Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVILELA, Déborah Roberta Santiago Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9140501119090048por
dc.contributor.advisor1PACHECO, Ricardo de Aguiar-
dc.contributor.referee1LUNA, Suely Cristina Albuquerque de-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Iranilson Buriti de-
dc.date.accessioned2023-11-20T22:06:58Z-
dc.date.issued2020-02-12-
dc.identifier.citationVILELA, Déborah Roberta Santiago Chaves. O programa educativo do Museu do Homem do Nordeste e sua contribuição para o ensino de História (1987-1997). 2020. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9451-
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender a formação e atuação da Divisão de Programas Educativo-Culturais do Museu do Homem do Nordeste e a sua contribuição para o Ensino de História através dos Programas Educativos: “Aprendendo no Museu”, “Museu no Magistério”, “Oficina de História” e “Caixas-Didáticas”, que ocorreram entre os anos de 1987 e 1997. Com a linha de Apoio ao Bem Cultural, o Instituto de Assuntos Culturais e o Instituto de Documentação vieram ajudar na promoção e difusão dos bens culturais do Museu do Homem do Nordeste. Um dos desdobramentos dessas atividades culturais se deu por meio da Divisão de Programas Educativo-Culturais, divisão essa que promoveu pedagogicamente as atividades culturais no museu, incentivando desde a visita à exposição e leituras da mesma, até cursos, formações pedagógicas, oficinas lúdicas e de teatro com a participação de grupos escolares, professores e estudantes de Recife e Região Metropolitana. Assim, à luz da História Cultural e do Ensino de História, buscamos compreender nessa narrativa histórica se os programas educativo-culturais “Aprendendo no Museu”, “Museu no Magistério”, “Oficina de História” e “Caixas-Didáticas”, possibilitaram uma formação didática e pedagógica acerca dos conteúdos de história.por
dc.description.abstractThis Master's dissertation aims to understand the formation and performance of the Division of Educational-Cultural Programs of the Museum of the Northeast and its contribution to the Teaching of History through the Educational Programs: “Learning at the Museum”, “Museum at the Magisterium” "," History Workshop "and" Didactic Boxes ", which took place between the years 1987 and 1997. With the Support for Cultural Property line, the Cultural Affairs Institute and the Documentation Institute came to help in the promotion and dissemination of cultural assets of the Museu do Homem do Nordeste. One of the consequences of these cultural activities took place through the Division of Educational-Cultural Programs, a division that pedagogically promoted the cultural activities of the museum, encouraging from the visit to the exhibition and readings of it, to courses, pedagogical training, recreational and educational workshops. theater with the participation of school groups, teachers and students from Recife and the Metropolitan Region. Thus, in the light of Cultural History and History Teaching, we seek to understand in this historical narrative whether the educational-cultural programs “Aprendering at the Museum”, “Museum at the Magisterium”, “History Workshop” and “Didactic Boxes”, made possible a didactic and pedagogical training on the contents of history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-11-20T22:06:58Z No. of bitstreams: 1 Deborah Roberta Santiago Chaves Vilela.pdf: 2751642 bytes, checksum: edce4f7e3f1ed780988114266bf1823d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-20T22:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Deborah Roberta Santiago Chaves Vilela.pdf: 2751642 bytes, checksum: edce4f7e3f1ed780988114266bf1823d (MD5) Previous issue date: 2020-02-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória culturalpor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO programa educativo do Museu do Homem do Nordeste e sua contribuição para o ensino de História (1987-1997)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deborah Roberta Santiago Chaves Vilela.pdfDocumento principal2,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.