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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre muros, só nos resta o céu: ensino de História, professores e adolescentes privados de liberdade
Autor: FREITAS, Renan Moura de 
Primeiro orientador: MIRANDA, Humberto da Silva
Primeiro membro da banca: SILVA, Giselda Brito
Segundo membro da banca: PACIEVITCH, Caroline
Resumo: Quais as aberturas (im)possíveis de um ensino de História no contexto escolar do atendimento socioeducativo de privação de liberdade realizado pela Funase? A presente pesquisa buscou investigar como o ensino de História mobiliza concepções docentes na medida socioeducativa de internação. Foi considerado como ponto de partida as contribuições de uma educação para e com os direitos humanos, tendo em vista a necessidade de garantir o respeito às diferentes formas de viver e ser dos adolescentes com quem a lei entra em conflito. Para explorar essas (im)possibilidades, utilizamos como recorte espacial um Centro de Atendimento Socioeducativo de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase), o Case Jaboatão, além de investigação que contemplou a análise da ordem do discurso pedagógico dos documentos educacionais e entrevistas com professores de História. As medidas socioeducativas se caracterizam como uma política pública de atendimento e responsabilização aos adolescentes que cometeram ato infracional. No cumprimento de MSE de internação, o direito à educação é uma prerrogativa reafirmada pelos dispositivos legais presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei 12.594/2012, que instituiu o Sistema Nacional Socioeducativo. Dessa forma, é papel do ensino de História construir uma prática pedagógica direcionada a garantir esse direito. No entanto, mais do que isso, a presente pesquisa concluiu que a relação entre professores de história e os adolescentes do Case estão além das formalidades legais. O mesmo acontece para as concepções docentes: às vezes, assentadas como os muros, às vezes flertando tremores inesperados.
Abstract: What are the (im)possible openings of history teaching in the school context of the freedom-depriving socio-educative assistance realized by Funase? The present research sought to investigate how history teaching mobilizes teaching conceptions in the socio-educative measure of internship. It was considered as a starting point the contribution of an education for and with the human rights, having in sight the necessity of ensuring the respect to the different living and being ways of teenagers with whom the law conflicts with. To explore those (im)possibilities, we used as a base a socio-educational assistance internship center from the socio-educative assistance foundation of Pernambuco (Funase), the “Case Jaboatão”, besides investigation that contemplated the analysis of the order of the pedagogical speech of educational documents and interviews with history teachers. The socio-educative measures characterizes as a public policy of assistance and accountability of teenagers who committed infringing acts. While fulfilling internship socio-educative measures, the right to education is a reaffirmed prerogative by the legal provisions present in the “Estatuto da Criança e do Adolescente” (1990) and law 12.594/2012, that instituted the National socio-educative system. Thus, it is the history teaching’s role to build a pedagogical practice directed to guarantee this right. However, more than that, the present research concluded that the relation between history teachers and teenagers from “Case” are beyond legal formalities. The same happens to teaching conceptions: sometimes, seated like walls, sometimes, flirting unexpected tremors.
Palavras-chave: Educação escolar
Ensino de história
Adolescente
Sistema socioeducativo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: FREITAS, Renan Moura de. Entre muros, só nos resta o céu: ensino de História, professores e adolescentes privados de liberdade. 2022. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9479
Data de defesa: 15-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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