Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9578
Tipo do documento: Dissertação
Título: Multiletramento e multimodalidade na prática pedagógica: uma análise da disciplina de Gêneros Textuais e Ensino da Língua Portuguesa do curso de graduação de Licenciatura em Letras no AVA-UAEADTEC- UFRPE
Autor: SILVA, Erica de Souza 
Primeiro orientador: LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Primeiro membro da banca: SILVA, Ivanda Maria Martins
Segundo membro da banca: BARBUIO, Eduardo
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar como a Pedagogia dos Multiletramentos e a Multimodalidade estão presentes na disciplina de Gêneros Textuais e Ensino da Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras nos semestres 2019.1, 2019.2, 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, no AVA da UAEADTec - UFRPE. Na análise, procuramos verificar como a linguagem multimodal e os recursos semióticos estão disponibilizados na estrutura da disciplina e como a Pedagogia dos Multiletramentos está inserida nos planos de ensino e na prática pedagógica. A metodologia adotada foi qualitativa a nível descritivo-explicativo com estudo de caso, análise documental e pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados realizamos observação direta na disciplina de maneira individual não-participante. Os docentes participaram indiretamente da pesquisa disponibilizando as aulas elaboradas no AVA-UFRPE. Como base teórica, a dissertação foi fundamentada principalmente nos quatro eixos da Pedagogia dos Multiletramentos e na Multimodalidade. Observamos nos semestres analisados que, na estrutura da disciplina, ainda predomina a linguagem escrita, com pouco ou nenhum recurso visual como imagem, som e cor. Quanto aos planos de ensino, observamos que nem todas as propostas pensadas no plano são realizadas na prática pedagógica. Encontramos eixos da Pedagogia dos Multiletramentos nos planos de ensino, mas que não foram colocadas em prática e eixos nas atividades práticas que não encontramos no plano de ensino. Concluímos que as disciplinas no AVA em sua estrutura e plano de ensino podem contemplar a Pedagogia dos Multiletramentos de uma maneira mais intensa que permita uma maior dinâmica e interatividade, que as atividades sejam mais próximas da realidade do aluno levando em consideração as mudanças contemporâneas que exigem da sociedade diferentes formas de pensar, agir, ler e interpretar, indo além do texto escrito. Elaboramos como produto, uma proposta de curso online que contemple os eixos da Pedagogia dos Multiletramentos e a multimodalidade na prática pedagógica no AVA.
Abstract: This dissertation aimed to analyze how the Pedagogy of Multiliteracies and Multimodality are present in the discipline of Textual Genres and Teaching of the Portuguese Language in the Bachelor of Arts in Literature program during the semesters 2019.1, 2019.2, 2020.1, 2020.2, 2021.1, and 2021.2, in the UAEADTec - UFRPE Virtual Learning Environment (VLE). In the analysis, we looked to verify how multimodal language and semiotic resources are made available within the structure of the discipline, and how the Pedagogy of Multiliteracies is integrated into the teaching plans and pedagogical practice. The adopted method was qualitative with a descriptive-explanatory approach, using case study, documentary analysis, and bibliographic research. For data collection, we conducted direct observations of the discipline in an individual non-participant manner. The instructors indirectly taken part in the research by supplying the lessons developed in the VLE-UFRPE. The theoretical foundation of the dissertation was primarily based on the four axes of the Pedagogy of Multiliteracies and Multimodality. We saw in the analyzed semesters that, within the structure of the discipline, written language still predominates, with few or no visual resources such as images, sound, and color. Regarding the teaching plans, we saw that not all proposed ideas from the plan were conducted in pedagogical practice. We found elements of the Pedagogy of Multiliteracies in the teaching plans that were not put into practice, as well as elements in practical activities that were not present in the teaching plan. We concluded that disciplines in the VLE, within their structure and teaching plans, could incorporate the Pedagogy of Multiliteracies in a more intensive manner to enable greater dynamics and interactivity, allowing activities to be closer to the students' reality, taking into account contemporary changes that demand different ways of thinking, acting, reading, and interpreting, going beyond written text. As a product, we developed a proposal for an online course that includes the axes of the Pedagogy of Multiliteracies and multimodality in pedagogical practice within the VLE.
Palavras-chave: Educação a distância
Letramento
Ensino-aprendizagem
Ambiente virtual de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SILVA, Erica de Souza. Multiletramento e multimodalidade na prática pedagógica: uma análise da disciplina de Gêneros Textuais e Ensino da Língua Portuguesa do curso de graduação de Licenciatura em Letras no AVA-UAEADTEC- UFRPE. 2023. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9578
Data de defesa: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erica de Souza Silva.pdfDocumento principal6,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.