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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, Renan Moura de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3802404445141358por
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Humberto da Silva-
dc.contributor.referee1SILVA, Giselda Brito-
dc.contributor.referee2PACIEVITCH, Caroline-
dc.date.accessioned2023-11-29T21:03:55Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationFREITAS, Renan Moura de. Entre muros, só nos resta o céu: ensino de História, professores e adolescentes privados de liberdade. 2022. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9479-
dc.description.resumoQuais as aberturas (im)possíveis de um ensino de História no contexto escolar do atendimento socioeducativo de privação de liberdade realizado pela Funase? A presente pesquisa buscou investigar como o ensino de História mobiliza concepções docentes na medida socioeducativa de internação. Foi considerado como ponto de partida as contribuições de uma educação para e com os direitos humanos, tendo em vista a necessidade de garantir o respeito às diferentes formas de viver e ser dos adolescentes com quem a lei entra em conflito. Para explorar essas (im)possibilidades, utilizamos como recorte espacial um Centro de Atendimento Socioeducativo de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase), o Case Jaboatão, além de investigação que contemplou a análise da ordem do discurso pedagógico dos documentos educacionais e entrevistas com professores de História. As medidas socioeducativas se caracterizam como uma política pública de atendimento e responsabilização aos adolescentes que cometeram ato infracional. No cumprimento de MSE de internação, o direito à educação é uma prerrogativa reafirmada pelos dispositivos legais presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional Socioeducativo. Dessa forma, é papel do ensino de História construir uma prática pedagógica direcionada a garantir esse direito. No entanto, mais do que isso, a presente pesquisa concluiu que a relação entre professores de história e os adolescentes do Case estão além das formalidades legais. O mesmo acontece para as concepções docentes: às vezes, assentadas como os muros, às vezes flertando tremores inesperados.por
dc.description.abstractWhat are the (im)possible openings of history teaching in the school context of the freedom-depriving socio-educative assistance realized by Funase? The present research sought to investigate how history teaching mobilizes teaching conceptions in the socio-educative measure of internship. It was considered as a starting point the contribution of an education for and with the human rights, having in sight the necessity of ensuring the respect to the different living and being ways of teenagers with whom the law conflicts with. To explore those (im)possibilities, we used as a base a socio-educational assistance internship center from the socio-educative assistance foundation of Pernambuco (Funase), the “Case Jaboatão”, besides investigation that contemplated the analysis of the order of the pedagogical speech of educational documents and interviews with history teachers. The socio-educative measures characterizes as a public policy of assistance and accountability of teenagers who committed infringing acts. While fulfilling internship socio-educative measures, the right to education is a reaffirmed prerogative by the legal provisions present in the “Estatuto da Criança e do Adolescente” (1990) and law 12.594/2012, that instituted the National socio-educative system. Thus, it is the history teaching’s role to build a pedagogical practice directed to guarantee this right. However, more than that, the present research concluded that the relation between history teachers and teenagers from “Case” are beyond legal formalities. The same happens to teaching conceptions: sometimes, seated like walls, sometimes, flirting unexpected tremors.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-11-29T21:03:55Z No. of bitstreams: 1 Renan Moura de Freitas.pdf: 1198115 bytes, checksum: 66a97385896af4b08f9be8957e154f12 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T21:03:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renan Moura de Freitas.pdf: 1198115 bytes, checksum: 66a97385896af4b08f9be8957e154f12 (MD5) Previous issue date: 2022-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectSistema socioeducativopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleEntre muros, só nos resta o céu: ensino de História, professores e adolescentes privados de liberdadepor
dc.typeDissertaçãopor
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