Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, André Luiz Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1911220277826255por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone Alves de-
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Ana Lúcia do Nascimento-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Eduardo Romero de-
dc.date.accessioned2023-11-20T21:46:38Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationCARDOSO, André Luiz Rocha. Usos, preservação e patrimonialização das estações ferroviárias de Pernambuco. 2020. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9448-
dc.description.resumoO transporte ferroviário desempenhou papel significativo no desenvolvimento econômico e social de Pernambuco a partir da segunda metade do século XIX até meados do século XX. Ao longo dos mais de 1300 km de trilhos que compuseram a malha ferroviária pernambucana, várias estações ferroviárias foram construídas, servindo a pequenas, médias e grandes cidades da Zona da Mata, Agreste e Sertão, desempenhando funções relacionadas ao embarque e desembarque de passageiros e cargas, integrando a história e as memórias desses lugares. Com a gradativa desativação do transporte ferroviário, essas edificações se consolidaram como os principais elementos do patrimônio ferroviário de Pernambuco. Buscando entender como se dá a preservação destes bens através de novos usos, este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a história, preservação e a refuncionalização das estações ferroviárias de Pernambuco, partindo do processo de patrimonialização da ferrovia no estado.por
dc.description.abstractRailway transport played a significant role in the economic and social development of Pernambuco from the second half of the 19th century to the middle of the 20th century. Along the more than 1300 km of tracks that made up the Pernambuco rail network, several railway stations were built, serving small, medium and large cities in the Zona da Mata, Agreste and Sertão, performing functions related to the embarkation and disembarkation of passengers and loads, integrating the history and memories of these places. With the gradual deactivation of rail transport, these buildings have consolidated themselves as the main elements of Pernambuco's rail heritage. Seeking to understand how these goods are preserved through new uses, this work aims to analyze the relationship between the history, preservation and the refunctionalization of Pernambuco's railway stations, based on the heritage process of the railway in the state.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-11-20T21:46:38Z No. of bitstreams: 1 Andre Luiz Rocha Cardoso.pdf: 1957634 bytes, checksum: 72d191ae204e739395da3cbca6db4772 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-20T21:46:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andre Luiz Rocha Cardoso.pdf: 1957634 bytes, checksum: 72d191ae204e739395da3cbca6db4772 (MD5) Previous issue date: 2020-12-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstações ferroviáriaspor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectPernambucopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleUsos, preservação e patrimonialização das estações ferroviárias de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andre Luiz Rocha Cardoso.pdfDocumento principal1,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.