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Campo DCValorIdioma
dc.creatorALBUQUERQUE, Marcela Silva de-
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.contributor.referee2ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo-
dc.contributor.referee3BARBOSA, Edelweiss José Tavares-
dc.date.accessioned2023-08-10T13:09:24Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Marcela Silva de. O conceito de isometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamenta : um estudo sob a ótica das teorias dos campos conceituais e da transposição didática. 2021. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9298-
dc.description.resumoAs isometrias são componentes relevantes do estudo das transformações geométricas, sendo encontradas em diversas esferas do nosso cotidiano. Seu estudo é previsto pela Base Nacional Comum Curricular e consequentemente é um conteúdo encontrado nos livros didáticos, sendo assim, esta dissertação teve como objetivo principal analisar a abordagem desse conteúdo em coleções de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, com base nas teorias da Transposição Didática, de acordo com Yves Chevallard, e dos Campos Conceituais, desenvolvida por Gerard Vergnaud. Foram analisados livros dos 7º e 8º anos (séries onde o conteúdo é contemplado) em 5 coleções. Observamos a transposição didática dos conceitos de simetria axial, translação e rotação para os livros didáticos, investigando as modificações realizadas pela noosfera, com ênfase na vigilância epistemológica dos conceitos. A partir desse estudo, percebemos que de maneira geral, a transposição da programabilidade da BNCC para os livros foi seguida pelos autores, porém houveram diferenças na forma como cada coleção interpretou tais recomendações. Encontramos também algumas divergências na conceituação de algumas simetrias em relação ao nosso referencial teórico, onde um dos livros exclui pontos pertencentes ao eixo de simetria da transformação por reflexão. Em relação a investigação de acordo com a Teoria dos Campos Conceituais, criamos critérios de análise baseados nos conceitos de invariante operacional e significantes. Ao observar as atividades propostas pelos livros, percebemos que existe uma preferência por situações com eixos de simetria e vetores paralelos às margens da folha, uso de malha quadriculada e figuras retilíneas, indicando uma lacuna na variedade de situações em relação aos significantes.por
dc.description.abstractIsometries are important components of the study of geometric transformations, being present in the Common National Curriculum Base and consequently in textbooks. Therefore, this dissertation aimed to analyze the approach of this content in mathematics collections in the final years of elementary school, with based on the theories of Didactic Transposition, according to Yves Chevallard, and of the Conceptual Fields, developed by Gerard Vergnaud. Books from the 7th and 8th grades were analyzed (series where the content is covered) in 5 collections. We observe the didactic transposition of the concepts of axial symmetry, translation and rotation to textbooks, investigating the changes made by the noosphere, with an emphasis on the epistemological surveillance of the concepts. From this study, we realized that, in general, the transposition of the BNCC programmability to books was followed by the authors, but there were differences in the way each collection interpreted such recommendations. We also found some divergences in the conceptualization of some symmetries in relation to our theoretical framework, where one of the books excludes points belonging to the symmetry axis of transformation by reflection. Regarding the investigation according to the Theory of Conceptual Fields, we created analysis criteria based on the concepts of operational invariant and signifiers. When observing the activities proposed by the books, we noticed that there is a preference for situations with axes of symmetry and vectors parallel to the margins of the sheet, the use of gridded mesh and straight figures, indicating a gap in the variety of situations in relation to the significant ones.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-08-10T13:09:24Z No. of bitstreams: 1 Marcela Silva de Albuquerque.pdf: 4684094 bytes, checksum: 344b1efacc5b8443da3ed0c2cf3dd3c8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T13:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcela Silva de Albuquerque.pdf: 4684094 bytes, checksum: 344b1efacc5b8443da3ed0c2cf3dd3c8 (MD5) Previous issue date: 2021-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIsometriapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispor
dc.subjectTeoria da transposição didáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO conceito de isometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamenta : um estudo sob a ótica das teorias dos campos conceituais e da transposição didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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