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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história do Brasil colonial a partir do Museu Regional de Olinda
Autor: SILVA, Goreti Pélagué Pereira da 
Primeiro orientador: PACHECO, Ricardo de Aguiar
Primeiro membro da banca: BORGES, Caroline
Segundo membro da banca: DINIZ, Rozeane Porto
Resumo: Esta dissertação propõe o estudo do ensino escolar de história através do Museu Regional de Olinda (MUREO). Foi feita revisão bibliográfica sobre o ensino de história no Brasil, percorrendo a história da disciplina escolar e seus desafios e avanços ao longo do tempo. Percebemos que a função social do ensino de história nem sempre foi a mesma, sofrendo mudanças de acordo com diversos fatores, sobretudo de ordem política, social e cultural. Dessa forma, analisamos como os currículos, através dos documentos oficiais, foram sendo modificados, incorporando novas perspectivas teórico-metodológicas e conteúdos à disciplina. Também discutimos acerca da educação em museus, trazendo as definições de museu e a importância do estudo das memórias sociais através dos bens culturais para o ensino de história. Destacamos a história e a exposição do Museu Regional de Olinda, analisando o potencial didático do museu. Por fim, propomos três projetos didáticos centrados na exposição do MUREO. Cada ação educativa proposta possui conteúdo próprio dos parâmetros curriculares oficiais do estado de Pernambuco, com foco em história do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa busca contribuir para o debate sobre a importância do uso do patrimônio cultural material nas aulas de história, utilizando o MUREO como fonte da história do Brasil.
Abstract: This dissertation proposes the study of school history teaching through the Regional Museum of Olinda (MUREO). A bibliographic review was made on the teaching of history in Brazil, covering the history of school discipline and its challenges and advances over time. We realized that the social function of teaching history was not always the same, undergoing changes according to several factors, especially of a political, social and cultural nature. Thus, we analyzed how the curricula, through official documents, were being modified, incorporating new theoretical and methodological perspectives and content to the discipline. We also discussed education in museums, bringing the definitions of the museum and the importance of studying memories through cultural assets for the teaching of history. We highlight the history and exhibition of the Regional Museum of Olinda, analyzing the didactic potential of the museum. Finally, we propose three didactic projects focused on the MUREO exhibition. Each educational action proposed has its own content of the official curricular parameters of the state of Pernambuco, focusing on the history of Brazil. Thus, this research seeks to contribute to the debate on the importance of using cultural material heritage in history classes, using MUREO as a source of Brazilian history.
Palavras-chave: Ensino de história
Didática
História do Brasil
Museu
Educação patrimonial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Goreti Pélagué Pereira da. O ensino de história do Brasil colonial a partir do Museu Regional de Olinda. 2021. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9470
Data de defesa: 26-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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