Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9576
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD
Autor: RESENDE, Cibelle Silva Araújo 
Primeiro orientador: SANTOS, Marizete Silva
Primeiro membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Bastos
Segundo membro da banca: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Terceiro membro da banca: SOUZA, Fernando da Fonseca de
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a alfabetização visual com enfoque analítico a partir do exercício da observação do observável de mensagens visuais e o estudo mais aprofundado da alfabetização visual para a Educação a Distância. A dissertação toma como aporte teórico as noções de linguagem visual, os conceitos de conotação e denotação (semiótica) de Barthes; os Princípios da Gestalt (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) e da aplicação desses conceitos teóricos em minicurso aplicado e nos produtos finais propostos. No transcorrer do estudo, o objetivo geral foi alcançado: desenvolver um recurso digital que possa contribuir para alfabetizar visualmente os professores da Educação a Distância no sentido de construir textos com mais elementos visuais. Por conseguinte, atingidos os objetivos mais específicos: descrever o processo de análise de imagens, em especial fotografias, utilizando-se a Semiótica e a Gestalt, com o intuito de aplicar as formas instituídas de percepção e promover uma aproximação entre os universos da Alfabetização Visual, Semiótica e Gestalt com a Educação a Distância.
Abstract: This research has the theme of visual literacy with an analytical focus from the observation of observable visual messages and the further study of visual literacy for Distance Education. The dissertation takes as theoretical support the notions of visual language, the concepts of connotation and denotation (semiotic) of Barthes; the Gestalt Principles (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) and the application of these theoretical concepts in applied short courses and in the proposed final products. In the course of the study, the general objective was achieved: To develop a digital resource that can contribute to visually literate the teachers of Distance Education in order to build texts with more visual elements. Consequently, the most specific objectives were achieved: to describe the image analysis process, especially photographs, using Semiotics and Gestalt, in order to apply the established forms of perception and promote an approximation between the Visual Literacy universes , Semiotics and Gestalt with Distance Education.
Palavras-chave: Educação a distância
Alfabetização visual
Fotografia na educação
Análise de imagens
Percepção
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: RESENDE, Cibelle Silva Araújo. Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD. 2017. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9576
Data de defesa: 27-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cibelle Silva Araujo Resende.pdfDocumento principal4,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.