Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9485
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teatro grego na escola: ferramenta didática para análise das vivências religiosas politeístas gregas e de matriz africana
Autor: SANTOS, Amanda Karolina da Silva 
Primeiro orientador: SILVA, Uiran Gebara da
Primeiro coorientador: SOUZA NETO, José Maria Gomes de
Primeiro membro da banca: MOURA, Carlos André Silva de
Segundo membro da banca: MOERBECK, Guilherme Gomes
Resumo: A elaboração desta pesquisa aspira a entender a possibilidade de enaltecer o espírito crítico e investigativo do indivíduo em contexto escolar, contribuindo para a dinâmica do profissional de História em suas aulas. A análise partiu da constatação da distância espaço-temporal dos discentes para com a religião grega, associando também esse distanciamento às religiões de matriz africana. Com base nisso buscamos, através do teatro grego, uma possibilidade pedagógica para se trabalhar de forma ampla a temática de religião, tornando assim um ambiente propício para a pluralidade religiosa, respeito e tolerância. A utilização da peça grega teatral do tragediógrafo Eurípedes será um elo entre o conhecimento, a atualidade e o passado, proporcionando aos estudantes a visão de um recorte específico da religião e religiosidade grega no séc. IV e V A.E.C. Além da peça grega também utilizamos livros que retratam os mitos das religiões de matriz africana, para fins de uma análise comparada entre ambas as religiões politeístas e a forma como são interpretadas dentro do ambiente escolar. Concomitantemente, foram ensejadas reflexões com o propósito de exercitar a leitura, a interdisciplinaridade, bem como compreender e interpretar os fatores relacionados e estudados dentro dos contextos históricos da peça. O teatro Grego também possibilita despertar nos indivíduos a busca pelo conhecimento, bem como fortificar a construção do saber desconstruindo a visão de uma religião a parte de nossa cultura.
Abstract: The elaboration of this research aspires to understand the possibility of enhancing the critical and investigative spirit of individuals students in the school context, contributing to the practices of the History professional in their classes. The analysis starts from perception of the spatial and temporal distance of the students from the Greek religion, and then associates this distance with a similar one regarding the African-oriented religions. Based on this, we seek through the Greek theater a pedagogical possibility to work broadly on the theme of religion, thus making it an environment conducive to religious plurality, respect and tolerance. The use of the Greek theatrical play by the tragediographer Euripides will be a link between knowledge, the present and the past, providing students with a view of a specific cut of Greek religion and religiosity in the IV and V Century B.C.E. In addition to the Greek play, we also used books that portray the myths of African-oriented religions, for the purpose of a comparative analysis between both polytheistic religions and the way they are interpreted within the school environment. Concomitantly, we reflected on the purpose of exercising reading, interdisciplinarity, as well as understanding and interpreting the factors related and studied within the historical contexts of the play. The Greek theater also makes it possible to awaken in individuals the search for knowledge, as well as fortify the construction of knowledge by deconstructing the vision of a religion apart from our culture
Palavras-chave: Ensino de história
História Antiga
Prática pedagógica
Interdisciplinaridade
Teatro na educação
Teatro grego
Religião
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SANTOS, Amanda Karolina da Silva. Teatro grego na escola: ferramenta didática para análise das vivências religiosas politeístas gregas e de matriz africana. 2022. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9485
Data de defesa: 3-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Karolina da Silva Santos.pdfDocumento principal1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.