Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9535
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura transetária : leituras para além das idades em “Contos de lugares distantes”, de Shaun Tan
Título(s) alternativo(s): Trans-age literatura: readings beyond the ages in “Tales from outer suburbia”, by Shaun Tan
Autor: PENZANI, Renata Caroline 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: BUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos
Segundo membro da banca: PEREIRA, João Batista
Resumo: Dentre os livros indicados "para crianças", há uma bem-vinda parcela de histórias que elastecem delimitações etárias, difundidas pela crítica especializada como crossover (Beckett, 2009). Aqui, pensaremos em termos de “literaturas transetárias”. Narrativas que nos dão a ler as infâncias não como períodos cronológicos, mas como experiências, articuladas a elaborações socioculturais. Essas infâncias habitam literaturas que vão além de um público previamente calculado, e oferecem aos leitores uma brecha libertária, a de se encontrar com os livros fora de rotas pré-programadas. Esta pesquisa apresenta como questão norteadora: De que forma a noção de literatura transetária aparece na obra “Contos de lugares distantes”, de Shaun Tan? O objetivo geral é analisar como a literatura transetária pode ser percebida com base na leitura crítica da obra “Contos de lugares distantes” (Tan, 2012a). Os objetivos específicos são: 1) Estudar a obra “Contos de lugares distantes” (Tan, 2012a), tendo em vista o conceito de “leitor implícito” (Iser, 1996) e outros pressupostos da Estética da Recepção; 2) Mapear produções sobre a literatura crossover (Beckett, 2009) e suas derivações em termos de produção acadêmica e de bibliografia teórica, a fim de perceber como vêm sendo utilizadas as diferentes nomeações de literaturas cujas parcelas significativas podem ser potencialmente transetárias; 3) Apresentar as percepções do escritor e ilustrador Shaun Tan, a partir de uma entrevista inédita realizada para esta dissertação. Nessa seção, revisitamos os preceitos da base teórica em diálogo com o livro de não ficção "Creature" (Tan, 2022b), a fim de oportunizar uma visão sobre literaturas transetárias a partir da dimensão da autoria. Para alcançar os objetivos elencados, recorremos aos pressupostos da Estética da Recepção, com os trabalhos de Iser (1996 e 1999), Jauss (1994), e consideramos, também, a leitura crítica de Zilberman (2015). Dialogamos, ainda, com perspectivas contemporâneas a respeito das relações entre livro e leitor, tais como: Turrión (2023), Squilloni (2023) e Bajour (2018). Quanto ao desenho metodológico, na perspectiva de Minayo (2007), realizamos uma pesquisa exploratória de base bibliográfica analítica, com abordagem qualitativa. Na leitura crítica dos contos, mapeamos o modo como cada um, por meio das articulações entre linguagens verbais e visuais, invoca múltiplos leitores, buscando em todo potencial leitor um diálogo possível com o elemento infância. Assim, as leituras do corpus literário apontam para uma obra de audiências cruzadas, ao evocar elementos associativos de múltiplos universos etários. Esperamos contribuir com a produção científica deste campo em expansão que é a teoria e crítica literárias voltadas às produções para as infâncias, tendo em vista a relevância de colocar em cena seus múltiplos leitores; um campo que se situa, cada vez mais, como um lugar de fronteiras, transições e subjetividades, como o são os próprios sujeitos que o coabitam.
Abstract: Among the books recommended "for children", there is a welcome multitude of stories that go beyond age limits. Stories that allow us to read childhoods beyond our ages, but rather understood as ways of being in the world, linked to cultural elaborations. These extended childhoods inhabit literatures that go beyond a previously calculated audience, and offer readers a libertarian “loophole”, that of encountering books outside pre-programmed routes. This research presents as a guiding question: How does the notion of transetary literature appear in “Tales from outer suburbia”, by Shaun Tan? The general objective is to analyze how transetary literature” can be perceived based on a critical reading of the book. The specific objectives are: 1) Study the work “Tales from distant places” (Tan, 2012a), taking into account the concept of “implicit reader” (Iser, 1996) and other assumptions of Reception Aesthetics; 2) Map productions on crossover literature (Beckett, 2009) and its derivations in terms of academic production and theoretical bibliography, in order to understand how different names of literatures whose significant portions can potentially be cross-age are being used; 3) Present the perceptions of writer and illustrator Shaun Tan, based on an unpublished interview carried out for this dissertation. In this section, we revisit the precepts of the theoretical basis in dialogue with the non-fiction book "Creature" (Tan, 2022b), in order to provide a view on “transetary literature” from the dimension of authorship. To achieve the objectives listed, we resorted to the assumptions of Reader-Response Criticism, with the works of Iser (1996 and 1999), Jauss (1994), and also considering the critical reading of Zilberman (2015). We also dialogue with contemporary perspectives regarding the relationship between book and reader, such as: Turrión (2023), Squilloni (2023) and Bajour (2018). Regarding the methodological design, from the perspective of Minayo (2007), we carried out an exploratory research based on analytical bibliography, with a qualitative approach. In the critical reading of the stories, we map the way in which each one, through the articulations between verbal and visual languages, invokes multiple readers, seeking in every potential reader a possible dialogue with the element of childhood. Thus, the readings of the literary corpus point to a work of cross-age audiences, by evoking associative elements from multiple age universes. We hope to contribute to the scientific production of this expanding field of literary theory and criticism aimed at children's productions, bearing in mind the relevance of bringing multiple readers into play; a field that is increasingly situated as a place of borders, transitions and subjectivities, as are the subjects who cohabit it.
Palavras-chave: Literatura transetária
Leitura crítica
Literatura crossover
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: PENZANI, Renata Caroline. Literatura transetária : leituras para além das idades em “Contos de lugares distantes”, de Shaun Tan. 2023. 196 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9535
Data de defesa: 9-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Caroline Penzani.pdfDocumento principal3,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.