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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação a distância em ambientes corporativos: o ambiente tecnológico na formação de gestores e sua contribuição para a eficiência e transparência na construção de licitações e contratos públicos
Autor: VASCONCELOS NETA, Consuêla Félix de 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Segundo membro da banca: PINHO, Marco Aurélio Benevides de
Resumo: Esta pesquisa emerge do interesse em analisar como os cursos de licitação e contratos para a gestão pública na modalidade da educação a distância (EaD), têm contribuído para a formação e qualificação de equipes de Licitações e Contratos nas gestões públicas. Para tanto objetivou-se investigar a percepção de gestores e colaboradores de prefeituras dos municípios dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão quanto a EaD como modalidade de capacitação em licitações e contratos públicos, pois a transparência da administração pública se efetiva por meio do acesso do cidadão à informação governamental que, hoje, ganhou força no contexto das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), sobretudo, no caso das licitações e contratos firmados pelos órgãos públicos. Os cursos formulados através da plataforma EaD Corporativa contemplam uma alternativa inteligente para que a gestão pública e privada utilize um ambiente educacional interativo que propicie a formação e/ou a qualificação de seus profissionais. Essa dissertação é de natureza aplicada, através de abordagem qualitativa, com objetivos que envolvem um estudo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, a presente pesquisa constitui-se em um estudo de caso desenvolvido por pesquisas de campo, documental e bibliográfica. A pesquisa documental foi utilizada para descrever o contexto da educação coorporativa e a experiência das organizações pesquisadas com essa estratégia, nas quais foram analisadas as percepções dos gestores públicos e profissionais que militam na área das licitações. O levantamento dos dados foi fundamentado em fontes primárias e secundárias, onde foram escolhidas as cidades dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará (Luís Correia-PI, Ilha Grande-PI, Parnaíba-PI, Camocim-CE, Jijoca de Jericoacoara-CE, Chaval-CE, Paulino Neves-MA e Araioses-MA) para realização da pesquisa. Foram levantados dados por meio de questionário semiestruturado, com perguntas fechadas e abertas. O resultado dos questionários subsidiou-se na técnica de análise de conteúdo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica no portal de periódicos da CAPES, no período de 2016-2020, de artigos relacionados a EaD Corporativa, bem como, sobre o tema licitações e contratos públicos. O propósito dessa pesquisa foi o de se apropriar do estado da arte sobre o tema. Optou-se ainda pela observação participante e foi adotado o survey como método de pesquisa. De acordo com a análise dos resultados, foi possível concluir que em relação à questão de gênero, as mulheres têm buscado a modalidade EaD para capacitação profissional com mais frequência que os homens. Os dados nos sugerem que profissionais com idades inferiores a 36 anos optam pelo uso das TDIC no ensino a distância como ferramenta para aprimoramento profissional. Quanto a percepção ao uso da educação na modalidade EaD de capacitação em licitações e contratos os respondentes consideram uma experiência positiva. Sugere-se ainda uma maior participação dos gestores públicos e das equipes formadoras das comissões de licitações em participarem de cursos na referida área, pois a transparência e a eficiência na gestão pública exigem constante atualização profissional.
Abstract: This research emerges from the interest in analyzing how bidding courses and contracts for public management in the distance education (DE) modality, have contributed to the formation and qualification of Bidding and Contracts teams in public administrations. To this end, the objective was to investigate the perception of managers and employees of city halls in the municipalities of the States of Piauí, Ceará and Maranhão regarding Distance Education as a modality of training in public bidding and contracts, as the transparency of public administration is effective through the access of the public. citizen to government information that, today, gained strength in the context of New Digital Technologies of Information and Communication (DICT), above all, in the case of bidding and contracts signed by public agencies. The courses formulated through the EaD Corporativa platform provide an intelligent alternative for public and private management to use an interactive educational environment that provides the training and / or qualification of its professionals. This dissertation is of an applied nature, through a qualitative approach, with objectives that involve an exploratory and descriptive study. As for technical procedures, this research is a case study developed by field, documentary and bibliographic research.. Documentary research was used to describe the context of corporate education and the experience of the organizations surveyed with this strategy, in which the perceptions of public managers and professionals working in the area of bidding were analyzed. The data survey was based on primary and secondary sources, where the cities of the States of Piauí, Maranhão and Ceará were chosen (Luís Correia-PI, Ilha Grande-PI, Parnaíba-PI, Camocim-CE, Jijoca de Jericoacoara-CE, Chaval-CE, Paulino Neves-MA and Araioses-MA) to carry out the research. Data were collected through a semi-structured questionnaire, with closed and open questions. The result of the questionnaires was based on the content analysis technique. A bibliographic search was carried out on the CAPES journals portal, in the period 2016-2020, of articles related to Corporate Distance Education, as well as, on the subject of public bidding and contracts. The purpose of this research was to appropriate the state of the art on the subject. We also opted for participant observation and the survey was adopted as a research method. According to the analysis of the results, it was possible to conclude that in relation to the gender issue, women have sought the distance education modality for professional training more frequently than men. The data suggest that professionals under the age of 36 years choose to use DICT in distance learning as a tool for professional improvement. Regarding the perception of the use of education in the distance education modality in bidding and contracts, the respondents consider it a positive experience. It is also suggested a greater participation of public managers and teams that form the bidding commissions to participate in courses in the aforementioned area, as transparency and efficiency in public management require constant professional updating.
Palavras-chave: Educação a distância
Educação corporativa
Gestão pública
Licitação pública
Contratos
Tecnologia da informação e comunicação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: VASCONCELOS NETA, Consuêla Félix de. A educação a distância em ambientes corporativos: o ambiente tecnológico na formação de gestores e sua contribuição para a eficiência e transparência na construção de licitações e contratos públicos. 2020. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9577
Data de defesa: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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