Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Manoel Lucas Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009171552529496por
dc.contributor.advisor1NEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.contributor.referee2SILVA, Kleber Andrade da-
dc.date.accessioned2024-12-04T13:24:23Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationLIMA, Manoel Lucas Bezerra de. Concepções de estudantes do ensino médio sobre angiospermas : uma abordagem a partir de modelos mentais. 2024. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9734-
dc.description.resumopesquisa teve como objetivo analisar as concepções de estudantes do ensino médio sobre as angiospermas a partir de seus modelos mentais com o uso do Ciclo da Experiência de Kelly. A botânica é considerada uma área da biologia em que muitas vezes, os seus conteúdos são abordados de forma superficial, não adentrando em conceitos e significados que auxiliam numa compreensão sobre as plantas, em especial as angiospermas e sua importância para o ambiente, biodiversidade e sociedade, o que contribui com a impercepção botânica ao longo do desenvolvimento educacional dos estudantes. Assim, o ensino de botânica precisa ser mais diversificado, no que diz respeito a inclusão de estratégias motivadoras, de tecnologias diferenciadas, de jogos e modelos didáticos. Essa pesquisa envolveu um estudo qualitativo-descritivo, utilizando de questionários e intervenções didáticas nas etapas estabelecidas pelo Ciclo da Experiência Kellyana (CEK). Inicialmente, os alunos estabeleceram concepções sobre as angiospermas bastante vagas, retratando-as como árvores ou relacionando-as apenas ao seu caráter medicinal e além da apresentação de modelos mentais simples. A partir do processo interventivo, foi possível construir aporte teórico-metodológico, cuja aula de campo ao Jardim Botânico do Recife-PE e dentre outras ações que foram executadas, permitiram aos estudantes a oportunidade de ressignificação conceitual em que trouxeram argumentos textuais mais próximos do conhecimento científico, expressando ideias sobre as angiospermas enquanto uma planta com flores, frutos e sementes e com modelos mentais bem estruturados e complexos.por
dc.description.abstractThe aim of this research was to analyze high school students' conceptions of angiosperms based on their mental models using Kelly's Cycle of Experience. Botany is considered an area of biology in which its contents are often approached in a superficial way, not delving into concepts and meanings that help with an understanding of plants, especially angiosperms and their importance for the environment, biodiversity and society, which contributes to botanical imperception throughout students' educational development. Therefore, botany teaching needs to be more diversified, in terms of including motivating strategies, differentiated technologies, games and didactic models. This research involved a qualitative-descriptive study, using questionnaires and didactic interventions in the stages established by the Kellyan Experience Cycle (CEK). Initially, the students established rather vague conceptions about angiosperms, portraying them as trees or relating them only to their medicinal character and beyond the presentation of simple mental models. As a result of the intervention process, it was possible to build a theoretical-methodological framework, whose field trip to the Recife-PE Botanical Garden and other actions allowed the students the opportunity for conceptual reframing in which they brought textual arguments closer to scientific knowledge, expressing ideas about angiosperms as a plant with flowers, fruit and seeds and with well-structured and complex mental models.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2024-12-04T13:24:23Z No. of bitstreams: 1 Manoel Lucas Bezerra de Lima.pdf: 2373493 bytes, checksum: 60c63b1f4b0a1e55bbb18fb4caabf75e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T13:24:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manoel Lucas Bezerra de Lima.pdf: 2373493 bytes, checksum: 60c63b1f4b0a1e55bbb18fb4caabf75e (MD5) Previous issue date: 2024-08-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAngiospermapor
dc.subjectModelo mentalpor
dc.subjectCiclo de Kellypor
dc.subjectEstudantepor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConcepções de estudantes do ensino médio sobre angiospermas : uma abordagem a partir de modelos mentaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manoel Lucas Bezerra de Lima.pdfDocumento principal2,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.