Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9364
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino híbrido na prática pedagógica de professores de biologia : limites e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da citologia
Autor: FERREIRA, Marta Beatriz Sarinho 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Primeiro membro da banca: COUTO, Janaína de Albuquerque
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Rosangela Vidal de Souza
Terceiro membro da banca: MARTINS, Lilian Cassia Bacich
Resumo: ensino híbrido é um programa de educação formal que representa uma mistura do ensino presencial com o virtual para promover uma aprendizagem mais significativa. Inserir esses modelos na prática pedagógica de professores é um desafio, mas também uma necessidade, uma vez que as tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais inseridas no mundo contemporâneo. Ignorar esse fato e continuar exercendo práticas centradas no professor como detentor de todo saber é andar no contra fluxo da aceleração do mundo. Nesse contexto, encontramos no conteúdo de citologia um estigma de dificuldade, abstração e difícil compreensão, taxado tanto por estudantes quanto por professores, o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem do mesmo. Dessa forma, unimos esses dois aspectos e analisamos as contribuições que eles podem exercer para o ensino de ciências. Para tal nos guiamos a partir do seguinte problema: Como a prática pedagógica de professores de biologia por meio do ensino híbrido pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem sobre citologia? Para buscar responder à esta inquietação, nossa pesquisa contou com a colaboração de quatro professores de biologia de uma Escola Estadual da cidade de Recife-PE. Como instrumentos para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada, a observação e áudio gravação dos encontros formativos, a observação não participante, a ficha de observação das aulas e os questionários aplicados com os estudantes. Para o tratamento dos dados, nos pautamos na análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Os resultados advindos da entrevista inicial nos revelaram um panorama da falta de conhecimento do ensino híbrido nos processos de formação inicial e continuada, além da repetitiva reprodução de práticas engessadas pelos docentes. Ao longo do processo formativo pudemos perceber uma mudança de postura e construção de conceito por parte dos professores, que culminou no planejamento de aulas híbridas. A observação dessas aulas, assim como o feedback dos estudantes, nos possibilitaram perceber o engajamento e envolvimento de todos nas aulas. Analisando a entrevista final, entendemos que os professores perceberam a construção de conhecimentos a respeito da citologia, além de pontuarem aspectos como: engajamento, inseguranças, dificuldades e superações. Todavia, observamos alguns limites que dificultaram o desenvolvimento da aula e podem ser um fator que determina a não utilização da proposta como: a dificuldade ao acesso das tecnologias, falta de infraestrutura e recursos didáticos das instituições, os cursos de formação que não focam na realidade dos professores, o ineficiente apoio da gestão, entre outros. Portanto, concluímos que é de suma importância e necessidade, o investimento em processos formativos, reflexões e práticas pedagógicas que busquem valorizar e envolver o estudante, colocando-o como centro do processo e protagonista do próprio aprendizado.
Abstract: Blended learning is a formal educational program that represents a combination of presential and virtual education in order to promote a more significant learning. Inserting those models in the teacher’s pedagogical practices presents a challenge although also a need, once the information and communication technology are increasingly present of the contemporaneous world. To ignore this fact and continue to exercise practices centered on the teacher as the holder of all knowledge goes against the world acceleration flow. In this context, we find on the cytology content a stigma assessed both by the students and the teachers, difficulting its teaching and learning. Therefore why not to unify both aspects and analyze the contributions they can exercise for the science teaching? For this purpose we based ourselves on the following matter: How can the pedagogical practices of biology teachers through blended learning contribute to the process of teaching and learning the topic of cytology? To seek an answer to the concern, our research had the collaboration of four biology teachers of a state school from the city of Recife-PE. As instruments for data collect we utilized the semi structured interview, observation and audio recording of the formative meetings, non-participant observation, guide sheet analysis and survey applied to the students. For data processing we guided our content analysis according to Bardin (1994). The results arising from the initial interview revealed a panorama of lack of knowledge over the subject of blended learning on the initial and continuing education, besides the repetitive reproduction of locked up practices by the teachers. Throughout the formative process we could notice a change in the posture and concept construction by the teachers, culminating on the planning of the blended classes. The observation of those classes, as well as the student’s feedback, enabled us to realize the engagement and involvement of all during class. Analyzing the final interview we understood that the teachers realized the construction of the knowledge in respect of cytology, in addition to citing aspects such as: engagement, insecurity, difficulty and overcoming. Thus we conclude that it is extremely important and there is an increasingly investment in formation, reflections and pedagogic practices that search to value and involve the student, placing him in the center of the process and the protagonist of his own learning.
Palavras-chave: Ensino híbrido
Formação de professores
Professor de biologia
Ensino-aprendizagem
Citologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FERREIRA, Marta Beatriz Sarinho. O ensino híbrido na prática pedagógica de professores de biologia : limites e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da citologia. 2020. 207 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9364
Data de defesa: 11-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta Beatriz Sarinho Ferreira.pdfDocumento principal2,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.