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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNOBRE, Sandy Beatriz Gomes da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617899010924115por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee1JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.referee2NEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Luciana Mello-
dc.date.accessioned2023-10-27T15:06:37Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationNOBRE, Sandy Beatriz Gomes da Silva. Avaliação em Paulo Freire: um estudo com professoras formadoras do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2021. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9427-
dc.description.resumoFrente à importância do processo de valorização da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento; da influência significativa da formação inicial na construção das concepções e da postura avaliativa dos futuros professores; da relevância do pensamento de Paulo Freire para a formação docente; e à carência de estudos que abordem a avaliação segundo a concepção freireana na formação inicial de professores de biologia, surgiu a necessidade de compreender as relações apresentadas entre a avaliação praticada pelos professores formadores e a avaliação numa perspectiva freireana. Nessa direção, este trabalho visa analisar como as ideias de Paulo Freire têm influenciado as práticas avaliativas dos professores formadores nas disciplinas de estágio supervisionado obrigatório (ESO). Para tanto, o locus do estudo foi o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade federal pública localizada no estado de Pernambuco e os atores sociais da pesquisa foram as professoras que ministram o componente curricular ESO. Ao delimitar os meios para obter respostas à nossa questão de pesquisa, organizamos o processo de coleta de dados em três etapas: 1. Análise documental do PPC (Projeto Pedagógico de Curso) do curso e dos planos de ensino; 2. Entrevista semiestruturada com os professores formadores; 3. Tratamento e análise dos dados que foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Entre os resultados, destacamos que o PPC mais recente, comparado ao anterior, apresentou certa aproximação com um viés freireano no que diz respeito às concepções de avaliação, assim como as concepções reveladas nos planos de ensino e nas falas nos permitiram atestar que estão alinhadas com uma proposta avaliativa baseada nas ideias de Freire. Os pressupostos e a base de desenvolvimento das ações avaliativas caminham no sentido de uma prática emancipatória e libertadora. Não observamos o uso da avaliação como instrumento de classificação, tampouco como forma de punição. Ao contrário, as concepções de avaliação caminham no sentido da valorização da autonomia, humanização, reflexão, libertação e emancipação a partir das ações avaliativas. Desenvolver uma avaliação freiriana nos cursos de formação de professores tem grande contribuição para que os futuros professores pratiquem menos exames e mais avaliação. Dessa forma, acreditamos que avaliar em Freire é um caminho para a superação dos modelos avaliativos tradicionais.por
dc.description.abstractFaced by the importance of the valorization process of evaluation from the perspective of knowledge construction; the significant influence of initial training in the construction of conceptions and the evaluative posture of future teachers; the relevance of Paulo Freire's thought for teacher education; and the lack of studies that address the assessment according to the Freirean conception in the Biology initial training teachers, the need to understand of the relationships between the assessment practiced by the trainer teachers and the assessment from a Freirean perspective has arisen. In this direction, this work aims to analyze how Paulo Freire's ideas have influenced the assessment practices of teachers in the disciplines of mandatory supervised internship (ESO). For this, the locus of the study was the Licentiate Course in Biological Sciences of a Public Federal University located in the Pernambuco state and the social authors of the research were the professors who teach the ESO curriculum component. By delimiting the means to obtain answers to our research question, we organized the data collection process in three stages: 1. Documentary analysis of the Pedagogical Course Project (PPC) and teaching plans; 2. Semi-structured interview with training teachers; 3. Treatment and analysis of data that were submitted to Bardin's content analysis. Among the results, we highlight that the most recent PPC, compared to the previous one, presented an approximation with a Freirean bias regarding evaluation concepts, as well as the concepts revealed in the teaching plans and in the interview’s, speeches allowed us to attest that they are aligned with an evaluative proposal based on Freire's ideas. The assumptions and the development basis of the evaluative actions move towards to an emancipatory and liberating practice. We have neither observed the use of evaluation as a classification instrument, nor as a form of punishment. On the other hand, the evaluation conceptions support the valorization of the autonomy, humanization, reflection, liberation, and emancipation from the evaluative actions. The development of a Freirian's evaluation in teacher education courses has a worth contribution for future teachers to practice less exams and more evaluation. Thus, we believe that Freire's evaluation is a way to overcome traditional evaluation models.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-10-27T15:06:37Z No. of bitstreams: 1 Sandy Beatriz Gomes da Silva Nobre.pdf: 1409493 bytes, checksum: 73454c777c821cd9afb902ce970b5278 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-27T15:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandy Beatriz Gomes da Silva Nobre.pdf: 1409493 bytes, checksum: 73454c777c821cd9afb902ce970b5278 (MD5) Previous issue date: 2021-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectProfessor de biologiapor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação em Paulo Freire: um estudo com professoras formadoras do curso de Licenciatura em Ciências Biológicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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