Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Zenaide Gregorio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4589080461015003por
dc.contributor.advisor1PACHECO, Ricardo de Aguiar-
dc.contributor.referee1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee2DINIZ, Rozeane Porto-
dc.date.accessioned2023-11-29T21:17:11Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationALVES, Zenaide Gregorio. O Espaço Ciência como lugar de ensino de História. 2022. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9481-
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolve oficinas pedagógicas voltadas ao ensino de História no Espaço Ciência, museu de ciência situado no estado de Pernambuco. Metodologicamente fizemos uso de pesquisas bibliográficas sobre a relação ensino e museus. O primeiro capítulo desdobra os conceitos de museu, museu de ciência, as diferenças e semelhanças entre museus e centros de ciências, e o ensino de História. O segundo capítulo aborda o papel educativo dos museus e a experimentação nos museus de ciência. Nesses primeiros capítulos também foram abordados conceitos como cidadania científica, ensino não-formal, divulgação científica, interatividade (hands on, push-button, minds on e heart on) e a didática aplicada às instituições museológicas. O capítulo terceiro, consta as propostas educativas ligadas ao ensino de história e algumas possibilidades de relacioná-las às exposições do Espaço Ciência sob a forma de 3 oficinas pedagógicas interdisciplinares. A Oficina Mapa Cultural tem como objetivo identificar os elementos culturais e característicos dos municípios do Estado de Pernambuco, através de imagens ilustrativas. A Oficina CSI Histórico se utiliza de uma dinâmica de game para investigar e solucionar um crime de assassinato em uma aldeia indígena, identificar e comparar elementos culturais indígenas e não indígenas. A Oficina Brasil: uma pátria estrelada adapta uma dinâmica de reprodução da bandeira nacional e análise de outros elementos simbólicos utilizados em diferentes períodos da História do Brasil para focar no conteúdo da República. Desta forma, essa dissertação evidencia a possibilidade de desenvolver atividades de ensino de história em um museu de ciências.por
dc.description.abstractThis essay develops pedagogical workshops focused on the teaching of history at Espaço Ciência, a science museum located in the state of Pernambuco, Brazil. Methodologically we made use of bibliographical researches on the relations in teaching and museums. The first chapter unfolds the concepts of museum, science museum, the differences and similarities between museums and science centers, and the teaching of history. The second chapter addresses the educational role of museums and experimentation in science museums. These early chapters also covered concepts such as scientific citizenship, non-formal teaching, science outreach, hands-on, push-button, minds on and heart on interactivity, and didactics applied to museum institutions. The third chapter contains the educational proposals related to the teaching of history and some possibilities of relating them to the exhibitions of the Espaço Ciência in the form of 3 interdisciplinary pedagogical workshops. Of which: The Cultural Map Workshop aims to identify the cultural and characteristics elements of the cities in Pernambuco, through illustrative images. The CSI Historical Workshop uses game dynamics to investigate and solve a murder crime in an indigenous village, to identify and compare indigenousand non-indigenous cultural elements. The Workshop Brazil: A starry homeland adapts a reproduction dynamics of the national flag and analysis of other symbolic elements used in different periods of Brazilian history to focus on the content of the Republic. Thus, this dissertation highlights the possibility of developing History Teaching activities in a Science Museum.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-11-29T21:17:11Z No. of bitstreams: 1 Zenaide Gregorio Alves.pdf: 1743831 bytes, checksum: 3bab5a8cedd5b4b47a6e1ab945e3e9fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T21:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zenaide Gregorio Alves.pdf: 1743831 bytes, checksum: 3bab5a8cedd5b4b47a6e1ab945e3e9fa (MD5) Previous issue date: 2022-04-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectMuseu de ciênciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO Espaço Ciência como lugar de ensino de Históriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zenaide Gregorio Alves.pdfDocumento principal1,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.