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Tipo do documento: Dissertação
Título: Interações discursivas e a (res)significação do conceito ácido-base por meio de atividades investigativas no ensino de Química
Autor: SILVA, Antonio Denilson Leandro da 
Primeiro orientador: SILVA, Suely Alves da
Primeiro membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Segundo membro da banca: LIMA, Analice de Almeida
Resumo: As tendências atuais da Educação em Ciências buscam (trans)formações com vistas a (res)significar aprendizagem de conceitos científicos em sala de aula, através de dinâmicas metodológicas que proporcionam o senso crítico e o protagonismo estudantil. Buscamos ao longo dessa pesquisa, analisar, em termos qualitativos, a constituição das interações discursivas e a (res)significação do conceito ácido-base a partir de atividades investigativas no ensino de Química. Desse modo, a pesquisa é de cunho qualitativo, e foi desenvolvida com 24 (vinte e quatro) estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do Nordeste paraense. Para a produção dos dados recorremos a vídeo-gravação como instrumento de coleta, para posterior transcrição e análise de todos os momentos propostos em uma atividade investigativa sobre ácidos e bases. Em seguida, aplicamos dois questionários com perguntas abertas, que foram respondidos pelos estudantes no início e no final da proposta de pesquisa. A análise dos dados vídeo-gravados ocorreu a partir da ferramenta analítica desenvolvida por Mortimer e Scott, a partir desta pudemos caracterizar os discursos desenvolvidos pelo professor e estudantes em sala de aula através das interações discursivas, lançando o olhar para os padrões de interação. Os questionários foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Constatamos inicialmente por meio das concepções prévias dos estudantes, ideias muito superficiais sobre ácidos e bases, no entanto, foi possível perceber um avanço conceitual significativo elaborado ao longo das atividades. Também, identificamos por meio dos discursos que permearam as interações discursivas, a presença das classes de abordagens comunicativas, interativa dialógica e interativa de autoridade. O padrão Iniciação – Resposta - Avaliação (I-R-A), emergiu em várias ocasiões. Assim, consideramos que o uso de atividades investigativas em Química contribui para a construção de conceitos em sala de aula e, esperamos que esta pesquisa, sirva de base para que novos estudos sejam desenvolvidos.
Abstract: Current trends in Science Education seek (trans)formations with a view to (re)meaning learning of scientific concepts in the classroom, through methodological dynamics that provide critical sense and student protagonism. We sought throughout this research to analyze, in qualitative terms, the constitution of discursive interactions and the (re)signification of the acid-base concept from investigative activities in the teaching of Chemistry. Thus, the research is qualitative, and was developed with 24 (twenty-four) students of the first grade of high school of a state public school in the Northeast of Pará. For the production of the data we used video-recording as a collection instrument, for later transcription and analysis of all the moments proposed in an investigative activity on acids and bases. Then, we applied two questionnaires with open questions, which were answered by the students at the beginning and at the end of the research proposal. The analysis of the video-recorded data occurred from the analytical tool developed by Mortimer and Scott, from which we were able to characterize the discourses developed by the teacher and students in the classroom through discursive interactions, looking at the patterns of interaction. The questionnaires were analyzed in the light of Discursive Textual Analysis. Initially, through the students' previous conceptions, we found very superficial ideas about acids and basics. Also, we identified through the discourses that permeated the discursive interactions, the presence of the classes of communicative approaches, dialogical interactive and interactive of authority. The pattern Initiation - Response - Assessment (I-R-A) emerged on several occasions. Thus, we consider that the use of investigative activities in Chemistry contributes to the construction of concepts in the classroom and we hope that this research will serve as a basis for further studies to be developed.
Palavras-chave: Ensino de química
Ensino por investigação
Interações discursivas
Perfil conceitual
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Antonio Denilson Leandro da. Interações discursivas e a (res)significação do conceito ácido-base por meio de atividades investigativas no ensino de Química. 2023. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9438
Data de defesa: 29-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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