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Tipo do documento: Tese
Título: A elaboração de problemas intencionalmente argumentativos para o ensino de ciências : análise de um processo formativo com licenciandos em pedagogia
Autor: CRUZ, Maria Eduarda de Brito 
Primeiro orientador: CAMPOS, Angela Fernandes
Primeiro coorientador: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Primeiro membro da banca: BEZERRA, Bruna Herculano da Silva
Segundo membro da banca: FERNANDES, Lucas dos Santos
Terceiro membro da banca: LEITE, Bruno Silva
Quarto membro da banca: SIMÕES NETO, José Euzebio
Resumo: A presente tese tem como objetivo principal analisar a construção de problemas intencionalmente argumentativos para o ensino de Ciências produzidos por licenciandos em Pedagogia a partir de um processo formativo acerca da aprendizagem baseada em resolução de problemas e da argumentação. A pesquisa foi realizada com estudantes da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões. O processo formativo realizado na referida instituição justifica-se pelo fato de a pesquisadora fazer parte do corpo docente à época. Ele foi aplicado na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino de Ciências II, com os estudantes do turno vespertino e noturno, no Período Letivo Excepcional, que aconteceu remotamente por meio da plataforma do Google Meet devido à pandemia da COVID-19. O processo formativo foi estruturado em sete momentos, sendo eles: (I) Discussão acerca dos pressupostos teóricos de resolução de problemas, conceituação e características de problema e exercício, tipologia dos problemas, e aspectos para elaboração de problemas, (II) Discussão acerca dos pressupostos teóricos de argumentação, sua conceituação e elementos, (III) Discussão acerca do diálogo entre aspectos da resolução de problemas e argumentação, (IV) Elaboração de problemas intencionalmente argumentativos pelos licenciandos, (V) Discussão acerca do planejamento de SD, seus componentes e dimensões, (VI) Orientação dirigida dos problemas e das atividades propostas nas SD, e, por fim, (VII) Apresentação dos problemas e das sequências didáticas produzidas pelos licenciandos. Antecedente ao processo formativo, foi aplicado um questionário visando reconhecer os conhecimentos prévios dos licenciandos sobre a abordagem de resolução de problemas e argumentação. Após o término da aplicação do processo formativo foram realizadas entrevistas com alguns licenciandos. Pelo volume significativo de dados e buscando atender os nossos objetivos, foram feitos alguns recortes. Com isso, foi proposta a elaboração de duas unidades de análises, sendo elas: a análise das concepções prévias dos licenciandos com relação à abordagem de resolução de problemas e argumentação e a análise de um problema intencionalmente argumentativo. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber aproximações entre as definições e características de problema e exercício, discussão apresentada pelos principais autores da aprendizagem baseada em resolução de problemas. Porém, também foram observadas confusões entre os termos, algo que comumente acontece, como é destacado na literatura. Com relação à definição e caracterização de argumentação, observamos que, apesar da maioria dos licenciandos apresentarem elementos que de alguma forma se fazem presentes na abordagem, percebemos superficialidade em parte das respostas. Acerca do problema intencionalmente argumentativo produzido pelos licenciandos, consideramos que, por meio da orientação dos aspectos, foi possível potencializar a argumentação em seu enunciado, de forma que se garante a ocorrência de movimentos argumentativos via o enunciado do problema. No entanto, identificamos que quanto mais estruturado o enunciado se apresente, na formulação final, isto é, contemplando os elementos da argumentação no processo de elaboração do problema, maior será o potencial argumentativo do problema, fornecendo elementos que possam manter esses movimentos discursivos na sala de aula. Reiteramos, a partir dos resultados obtidos, a importância de se discutir durante a formação inicial e/ou continuada acerca das particularidades e potencialidades do uso de problema e exercício em sala de aula, assim como a discussão acerca do que é argumentação, como levá-la para sala de aula e como promover sua manutenção durante as atividades.
Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the construction of intentionally argumentative problems for Science Education. Which were produced by undergraduate students in Pedagogy from a formative process on learning based on problem solving and argumentation. The research was carried out with students from the Federal University of Alagoas, at Campus A. C. Simões. The training process carried out at that institution is justified by the fact that the researcher was part of the teaching staff at the time. It was applied in the discipline of Knowledge and Methodologies of Science Education II, with students from the afternoon and night shifts, in the Exceptional Academic Period, which took place remotely through the Google Meet platform due to the COVID-19 pandemic. The training process was structured in seven moments: (I) Discussion about the theoretical assumptions of problem solving, conceptualization and characteristics of problem and exercise, typology of problems, and aspects for elaboration of problems, (II) Discussion about the theoretical assumptions of argumentation, its conceptualization and elements, (III) Discussion about the dialogue between aspects of problem solving and argumentation, (IV) Elaboration of intentionally argumentative problems by the undergraduates, (V) Discussion about SD planning, its components and dimensions, (VI) Directed orientation of the problems and activities proposed in the DS, and finally (VII) Presentation of the problems and didactic sequences produced by the undergraduates. Prior to the training process, a questionnaire was applied in order to recognize the previous knowledge of the undergraduates about the approach to problem solving and argumentation. After completing the training, interviews were conducted with some undergraduates. Due to the significant volume of data and seeking to meet our objectives, some cuts were made. Thus, the elaboration of two units of analysis were proposed: (I) the analysis of the previous conceptions of the undergraduates in relation to the approach of problem solving and argumentation and (II) the analysis of an intentionally argumentative problem. From the results obtained, it was possible to note approximations between the definitions and characteristics of problem and exercise, a discussion presented by the main authors of learning based on problem solving. However, confusions were also observed between the terms, something that commonly happens, as highlighted in the literature. Regarding the definition and characterization of argumentation, we observed that, despite the fact that the majority of undergraduates presents elements that somehow are also present in the approach, we note superficiality in part of the answers. Regarding the intentionally argumentative problem produced by the undergraduates, we consider that, through the orientation of the aspects, it was possible to enhance the argumentation in its statement, so that the occurrence of argumentative movements via the problem statement is guaranteed. However, we identified that the more structured the utterance is, in the final formulation, that is, contemplating the elements of argumentation in the process of elaboration of the problem, the greater the argumentative potential of the problem, providing elements that can maintain these discursive movements in the classrooms. We reiterate, based on the results obtained, the importance of discussing during initial and/or continuing education about the particularities and potential of the use of problem and exercise in the classroom, as well as the discussion about what argumentation is, how to take it for the classroom and how to promote its maintenance during activities.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Ensino de ciências
Argumentação
Pedagogia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: CRUZ, Maria Eduarda de Brito. A elaboração de problemas intencionalmente argumentativos para o ensino de ciências : análise de um processo formativo com licenciandos em pedagogia. 2022. 241 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9355
Data de defesa: 26-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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