Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9426
Tipo do documento: Tese
Título: Entre cavernas, obstáculos e horizontes: um olhar sobre a formação continuada de professores de ciências da natureza à luz da hermenêutica, dialogicidade e complexidade
Autor: LIMA, Suellen Tarcyla da Silva 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena de
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Terceiro membro da banca: SILVA, Maria de Fátima Gomes da
Quarto membro da banca: GUEDES, Marília Gabriela de Menezes
Resumo: Esta tese traz em seu cerne a formação continuada de professores contemplando os ordenamentos legais que a orientam, as percepções e as articulações com a prática docente. O fio condutor da pesquisa foi orientado pela seguinte pergunta: Qual a articulação existente entre as políticas de formação continuada, a formação continuada e a prática docente de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) que atuam no Ensino Médio ofertado pela Rede Pública Estadual? A estruturação de tais questionamentos foi fundamental para a constituição dos vieses e olhares desenvolvidos. Foram por meio de tais questões que as tramas foram sendo construídas e a grande teia do conhecimento se revelou. Levando em consideração as reflexões que culminaram com a emergência de tais questionamentos, elegemos como pressuposto a seguinte afirmação: As bases epistemológicas e racionalidades que norteiam as políticas públicas de formação docente se materializam na formação continuada e contribuem para o fortalecimento do distanciamento entre aquilo que se discute na formação continuada e o que é vivenciado pelo docente no contexto da sala de aula. O objetivo central foi investigar as contribuições das Políticas Públicas de Formação Continuada e da Formação Continuada para a prática docente dos Professores de Biologia, Física e Química que atuam no Ensino Médio ofertado pela Rede Estadual de Pernambuco. Para isso foram delineados os seguintes objetivos específicos: Identificar as racionalidades e bases epistemológicas que norteiam a Política Nacional de Formação de Professores e suas implicações no processo de formação continuada vivenciado pelos Professores de Biologia, Física e Química que atuam no Ensino Médio ofertado pela Rede Estadual de Educação de Pernambuco; Analisar as concepções dos Professores sobre a Formação Continuada; Compreender as percepções dos professores sobre a relevância da formação continuada vivenciada e suas contribuições para a ressignificação da prática docente. Foi utilizada a Metodologia Interativa (OLIVEIRA, 2001) e o Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD) como técnica, para obtenção dos dados e a Análise Hermenêutica-Dialética Interativa (AHDI) como ferramenta de análise; o grupo de participantes foi composto por 05 docentes que lecionam Biologia, Física e Química na rede Estadual de Pernambuco e 01 formador da área que atua em uma gerência regional de educação. As reflexões e discussões realizadas foram subsidiadas pelas contribuições de teóricos que têm se dedicado à análise das questões relacionadas à formação continuada de professores e ao exercício da profissão docente e que, vêm traçando a partir da crítica à racionalidade técnica e instrumental, caminhos para a constituição de uma racionalidade crítica na formação de professores. Os resultados indicam a necessidade da reformulação das compreensões e vivências construídas no âmbito da formação continuada docente e a discussão de uma formação continuada multidimensional que atenda as novas demandas formativas e perceba o docente como um coautor do seu processo formativo.
Abstract: The thesis presented brings me to the core of the Continuing Education of Teachers, contemplating the legal regulations that guide it, the perceptions and articulations with the teaching practice. The guiding line of the research was guided by the following question: What is the link between continuing education policies, continuing education and the teaching practice of Natural Science Teachers (Biology, Physics and Chemistry) who work in High School offered by the Network State Public? The structuring of such questions was fundamental for the constitution of the biases and perspectives developed. It was through such questions that the plots were built, and the great web of knowledge was revealed. Considering the reflections that culminated in the emergence of such questions, we elect as a presupposition the following statement: The epistemological bases and rationales that guide public policies for teacher education materialize in continuing education and contribute to strengthening the distance between what is discusses in continuing education and what is experienced by the teacher in the context of the classroom. The main objective was to investigate the contributions of Public Policies for Continuing Education and Continuing Education for the teaching practice of Biology, Physics and Chemistry Teachers who work in High School offered by the Pernambuco State Network. For this, the following specific objectives were outlined: Identify the rationalities and epistemological bases that guide the National Policy on Teacher Education and its implications in the continuing education process experienced by Biology, Physics and Chemistry Teachers who work in High School offered by the State Network of Education of Pernambuco; Analyze the conceptions of Teachers about Continuing Education; Understand the perceptions of teachers about the relevance of ongoing training experienced and their contributions to the redefinition of teaching practice. The Interactive Methodology (OLIVEIRA, 2001) and the Hermeneutic-Dialectical Circle (CHD) were used as a technique to obtain the data, and the Interactive Hermeneutic-Dialectic Analysis (AHDI) as an analysis tool, the group of participants was composed of 05 professors who teach Biology, Physics and Chemistry in the Pernambuco State network and 01 trainer in the area who works in a regional education management. The reflections and discussions carried out were supported by the contributions of theorists who have been dedicated to the analysis of issues related to the continuing education of teachers and the exercise of the teaching profession and who, based on criticism of technical and instrumental rationality. The results indicate the need to reformulate the understandings and experiences built in the context of continuing teacher education and the discussion of multidimensional continuing education that meets the new training demands and perceives the teacher as a co-author of its formative process.
Palavras-chave: Política pública
Formação de professores
Formação continuada
Prática docente
Ciências da natureza
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LIMA, Suellen Tarcyla da Silva. Entre cavernas, obstáculos e horizontes: um olhar sobre a formação continuada de professores de ciências da natureza à luz da hermenêutica, dialogicidade e complexidade. 2021. 243 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9426
Data de defesa: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suellen Tarcyla da Silva Lima.pdfDocumento principal2,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.