Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9735
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQUEIROZ, Ane Cleries Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255330104433855por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1COUTO, Janaína de Albuquerque-
dc.contributor.referee1NEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.referee2MOURA, Geraldo Jorge Barbosa de-
dc.date.accessioned2024-12-04T13:39:25Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Ane Cleries Maria. (Re)Construção de saberes científificos sobre quirópteros à luz da aprendizagem baseada em projetos. 2024. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9735-
dc.description.resumoProfessores de Ciências/Biologia enfrentam desafios significativos no ensino de conteúdos zoológicos na Educação Básica, especialmente quanto à ordem quiróptera, representada pelos morcegos, animais frequentemente cercados por mitos e percepções negativas. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o potencial da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na construção de saberes científicos sobre morcegos, utilizando os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC). Adotamos uma abordagem qualitativa, e o universo da pesquisa foi composto por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Desenvolvemos uma proposta interventiva baseada na ABP, seguindo as etapas metodológicas propostas por Bender (2014), organizada em três etapas:1. Pré-interventiva, com a aplicação de um questionário prévio após a inscrição; 2. Interventiva, com a execução do curso "(RE)construção de Saberes sobre Morcegos"; e, 3. Pós-interventiva, com a construção de mapas conceituais. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, buscando identificar possíveis mudanças nos conhecimentos e atitudes dos estudantes em relação aos morcegos. Os resultados indicam que a ABP é uma abordagem eficaz para ampliar o entendimento dos estudantes sobre a biologia e a ecologia dos quirópteros, além de aumentar a conscientização sobre a importância da conservação desses animais, conforme os princípios da TASC. Concluímos que a ABP promove um aprendizado ativo e colaborativo, enquanto a TASC garante que esse aprendizado seja significativo, conectando novos conhecimentos aos conceitos já existentes dos estudantes. Essa articulação teórico-metodológica é especialmente eficaz para temas relacionados à conservação da biodiversidade, como os quirópteros, pois facilita a construção de saberes que são cientificamente robustos e socialmente relevantes. Recomendamos a implementação de programas educativos semelhantes em outras áreas do conhecimento para promover a educação ambiental e científica de forma integrada e participativa.por
dc.description.abstractScience/Biology teachers face significant challenges in teaching zoological contents in Basic Education, especially regarding the order Chiroptera, represented by bats, animals often surrounded by myths and negative perceptions. The general objective of this research is to evaluate the potential of Project-Based Learning (PBL) in the construction of scientific knowledge about bats, using the principles of the Theory of Critical Meaningful Learning (TCML). We adopted a qualitative approach, and the research universe was composed of students of Biological Sciences Licenciate from a public university in Northeastern Brazil. We developed an intervention proposal based on PBL, following the methodological steps proposed by Bender (2014) and organized in three stages: 1. Pre-intervention, with the application of a questionnaire prior to enrollment; 2. Intervention, with the execution of the course "(RE)construction of Knowledge about Bats"; 3. Post-intervention, when conceptual maps were developed. The data obtained were analyzed qualitatively, seeking to identify possible changes in students’ knowledge and attitudes towards bats. The results indicate that PBL is an effective approach to broaden students’ understanding of chiropteran biology and ecology, as well as to raise awareness of the importance of conserving these animals, in accordance with the principles of TCML. We conclude that PBL promotes active and collaborative learning, while TCML ensures that this learning is meaningful, connecting new knowledge to students’ existing concepts. This theoretical-methodological articulation is especially effective for topics related to biodiversity conservation, such as chiropterans, as well as improves the construction of scientifically robust and socially relevant knowledge. We recommend the implementation of similar educational programs in other areas of knowledge to promote environmental and scientific education in an integrated and participatory way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-12-04T13:39:25Z No. of bitstreams: 1 Ane Cleries Maria Queiroz.pdf: 7134540 bytes, checksum: 4599e5f7cedf7b3d58601e078c75aafe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T13:39:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ane Cleries Maria Queiroz.pdf: 7134540 bytes, checksum: 4599e5f7cedf7b3d58601e078c75aafe (MD5) Previous issue date: 2024-10-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectTeoria da aprendizagem significativa críticapor
dc.subjectQuirópterospor
dc.subjectMorcegopor
dc.subjectProfessor de biologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title(Re)Construção de saberes científificos sobre quirópteros à luz da aprendizagem baseada em projetospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ane Cleries Maria Queiroz.pdfDocumento principal6,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.