Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9487
Tipo do documento: Dissertação
Título: “A alma cristã de Portugal dependerá, Deus sabe até quando, desta obra”: a formação de uma cultura política católica na gênese do salazarismo (1910 – 1940)
Autor: SILVA JUNIOR, Edmilson Antonio da 
Primeiro orientador: MOURA, Carlos André Silva de
Primeiro membro da banca: SILVA, Giselda Brito
Segundo membro da banca: PEIXOTO, Renato Amado
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida através dos debates teórico-metodológicos da História Cultural e da Análise do Discurso, sobretudo sua corrente francesa. Para o cumprimento de nossos objetivos, examinamos periódicos, discursos políticos, documentos institucionais, legislativos e eclesiásticos que circularam em Portugal na primeira metade do século XX. Em 5 de outubro de 1910, quando houve a instauração da Primeira República portuguesa, a monarquia era percebida como intimamente ligada à Igreja Católica e tal relação era interpretada como uma das suas principais problemáticas. Nesse sentido, os republicanos puseram em curso um projeto laicista que visava acabar com a religião católica no país em algumas poucas décadas. Em oposição a tais medidas, diversos intelectuais católicos passaram a combater o laicismo orquestrado pelo governo republicano. O paulatino exercício desses agentes comprometidos com as ações de recatolização da sociedade, atrelado aos impactos das mensagens atribuídas às supostas aparições da Nossa Senhora do Rosário, na região de Fátima, acarretou o fomento de uma cultura política católica, proporcionando a ascensão de uma ditadura militar na década de 1920 e, posteriormente, a instituição do Estado Novo, um governo antidemocrático, corporativista e baseado na doutrina cristã. O meu problema de pesquisa é compreender o processo de formação e propagação dessas representações político-religiosas expressas de forma autoritária que concederam base para o surgimento do salazarismo e, consequentemente, para uma reaproximação entre o Estado e a Igreja. Ao longo desse processo, importantes membros da hierarquia eclesiástica, como o Cardeal Patriarca de Lisboa Manuel Gonçalves Cerejeira, participaram do projeto recatolização do Estado português, embora formalmente permanecesse a laicidade e a independência entre as instituições. O salazarismo cultivou a cultura política católica e de viés autoritário em seus territórios aquém e além-mar, estruturando um regime profundamente conectado com o poder eclesiástico e, portanto, estruturando-o ao passo que era legitimado.
Abstract: This research was developed through the theoretical-methodological debates of Cultural History and Discourse Analysis, especially its French current. For the fulfillment of our objectives, we examined periodicals, political speeches, institutional, legislative and ecclesiastical documents that circulated in Portugal in the first half of the 20th century. On October 5, 1910, when the First Portuguese Republic was established, the monarchy was perceived as closely linked to the Catholic Church and this relationship was interpreted as one of its main problems. In this sense, the republicans started a secularist project that aimed to end the Catholic religion in the country in a few decades. In opposition to such measures, several Catholic intellectuals began to fight the secularism orchestrated by the republican government. The gradual exercise of these agents committed to the actions of re-Catholicization of society, linked to the impacts of the messages attributed to the supposed apparitions of Nossa Senhora do Rosário, in the region of Fátima, led to the promotion of a Catholic political culture, providing the rise of a military dictatorship in the 1920s and, later, the institution of the Estado Novo, an anti-democratic, corporatist government based on Christian doctrine. My research problem is to understand the process of formation and propagation of these political-religious representations expressed in an authoritarian way that provided the basis for the emergence of Salazarism and, consequently, for a rapprochement between the State and the Church. Throughout this process, important members of the ecclesiastical hierarchy, such as the Cardinal Patriarch of Lisbon Manuel Gonçalves Cerejeira, participated in the re-catholicization project of the Portuguese State, although formally the secularity and independence between the institutions remained. Salazarism cultivated the Catholic political culture and authoritarian bias in its territories on this side and overseas, structuring a regime deeply connected with ecclesiastical power and, therefore, structuring it while being legitimized.
Palavras-chave: Igreja e Estado
Portugal
Estado Novo
Cultura política
Igreja Católica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA JUNIOR, Edmilson Antonio da. “A alma cristã de Portugal dependerá, Deus sabe até quando, desta obra”: a formação de uma cultura política católica na gênese do salazarismo (1910 – 1940). 2023. 219 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9487
Data de defesa: 13-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edmilson Antonio da Silva Junior.pdfDocumento principal2,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.