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dc.creatorCAMELO, Pâmela Maria de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1293815588167145por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Alcileide Cabral do-
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Natanael Duarte-
dc.contributor.referee2BEZERRA , Rozélia-
dc.date.accessioned2023-11-29T21:42:48Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationCAMELO, Pâmela Maria de Carvalho. A presença da literatura de autoria feminina nas provas da segunda etapa do vestibular COVEST-PE (1996 – 2013): uma questão de cânone? 2022. 114 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9484-
dc.description.resumoO presente estudo se debruçou a analisar as provas de Literatura da Segunda Fase do Vestibular COVEST-PE, entre os anos de 1996 e 2013. A proposta visa levantar a presença da Literatura de Autoria Feminina na documentação selecionada, traçando um paralelo a debates teóricos, esses por sua vez se dividem a partir do estudo de políticas públicas para a educação (LESSA, 2012); (GALIAN, 2014); (SAVIANI, 1999); (BOURDIEU; PASSERON, 1992), dos debates de gênero e acesso das mulheres a espaços de instrução e produção literária (DUARTE, 2003); (HOLLANDA, 1992); (SILVA, 2015); (BRITO, 2010); (SILVA, 2018); (SCOTT, 1995); do cânone e as dinâmicas deste na sociedade brasileira (BLOOM, 1995); (MUZART, 1995); (CAIRO, 2001); (FREITAS, 2008); (CANDIDO, 1997). A análise metodológica engloba o cruzamento das fontes desenvolvendo uma análise comparativa dos resultados encontrados, incluindo a construção de quadros e discussões complementares as provas. Entre estas fontes, foram observados jornais, livros e manual do vestibular, para além as provas analisadas. O cruzamento de fontes permitiu assim confirmar o resultado geral do trabalho e aprofundamento do estudo.por
dc.description.abstractThe present study focused on analyzing the Literature exams of the Second Phase of the COVEST-PE Vestibular, between the years 1996 and 2013. The proposal aims to raise the presence of Literature by Female Authorship in the selected documentation, drawing a parallel to theoretical debates, these, in turn, are divided from the study of public policies for education (LESSA, 2012); (GALIAN, 2014); (SAVIANI, 1999); (BOURDIEU; PASSERON, 1992), gender debates and women's access to spaces for instruction and literary production (DUARTE, 2003); (HOLANDA, 1992); (SILVA, 2015); (BRITO, 2010); (SILVA, 2018); (SCOTT, 1995); of the canon and its dynamics in Brazilian society (BLOOM, 1995); (MUZART, 1995); (CAIRO, 2001); (FREITAS, 2008); (CANDIDO, 1997). The methodological analysis encompasses the crossing of sources, developing a comparative analysis of the results found, including the construction of tables and discussions complementary to the evidence. Among these sources, newspapers, books and the vestibular manual were observed, in addition to the analyzed tests. The crossing of sources thus allowed confirming the general result of the work and deepening the study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-11-29T21:42:48Z No. of bitstreams: 1 Pamela Maria de Carvalho Camelo.pdf: 1309539 bytes, checksum: 8541d909ad717ffc0691219f3357f881 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T21:42:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pamela Maria de Carvalho Camelo.pdf: 1309539 bytes, checksum: 8541d909ad717ffc0691219f3357f881 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectEscritoraspor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectCânones da literaturapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA presença da literatura de autoria feminina nas provas da segunda etapa do vestibular COVEST-PE (1996 – 2013): uma questão de cânone?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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