Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9576
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD |
Autor: | RESENDE, Cibelle Silva Araújo ![]() |
Primeiro orientador: | SANTOS, Marizete Silva |
Primeiro membro da banca: | DINIZ, Juliana Regueira Bastos |
Segundo membro da banca: | FRANÇA, Sônia Virgínia Alves |
Terceiro membro da banca: | SOUZA, Fernando da Fonseca de |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a alfabetização visual com enfoque analítico a partir do exercício da observação do observável de mensagens visuais e o estudo mais aprofundado da alfabetização visual para a Educação a Distância. A dissertação toma como aporte teórico as noções de linguagem visual, os conceitos de conotação e denotação (semiótica) de Barthes; os Princípios da Gestalt (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) e da aplicação desses conceitos teóricos em minicurso aplicado e nos produtos finais propostos. No transcorrer do estudo, o objetivo geral foi alcançado: desenvolver um recurso digital que possa contribuir para alfabetizar visualmente os professores da Educação a Distância no sentido de construir textos com mais elementos visuais. Por conseguinte, atingidos os objetivos mais específicos: descrever o processo de análise de imagens, em especial fotografias, utilizando-se a Semiótica e a Gestalt, com o intuito de aplicar as formas instituídas de percepção e promover uma aproximação entre os universos da Alfabetização Visual, Semiótica e Gestalt com a Educação a Distância. |
Abstract: | This research has the theme of visual literacy with an analytical focus from the observation of observable visual messages and the further study of visual literacy for Distance Education. The dissertation takes as theoretical support the notions of visual language, the concepts of connotation and denotation (semiotic) of Barthes; the Gestalt Principles (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) and the application of these theoretical concepts in applied short courses and in the proposed final products. In the course of the study, the general objective was achieved: To develop a digital resource that can contribute to visually literate the teachers of Distance Education in order to build texts with more visual elements. Consequently, the most specific objectives were achieved: to describe the image analysis process, especially photographs, using Semiotics and Gestalt, in order to apply the established forms of perception and promote an approximation between the Visual Literacy universes , Semiotics and Gestalt with Distance Education. |
Palavras-chave: | Educação a distância Alfabetização visual Fotografia na educação Análise de imagens Percepção |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Citação: | RESENDE, Cibelle Silva Araújo. Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD. 2017. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9576 |
Data de defesa: | 27-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cibelle Silva Araujo Resende.pdf | Documento principal | 4,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.