Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9435
Tipo do documento: Dissertação
Título: Temas geradores no ensino de ciências como promotores da educação ambiental crítico-humanizadora na educação de jovens e adultos
Autor: MELO, Rayanne Fernanda da Costa 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Primeiro coorientador: MOREIRA, Cirdes Nunes
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Maria Inêz Oliveira
Segundo membro da banca: SILVA, Ivoneide Mendes da
Resumo: O ensino de ciências tem se apresentado como campo fértil para o fomento dos debates sobre as questões ambientais e deve se preocupar em estabelecer relações entre os conhecimentos discutidos e construídos com os impactos refletidos na sociedade. Neste contexto, o ensino de ciências e a Educação Ambiental (EA) surgem como ferramentas para o enfrentamento dos problemas socioambientais, colaborando para que os indivíduos possam construir valores, conhecimentos e habilidades que visem promover transformações da realidade, a partir de ações que levem à conservação do meio ambiente e à sustentabilidade. A importância de trazer as reflexões da EA para a escola se torna ainda mais pertinente quando o público é composto por pessoas que tiveram que abandonar o ensino regular para trabalhar. Geralmente, são pessoas que pertencem às classes sociais em situação de vulnerabilidade socioambiental, o que evidencia a exclusão social, como é o caso de grande parte dos estudantes da modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista que há uma relação entre o que o ensino de ciências e a EA crítico-humanizadora buscam promover, bem como as necessidades formativas dos estudantes que estão na EJA, nos perguntamos: Como as questões ambientais podem ser “temas geradores” para o ensino de ciências, de modo a promover uma Educação Ambiental crítico-humanizadora na Educação de Jovens e Adultos? Respondemos à referida pergunta utilizando a pesquisa qualitativa descritiva, tendo como inspiração a pedagogia freiriana. Contamos com duas professoras de ciências do Ensino Fundamental da EJA (EFEJA), de uma escola da Rede Estadual localizada na Cidade de São Lourenço da Mata – Pernambuco (PE). As entrevistas semiestruturadas e observação foram os instrumentos metodológicos mobilizados para a coleta de dados. Buscando colaborar positivamente para as práticas educativas para o público da EJA desenvolvemos momentos formativos, de modo que possibilitassem, às professoras, vivenciar o trabalho dos temas ambientais como temas geradores. Para o tratamento e análise dos dados, nos pautamos na análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados demonstraram que muitas são as dificuldades, pressões e desafios que surgem na caminhada do professor. Desafios que levam ao desestímulo, desumanização e à reprodução de práticas ambientais ingênuas. Apesar disso, constatamos a mudança de perspectiva acerca da dimensão crítico-humanizadora da EA. Além disso, conseguimos identificar que o público da EJA, apesar de sofrer diversas injustiças sociais, busca na educação os subsídios para realizar as transformações em sua realidade. Sendo assim, ficou evidenciado que a Educação Ambiental crítico-humanizadora colabora para a formação desses indivíduos que se posicionaram de forma crítica ao fazer a leitura da sua realidade, dando mais significado aos conteúdos vistos em sala de aula.
Abstract: Science teaching has been presented as a fertile field for promoting debates on environmental issues and should be concerned with establishing relationships between the knowledge discussed and constructed with the impacts reflected on society. In this context, science teaching and Environmental Education (EA) emerge as tools for coping with socio-environmental problems, collaborating so that individuals can build values, knowledge and skills that aim to promote changes in reality, based on actions that lead to the environmental conservation and sustainability. The importance of bringing EE reflections to the school becomes even more relevant when the public is made up of people who had to drop out of regular education to work. Generally, they are people who belong to social classes in a situation of socio-environmental vulnerability, which highlights social exclusion, as is the case of most students of the Youth and Adult Education (EJA) modality. Bearing in mind that there is a relationship between what science teaching and critical-humanizing EE seek to promote, as well as the training needs of students who are in EJA, we ask ourselves: How can environmental issues be “generative themes” for the Teaching Science, in order to promote a critical-humanizing Environmental Education in Youth and Adult Education? We answered that question using descriptive qualitative research, inspired by Freire's pedagogy. We have two science teachers from Elementary School of EJA (EFEJA), from a State Network school located in the City of São Lourenço da Mata - Pernambuco (PE). Semi-structured interviews and observation were the methodological instruments mobilized for data collection. Seeking to collaborate positively with the educational practices for the EJA public, we developed formative moments, so that the teachers could experience the work of environmental themes as generating themes. For the treatment and analysis of the data, we are guided by the content analysis of Bardin (2011). The results showed that there are many difficulties, pressures and challenges that arise in the teacher's journey. Challenges that lead to discouragement, dehumanization and the reproduction of naive environmental practices. Despite this, we found a change of perspective about the critical-humanizing dimension of EE. In addition, we were able to identify that the EJA public, despite suffering from various social injustices, seeks in education the subsidies to carry out transformations in their reality. Thus, it was evident that critical-humanizing Environmental Education collaborates for the formation of these individuals who took a critical position when reading their reality, giving more meaning to the contents seen in the classroom.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Ensino de ciências
Educação ambiental
Temas geradores
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MELO, Rayanne Fernanda da Costa. Temas geradores no ensino de ciências como promotores da educação ambiental crítico-humanizadora na educação de jovens e adultos. 2022. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9435
Data de defesa: 21-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayanne Fernanda da Costa Melo.pdfDocumento principal1,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.