnica. Foi desenvolvido um sistema de atividades aplicado em sete momentos e, entre as atividades realizadas, destacamos: discussões sobre os impactos ambientais provenientes do descarte inadequado do plástico, pesquisas e levantamentos pelos estudantes acerca do descarte correto dos resíduos domésticos, aula expositiva dialogada sobre os conceitos científicos relacionados aos polímeros, atividade experimental voltada para a separação e identificação de amostras, visita técnica à empresa de reciclagem e apresentação de propostas/soluções elaboradas pelos estudantes para minimizar o descarte inadequado de materiais plásticos pela comunidade escolar e sociedade. . Para o registro de dados, inicialmente foi utilizado o questionário para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre polímeros e implicações sobre o descarte inadequado de materiais plásticos, utilizadas videogravações para os registros das interações entre os estudantes ao longo das atividades. Para análise dos dados foram utilizados os elementos que estruturam a atividade (Engentröm, 1987) e as categorias presentes na Matriz de Referência proposta por Strieder (2012). Os resultados mostram de uma maneira geral que o sistema de atividades possibilitou aos estudantes vivências em diferentes contextos – escolar, com discussões conceituais, a visita técnica com os aspectos tecnológicos e sociais, e outros - tendo mediação por ferramentas diversas – vídeos, atividades experimentais, linguagem na produção de falas e textos, entre outras - e promovendo interação com diversos atores – professora, técnicos, comunidade científica e escolar. A análise das relações entre os elementos da atividade apontou algumas contradições, primárias e secundárias, conflitos e dilemas, por exemplo, discussões sobre o que teria mais importância, a preservação ambiental ou a garantia dos direitos mínimos para a dignidade humana em relação a uma das propostas apresentada no sétimo momento. Em relação aos aspectos científicos, tecnológicos e sociais, foi possível identificar nas falas dos estudantes as seguintes categorias: (1R) Desocultamento da realidade – referente ao olhar sobre a Ciência, (1D) Neutro, (2D) Sinônimo de progresso, (3D) Especificidades e (4D) Orientado – referentes ao olhar sobre a Tecnologia, (1P) Reconhecimento, (2P) Decisão individual, (3P) Decisão coletiva e (5P) Esfera Política – referentes ao olhar sobre a Sociedade.
Abstract: The general objective of this research was to analyze the contributions of structuring activities within a system, considering the interrelationships between scientific, technological, and social aspects, for learning about polymers. To achieve this, studies on Activity Theory from Engeström's perspective (1987) were articulated with the theoretical assumptions of the STS approach (Auler, 2007b; Santos, 2011a; Santos; Schnetzler, 2015; Strieder, 2012). This research is qualitative in nature, involving 16 students from the 3rd grade of high school in a state public school located in the municipality of Vitória de Santo Antão – PE. Additionally, we analyzed materials produced by the students, such as the experimental sheet and the report from the technical visit. A system of activities was developed and applied in 7 sessions, with the following activities being highlighted: discussions on the environmental impacts of improper plastic disposal, research and surveys conducted by the students regarding the proper disposal of household waste, a dialogic lecture on the scientific concepts related to polymers, an experimental activity focused on the separation and identification of samples, a technical visit to a recycling company, and the presentation of proposals/solutions developed by the students to minimize the improper disposal of plastic materials by the school community and society. To collect data, a questionnaire was initially used to assess the students' prior knowledge about polymers and the implications of improper plastic disposal. Video recordings were used to document the interactions between the students throughout the activities. For data analysis, the elements that structure activity (Engeström, 1987) and the categories present in the Reference Matrix proposed by Strieder (2012) were utilized. The results generally show that the activity system provided students with experiences in different contexts – school, with conceptual discussions, the technical visit with technological and social aspects, and others – mediated by various tools – videos, experimental activities, language in the production of speeches and texts, among others – and promoting interaction with various actors – teacher, technicians, scientific and school communities. The analysis of the relationships between the elements of the activity revealed some primary and secondary contradictions, conflicts, and dilemmas, such as discussions on what would be more important: environmental preservation or the guarantee of minimum rights for human dignity in relation to one of the proposals presented in the seventh session. Regarding the scientific, technological, and social aspects, it was possible to identify the following categories in the students' speeches: (1R) Unveiling of reality – related to the view on Science, (1D) Neutral, (2D) Synonymous with progress, (3D) Specificities, and (4D) Oriented – related to the view on Technology, (1P) Recognition, (2P) Individual decision, (3P) Collective decision, and (5P) Political sphere – related to the view on Society.
Palavras-chave: Abordagem CTS
Polímeros
Ensino de química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MONTEIRO, Inês Girlene dos Santos. Teoria da Atividade e abordagem CTS: analisando sistemas de atividades e inter-relações entre aspectos científicos, tecnológicos e sociais em aulas de química sobre polímeros. 2024. 234 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9739
Data de defesa: 9-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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