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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliações subjetivas de estudantes de uma comunidade escolar da cidade do Recife - PE sobre usos emergentes e dissidentes advindos da linguagem inclusiva não-binária: entre o estranhamento e o reconhecimento
Autor: OLIVEIRA, Joelma Rodrigues de 
Primeiro orientador: SILVA, Cláudia Roberta Tavares
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Manu Cecil Souza dos Santos
Segundo membro da banca: MELO, Iran Ferreira de
Resumo: Trabalhos de base teórica variacionista laboviana sobre percepção linguística e avaliação subjetiva têm sido apontados como necessários para a compreensão de fenômenos linguísticos que se instauram no corpo social e promovem a dinamicidade das línguas através dos usos. Assinaladas em contextos sociocomunicativos os mais diversos, as manifestações linguísticas das diferentes identidades de gênero como o uso dos pronomes que designam generificação fora da binariedade como “todes, todxs, tod@s”, bem como nomes e adjetivos tais como “maravilhoses”, “menines”, “alun(x)”, têm sido constantes, constituindo nosso objeto de estudo. Trata-se de uma proposta necessária do ponto de vista descritivo, visto que não está alinhada ao paradigma de flexão de gênero hegemônico, que tem sido atualizado e, na dinâmica com que se inscreve nos dizeres, em contextos diversos, opera por meio de forças linguísticas e sociais. A pesquisa propõe analisar as crenças e atitudes linguísticas sobre usos da linguagem disruptiva de gênero, não-binária, inclusiva ou neutra no contexto de uma comunidade escolar, observando sua compreensão e aceitação, verificada sob a ótica da sociolinguística variacionista (Labov, 2008 [1972]). A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, dividida em duas etapas: na primeira, a aplicação de um questionário para mapeamento do perfil sociolinguístico dos colaboradores e, na segunda, a coleta dos dados a partir de um questionário de perguntas objetivas para evidenciar as crenças e, um teste de percepção em escalas para aferir as atitudes. Foram selecionados, na primeira etapa, 31 colaboradores, entre estudantes e membros da comunidade escolar do Recife-PE, divididos em duas variáveis de controle: escolaridade e idade; na segunda etapa, 35 estudantes divididos em duas variáveis: Gênero e participação no NEG Márcia Dangremon, sediado na comunidade escolar pesquisada. Os resultados apontam que os usos linguísticos disruptivos estão acomodados aos contextos voltados para os estudantes, não havendo uso efetivo entre os demais entes da comunidade. Logo, a percepção e o entendimento do fato linguístico que marca tais usos numa determinada comunidade de fala não foi suficiente para sua efetivação entre todos os seus membros, ainda que entendido numa perspectiva linguística reflexiva e ideológica. Identificados majoritariamente nas redes sociais, não se efetivam nas práticas comunicativas da comunidade de fala em todos os contextos, evidenciando uma diferenciação dos grupos quanto ao seu acesso e acolhimento, sinalizando fatores sociais como responsáveis pelas divergências linguísticas entre subgrupos distintos em uma dada comunidade. No que se refere às crenças e atitudes evidenciadas pela leitura dos dados, membros do Núcleo de Gênero e colaboradores que se autoidentificaram como do gênero feminino estão mais abertos a acolher as variantes em estudo. O reconhecimento da aplicabilidade no contexto de escolarização, evidenciada nos usos disruptivos ali instaurados, garante aporte de atitudes positivas advindas dos diversos segmentos avaliados, embora evidenciado pelos dados levantados, descritos e avaliados, que nem todos os foram receptivos, visto que são usos, entendidos por alguns, como não representativos, linguística ou ideologicamente.
Abstract: Papers based on Labovian variationist theory on linguistic perception and subjective evaluation have been pointed out as necessary for the understanding of linguistic phenomena that are established in the society and promote the dynamism of languages through uses. Marked in the most diverse socio-communicative contexts, the linguistic expressions of different gender identities such as the use of gendered pronouns outside the binarity “todes, todxs, tod@s”, as well as names and adjectives such as “maravilhoses”, “menines”, “alun(x)”, among other occurrences, have been constant and constitute our object of study. It is a necessary proposal from a descriptive point of view because it is aligned with a hegemonic genre bending paradigm that has been updated and, in the dynamics with which it is inscribed in sayings, in the most diverse contexts, it operates through linguistic and social forces. A research proposes to analyze linguistic beliefs and attitudes (perception) about uses of disruptive, non-binary, inclusive or neutral language in the context of a school community, observing its understanding and acceptance/rejection verified from the perspective of variationist sociolinguistics (Labov, 2008 [1972]). The research is of a quali-quantitative nature, divided into two stages: in the first, the application of a questionnaire to map the sociolinguistic profile of the participants and, in the second, the collection of data from a questionnaire with objective questions to highlight the beliefs and, a perception test on scales to measure attitudes. In the school community, in the first stage, 31 employees, students and members of a school community in Recife-PE were selected, divided into two control variables: schooling and age; in the second stage, 35 students were divided into two variables: Gender and participation in the Gender Studies Center. The results indicate that disruptive linguistic uses are accommodated in contexts aimed at students, with no effective use among other ones in the community. Therefore, the perception and understanding of the linguistic fact that marks such uses in a specific speech community was not enough for its effectiveness among all its members, even if understood in a reflexive and ideological linguistic perspective. Mostly identified in sociais networks, they are not effective in the communicative practices of the speech community in all contexts, evidencing a differentiation of the groups regarding their access and reception, signaling social factors as responsible for the linguistic divergences between distinct subgroups. With regard to beliefs and attitudes evidenced by reading the data, members of the Gender Center and participants self-identifying with the female gender are more open to accepting the variants under study. The recognition of the applicability in the context of schooling, evidenced in the disruptive uses established there, guarantees the contribution of positive attitudes arising from the different evaluated segments, although evidenced by the data collected, described and evaluated, that not all were receptive, since they are uses, understood by some, as unrepresentative, linguistically or ideologically.
Palavras-chave: Sociolinguística
Identidade de gênero
Sexismo na linguagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: OLIVEIRA, Joelma Rodrigues de. Avaliações subjetivas de estudantes de uma comunidade escolar da cidade do Recife - PE sobre usos emergentes e dissidentes advindos da linguagem inclusiva não-binária: entre o estranhamento e o reconhecimento. 2023. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9588
Data de defesa: 5-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

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