Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9447
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Memórias de Garanhuns”: história local e ensino de História
Autor: LIMA, Ana Cláudia Pontes de 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Ana Lúcia do Nascimento
Primeiro membro da banca: SANTOS, Cícero Joaquim dos
Segundo membro da banca: GEBARA, Uiran
Resumo: O presente texto de dissertação trata acerca do ensino de história local, a partir da análise da experiência da Escola Municipal Instituto Presbiteriano de Heliópolis com o projeto pedagógico interdisciplinar, “Memórias de Garanhuns”, realizado em duas edições, uma no ano de 2018 e outra no ano de 2019. A relevância dessa pesquisa contribui para o debate e a reflexão sobre o ensino de história local ao utilizar uma prática real como aporte. Para respaldar este trabalho, foram utilizados: bibliografias de autores locais sobre a história de Garanhuns, entrevistas orais e aplicação de questionários com professores, estudantes, gestão e funcionários da referida escola. Além de obras teóricas que tratam sobre as seguintes temáticas: ensino de história local, consciência histórica, cultura histórica, aprendizagem histórica, memória, identidade. Com esta pesquisa foi possível perceber que o trabalho interdisciplinar, com engajamento de toda equipe escolar e estudantes é capaz de promover experiências satisfatórias de aprendizagem histórica, ao tomar como ponto de partida a cultura e história local, e enfrentar desafios próprios de uma escola pública municipal.
Abstract: Este trabajo de disertación trata sobre la enseñanza de la historia local, a partir del análisis de la experiencia de la Escuela Municipal Instituto Presbiteriano de Heliópolis con el proyecto pedagógico interdisciplinario “Memórias de Garanhuns”, realizado en dos ediciones, una en 2018 y la otra en 2019. La relevancia de esta investigación es contribuir al debate y la reflexión sobre la enseñanza de la historia local utilizando la práctica real como aporte. Para apoyar este trabajo se utilizaron bibliografías de autores locales sobre la historia de la ciudad de Garanhuns, entrevistas orales y cuestionarios a profesores, alumnos, directivos y empleados de la escuela. Además de analizar trabajos teóricos que abordan los siguientes temas: enseñanza de la historia local, conciencia histórica, cultura histórica, aprendizaje histórico, memoria, identidad. Con esta investigación fue posible darse cuenta de que el trabajo interdisciplinario, con la implicación de todo el equipo escolar y de los alumnos, es capaz de promover experiencias satisfactorias de aprendizaje histórico, tomando la cultura y la historia local como punto de partida, y afrontando retos propios de una escuela pública municipal.
Palavras-chave: Ensino de história
História local
Garanhuns (PE)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: LIMA, Ana Cláudia Pontes de. “Memórias de Garanhuns”: história local e ensino de História. 2020. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9447
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Claudia Pontes de Lima.pdfDocumento principal1,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.