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Tipo do documento: Dissertação
Título: O eurocentrismo na historiografia e no ensino de história das ciências: a representação fílmica da medicina islâmica
Autor: VASCONCELOS, Daniel Tiago de 
Primeiro orientador: SILVA, Uiran Gebara da
Primeiro coorientador: SOUZA NETO, José Maria de
Primeiro membro da banca: SILVA, Giselda Brito
Segundo membro da banca: BIRRO, Renan Marques
Resumo: A presente pesquisa articulou uma investigação da cultura histórica por meio da análise da historiografia das ciências e do filme alemão ‘O Médico’ (2013), do diretor alemão Philipp Stölzl, inspirado no livro do jornalista norte-americano Noah Gordon (1986). Nessa narrativa ficcional, apresenta-se a vida de um cirurgião barbeiro inglês do século XI que vai à cidade persa de Ispahan (no atual Irã), para estudar medicina em um madraçal islâmico, chefiado pelo polímata Ibn Sina, mais conhecido como Avicena (980-1037), que influenciou profundamente a medicina europeia a partir do século seguinte. Foi realizada uma investigação teórica sobre eurocentrismo como categoria de análise e seus problemas para a pesquisa e o ensino de História. O filme apresentado, bem como outros elementos da cultura midiática foram interpretados pelos conceitos de difusionismo eurocêntrico, orientalização negativa e medievalização, fornecendo tanto uma análise do mesmo quanto elementos para proposições didáticas que objetivam o desenvolvimento da aprendizagem histórica conforme as discussões do campo da Didática da História.
Abstract: The present research carries out an investigation of historical culture by analyzing of the historiography of sciences and the German movie ‘Der Medicus’ (2013), by the German director Philipp Stölzl, inspired by the book ‘The Physician’ (1986), writing by the American journalist Noah Gordo. This fictional narrative presentes the life of an 11th-century English surgeon-barber who makes a journey to the Persian city of Ispahan (in present-day Iran) to study medicine in an Islamic madrasah, headed by the great polymath Ibn Sina, better known as Avicenna (980 -1037), who profoundly influenced European medicine from the following century. A theoretical investigation was carried out on Eurocentrism as a category of analysis and its problems for research and teaching of History. The film presented, as well as other elements of media culture, were interpreted by the concepts of Eurocentric diffusionism, negative orientalization and medievalization, providing an analysis of the movie and elements for didatic intervantions with the objective to improve historical learning according to the discussions in the field of History Didatics.
Palavras-chave: Eurocentrismo
História da ciência
Medicina medieval
Islã
Ensino de história
Cinema na educação
Didática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: VASCONCELOS, Daniel Tiago de. O eurocentrismo na historiografia e no ensino de história das ciências: a representação fílmica da medicina islâmica. 2021. 233 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9468
Data de defesa: 23-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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