Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9733
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A política educacional em tempo integral para o ensino fundamental nos anos iniciais na Rede Municipal de ensino do Recife |
Autor: | PEREIRA, Sarah Porto da Paixão Barbosa ![]() |
Primeiro orientador: | RODRIGUES, Cibele Maria Lima |
Primeiro membro da banca: | MOLL, Jaqueline |
Segundo membro da banca: | MELLO, Rachel Costa de Azevedo |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo analisar o Programa Municipal de Educação Integral (PMEI) do Recife para os anos iniciais do Ensino Fundamental e os processos de atuação, na perspectiva dos atores que participam de tal política. Como referencial teórico nos ancoramos nos estudos de Stephen Ball, Meg Maguire e Anette Braun (2016). Na metodologia optamos pela abordagem do Estudo de Caso. Para tanto, realizamos: entrevistas com uma parte da equipe da Secretaria de Educação do município; entrevistas com as gestoras das escolas em tempo integral; análise dos documentos orientadores de tal política. Na análise dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva - ATD (Moraes e Galiazzi, 2006), por entender que a política produz vontades de verdade (Foucault, 1996) e os atores podem produzir novos sentidos para tal política. O município do Recife iniciou a experiência de educação em tempo integral em 2002, justamente com cinco escolas dos anos iniciais (Medeiros, 2016; Melo, 2017). Atualmente (2024), conta com quatro escolas de tempo integral de anos iniciais (1,96% do total de escolas de anos iniciais), sendo três delas oriundas da primeira experiência em 2002, atendendo a 705 estudantes. Na atual gestão, o Programa Municipal de Educação Integral foi instituído pela Portaria n° 2103 de 27 de dezembro de 2019. A gestão municipal tem investido na infraestrutura e na oferta de materiais e recursos pedagógicos, não apenas nas EMTIs, mas em todas as escolas da rede de ensino. Nas escolas em tempo integral, os docentes trabalham nos dois turnos. Existem professores temporários que não gozam dos mesmos direitos que os efetivos (que possuem um adicional no salário). Foi possível concluir que a política de educação integral municipal se baseia nos discursos da Nova Gestão Pública (NGP), na lógica neoliberal (Verger e Normand, 2015). Nesse ínterim, o currículo tem como centralidade a “adesão à BNCC” e a busca por resultados. Sendo assim, no turno da manhã são ofertadas as disciplinas de: Língua Portuguesa; Arte; Educação Física; Matemática; Ciências; História e Geografia. Esses componentes curriculares fazem parte da política de ensino da rede do Recife, comum a todas as escolas do município de anos iniciais do ensino regular. No turno da tarde são oferecidas as chamadas Atividades Complementares: Orientação e Estudos; Comunicação e Linguagem (letramento literário e musicalização); Iniciação à Pesquisa Científica; Jogos Matemáticos; Ambiente e Saúde; Tecnologia Educacional; Projeto de Vida. Há uma percepção de uma escola de turnos, em detrimento de um currículo integrado, de acordo com as entrevistas. Nesse sentido, há uma predominância das atividades “cognitivas” com ausência da perspectiva da formação integral, a exemplo da falta de profissionais de educação física, apesar de ser indicado no currículo a oferta desse componente. |
Abstract: | The aim of this research is to analyze Recife's Municipal Comprehensive Education Program (PMEI) for the initial years of elementary school and the processes involved, from the perspective of the actors who participate in this policy. As a theoretical reference, we used the studies of Stephen Ball, Meg Maguire and Anette Braun (2016). In terms of methodology, we opted for the case study approach. To this end, we conducted: interviews with part of the team from the municipality's Department of Education; interviews with the managers of the full-time schools; and analysis of the policy's guiding documents. In analyzing the data, we used Textual Discourse Analysis (ATD) (Moraes and Galiazzi, 2006), as we understand that the policy produces wills to truth (Foucault, 1996) and the actors can produce new meanings for this policy. The municipality of Recife began experimenting with full-time education in 2002, with five schools in the early years (Medeiros, 2016; Melo, 2017). Currently (2024), it has four full-time early years schools (1.96% of all early years schools), three of which came from the first experiment in 2002, serving 705 students. In the current administration, the Municipal Comprehensive Education Program was established by Ordinance No. 2103 of December 27, 2019. The municipal administration has invested in infrastructure and the provision of teaching materials and resources, not just in EMTIs, but in all the schools in the education network. In full-time schools, teachers work both shifts. There are temporary teachers who do not enjoy the same rights as permanent teachers (who have an additional salary). It was possible to conclude that the municipal full-time education policy is based on the discourses of New Public Management (NPM), on neoliberal logic (Verger and Normand, 2015). In the meantime, the curriculum is centered on "adherence to the BNCC" and the search for results. Thus, the morning shift offers the following subjects: Portuguese Language; Art; Physical Education; Mathematics; Science; History and Geography. These curricular components are part of the Recife network's teaching policy, common to all schools in the municipality in the early years of regular education. In the afternoon, the so-called Complementary Activities are offered: Orientation and Studies; Communication and Language (literary literacy and musicalization); Initiation to Scientific Research; Mathematical Games; Environment and Health; Educational Technology; Life Project. There is a perception of a shift-based school, to the detriment of an integrated curriculum, according to the interviews. In this sense, there is a predominance of "cognitive" activities with an absence of the perspective of comprehensive education, such as the lack of physical education professionals, despite the fact that this component is indicated in the curriculum. |
Palavras-chave: | Educação integral Ensino fundamental Política educacional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | UFRPE - FUNDAJ |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades |
Citação: | PEREIRA, Sarah Porto da Paixão Barbosa. A política educacional em tempo integral para o ensino fundamental nos anos iniciais na Rede Municipal de ensino do Recife. 2024. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9733 |
Data de defesa: | 27-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Culturas e Identidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sarah Porto da Paixao Barbosa Pereira.pdf | Documento principal | 6,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.