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Tipo do documento: Tese
Título: Formação de professores de química no programa residência pedagógica : reflexões expressas na relação teoria-prática
Autor: SANTOS NETO, Manuel Bandeira dos 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Primeiro membro da banca: SIMÕES NETO, José Euzébio
Segundo membro da banca: FIRME, Ruth do Nascimento
Terceiro membro da banca: FARIAS, Isabel Maria Sabino de
Quarto membro da banca: MACÊDO, Ana Angélica Mathias
Resumo: A formação inicial de professores é um campo de estudos repleto de desafios, sejam teóricos, práticos ou políticos. Formar é uma ação social de transmissão de saberes, de saber-fazer, ou do saber-ser, geralmente, uma função exercida em uma sociedade por uma cultura dominante com efeito de mudança. A formação de professores é um processo contínuo de construção da identidade profissional e perpassa toda a vida do docente. Portanto, as vivências/observações ao longo da trajetória acadêmica e profissional trouxeram para a presente pesquisa o desejo de responder ao problema de pesquisa: Qual o impacto do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores de Química? Diante disso, este trabalho tem por objetivo geral compreender o impacto do PRP na formação inicial de professores de Química. Isso posto, defendemos a tese que o PRP impacta a formação de professores de Química ao promover a relação teoria-prática pela aproximação entre Universidade-Escola. Para tanto, optamos por uma abordagem qualitativa com finalidade descritiva com objeto de estudo dois Núcleos de Química do PRP de duas Instituições de Ensino Superior (IES). No procedimento de construção dos dados foi utilizada análise documental dos projetos institucionais, entrevistas com coordenadores institucionais, docentes orientadores e preceptores e questionários como os residentes. Analisamos os dados com a Análise de Conteúdo (AC). Diante dos dados, o PRP apresentou aspectos semelhantes na implantação de ambos os projetos investigados, realizando reuniões, atividades como planejamento, regência, elaboração de material didático, dentre outras ações. A articulação teoria-prática é evidenciada na imersão docente pela relação universidade-escola trazendo contribuições para a formação dos residentes, docentes orientadores e preceptores. Problematizamos a relação do PRP com os Estágios Supervisionados Obrigatórios (ESO), ambos como contextos e espaços de disputa por um papel fundamental na formação docente. Notamos as semelhanças quanto à finalidade e discutimos a possibilidade de substituição do ESO pelo PRP. Compreendemos que o PRP impacta a formação na relação teoria-prática ao possibilitar uma imersão docente no contexto de atuação dos futuros professores. Destacamos o impacto que o PRP tem sobre os ESO, ao evidenciar as suas fragilidades na formação docente, tais como a necessidade da aproximação da universidade da escola, discussão e integração entre docentes da universidade, licenciados e professores da educação básica. Acreditamos que é possível construir um Programa de Residência Pedagógica que atenda um número maior de atores sociais, contudo, não mais na formação inicial, mas no início da docência como uma política de indução docente e um espaço de formação continuada com qualificação e condições dignas de trabalho. É preciso realizar mais pesquisas sobre o PRP, sobretudo, considerando os projetos propostos a partir dos editais de 2020 e 2022 da CAPES para compreender os impactos que as mudanças em seus objetivos trouxeram para o projeto, para a formação inicial e continuada de docente de Química para que diante da produção e discussão desses dados seja possível repensar o PRP e propor uma política de formação não de assistência, mas de resistência política, social e cultural comprometida com o ser e o fazer da docência.
Abstract: Initial teacher education is a field of study full of challenges, whether theoretical, practical or political. Training is a social action of transmitting knowledge, know-how, or know-how, generally, a function exercised in a society by a dominant culture with the effect of change. Teacher education is a continuous process of building a professional identity and permeates the entire life of the teacher. Therefore, the experiences/observations along the academic and professional trajectory brought to this research the desire to answer the research problem: What is the impact of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the initial training of Chemistry teachers? Therefore, this work has the general objective of understanding the impact of the PRP in the initial training of Chemistry teachers. That said, we defend the thesis that the PRP impacts the training of Chemistry teachers by promoting the theory-practice relationship by bringing University-School closer together. Therefore, we opted for a qualitative approach with a descriptive purpose, with the object of study two PRP Chemistry Centers of two Higher Education Institutions (HEIs). In the data construction procedure, documental analysis of institutional projects, interviews with institutional coordinators, guiding teachers and preceptors and questionnaires with residents were used. We analyzed the data with Content Analysis (CA). In view of the data, the PRP presented similar aspects in the implementation of both investigated projects, holding meetings, activities such as planning, conducting, elaboration of didactic material, among other actions. The theory-practice articulation is evidenced in the teaching immersion by the university-school relationship, bringing contributions to the training of residents, guiding teachers and preceptors. We problematize the relationship between the PRP and the Mandatory Supervised Internships (ESO), both as contexts and spaces of dispute for a fundamental role in teacher education. We noted the similarities in purpose and discussed the possibility of replacing ESO with PRP. We understand that the PRP impacts training in the theory-practice relationship by enabling a teaching immersion in the context of future teachers' performance. We highlight the impact that the PRP has on the ESO, by highlighting its weaknesses in teacher training, such as the need to bring the university closer to the school, discussion and integration between university teachers, graduates and basic education teachers. We believe that it is possible to build a Pedagogical Residency Program that serves a larger number of social actors, however, no longer in initial training, but at the beginning of teaching as a teacher induction policy and a space for continuing education with qualifications and conditions worthy of work. It is necessary to carry out more research on the PRP, especially considering the projects proposed from the 2020 and 2022 CAPES notices to understand the impacts that the changes in its objectives brought to the project, to the initial and continued training of Chemistry teachers so that, in view of the production and discussion of these data, it is possible to rethink the PRP and propose a training policy not of assistance, but of political, social and cultural resistance committed to the being and doing of teaching.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor de química
Residência pedagógica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SANTOS NETO, Manuel Bandeira dos. Formação de professores de química no programa residência pedagógica : reflexões expressas na relação teoria-prática. 2023. 168 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9322
Data de defesa: 4-Mai-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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