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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental no contexto remoto: um olhar para processos de objetivação em tarefas de generalização de padrões
Autor: OLIVEIRA, Zaine Hete Ribeiro de 
Primeiro orientador: ALMEIDA, Jadilson Ramos de
Primeiro coorientador: MARTINS, Juliana
Primeiro membro da banca: LIMA, Anna Paula de Avelar Brito
Segundo membro da banca: MORETTI, Vanessa Dias
Resumo: Visando o desenvolvimento do pensamento algébrico, a Base Nacional Comum Curricular como um dos documentos que regem o currículo da educação brasileira, introduz a álgebra como unidade temática a ser trabalhada desde os anos iniciais do ensino fundamental. Reforma curricular que data de menos de uma década, os documentos oficiais da educação orientam a articulação entre os objetos de estudo a serem trabalhados no currículo da educação básica com a formação de professores. Nesta perspectiva, no que tange os saberes docentes para o ensino da álgebra nos anos iniciais, estudos apontam as fragilidades de muitos professores quanto ao domínio deste saber, o que sinaliza a importância da urgência do fomento de formações continuadas que visam a álgebra como objeto de estudo. Desse modo, esta pesquisa partiu da observação participante de uma formação continuada de professores que ensinam álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental, ancorada teórica e metodologicamente na Teoria da Objetivação. Partindo dos pressupostos teóricos da Teoria da Objetivação, nesta pesquisa buscou-se identificar indícios de processos de objetivação vivenciados por docentes que ensinam álgebra nos anos iniciais no contexto remoto de uma formação continuada. Para isso, foram realizadas as análises das ideias acerca da álgebra e pensamento algébrico reveladas pelas professoras por meio de questionário eletrônico aplicado no momento pré-formação continuada e a observação participante dos encontros ocorridos com as professoras no pequeno grupo da formação. Constatou-se que, em contato com as tarefas envolvendo a generalização de padrões em sequências, apesar de não apresentarem a materialização do pensamento algébrico propriamente dito, as docentes vivenciaram os processos de objetivação, no que diz respeito às ideias de pensamento algébrico à luz da TO, a distinção entre as definições de generalização algébrica e generalização aritmética, bem como as noções de sequência repetitiva e de crescimento. Observou-se ainda a mobilização de processos de subjetivação nos momentos em que as professoras interagem em grupo, demonstram características como empatia, solidariedade e cuidado com o outro.
Abstract: Aiming at the development of algebraic thinking, the Common National Curricular Base as one of the documents that govern the curriculum of Brazilian education introduces algebra as a thematic unit to be worked since the early years of elementary school. A curricular reform that dates back less than a decade, the official documents of education guide the articulation between the objects of study to be worked on in the basic education curriculum and teacher training. In this perspective, regarding the knowledge of teachers for the teaching of algebra in the early years, studies point out the weaknesses of many teachers in the domain of this knowledge, which indicates the importance of the urgency of the promotion of continued education that aims at algebra as an object of study. Thus, this research was based on participant observation of a continuing education program for teachers who teach algebra in the early years of elementary school, theoretically and methodologically anchored in the Objectivation Theory. Based on the theoretical assumptions of the Objectivation Theory, this research sought to identify evidence of objectification processes experienced by teachers who teach algebra in the early years in the remote context of a continuing education. For this purpose, we analyzed the ideas about algebra and algebraic thought revealed by the teachers through an electronic questionnaire applied during the pre-training and participant observation of the meetings with the teachers in the small group of the training. It was found that, in contact with the tasks involving the generalization of patterns in sequences, despite not presenting the materialization of algebraic thinking itself, the teachers experienced the processes of objectification, with respect to the idea of algebraic thinking in the light of TO, the distinction between the definitions of algebraic generalization and arithmetic generalization, as well as the notions of repetitive sequence and growth. It was also observed the mobilization of subjectivation processes in the moments in which the teachers interact in groups, demonstrate characteristics such as empathy, solidarity and care for the other.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Ensino de matemática
Álgebra
Formação de professores
Formação continuada
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: OLIVEIRA, Zaine Hete Ribeiro de. Formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental no contexto remoto: um olhar para processos de objetivação em tarefas de generalização de padrões. 2022. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9433
Data de defesa: 14-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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