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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Fernando Miguel da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8880622626913447por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee1MARQUES, Roberta Smania-
dc.contributor.referee2FRANÇA, Suzane Bezerra de-
dc.contributor.referee3MUHLE, Rita Paradera-
dc.date.accessioned2023-08-09T12:55:43Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Miguel da. Análise expográfica e elucidação do discurso expositivo presente em setores do Jardim Botânico do Recife. 2020. 183 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9279-
dc.description.resumoOs Jardins Botânicos enquanto museus de natureza com coleções vivas possuem relevante papel científico, educativo e de entretenimento. Considerando as relações estabelecidas entre estas instituições e seu público, este trabalho buscou elucidar o discurso expositivo apresentado nos espaços expositivos do Jardim Botânico do Recife a partir da análise expográfica destes setores. Para tal, foi utilizado um escopo teórico associado a museologia, estabelecendo critérios para análise do espaço e do discurso expositivo. Como recorte de análise desta pesquisa foram selecionados os espaços expositivos do Bromeliário e do Jardim Sensorial. Na caracterização dos espaços expositivos percebemos a necessidade de uma melhoria na comunicação entre a instituição e o visitante. Há uma redução no potencial comunicativo devido à ausência de fontes de informações acessórias nos espaços avaliados. Desta forma, a depender da maneira como a exposição é acessada pelo visitante será proporcionada um experiencia totalmente diferenciada. Em relação ao discurso expositivo presente nas exposições há uma prevalência do discurso científico, principalmente o discurso da Botânica, em detrimento a outros discursos, podendo ser visualizado pela forma de organização dos exemplares e na linguagem presente nas placas a disposição do público. Entretanto, tal situação era esperada neste tipo de instituição. Por fim, visualizamos nos diálogos ocorridos durante a mediação na visita guiada a atuação do monitor como recurso complementar ao espaço expositivo evidenciando as nuances do discurso expositivo presentes no espaço que se encontravam ocultas aos visitantes. Ainda nestes diálogos vale destacar as interações colaborativas que promovem ambientes para apresentação de conceitos associados as temáticas da exposição, reforçando o potencial da linguagem como ferramenta de aprendizagem.por
dc.description.abstractBotanical Gardens, as nature museums with living collections, have an important scientific, educational, and entertainment role. Considering the relations established between these institutions and their public, this work aimed to elucidate the exhibition discourse presented in the exhibition spaces of the Botanical Garden of Recife from the expographic analysis of these sectors. For this, a theoretical scope associated with museology was used, establishing criteria for the analysis of space and expository discourse. As part of the analysis of this research, the exhibition spaces of the Bromeliarium and the Sensory Garden were selected. In the characterization of the exhibition spaces, we realized the need for an improvement in communication between the institution and the visitor. There is a reduction in the communicative potential due to the absence of accessory information sources in the evaluated spaces. Thus, depending on how the exhibition is accessed by the visitor, a totally different experience will be provided. Regarding the expository discourse present in the exhibitions, there is a prevalence of scientific discourse, mainly the discourse of Botany, to the detriment of other discourses, which can be visualized by the form of organization of the specimens and in the language present on the plates available to the public. However, such a situation was expected in this type of institution. Finally, in the dialogues that took place during the mediation during the guided visit, we saw the performance of the monitor as a complementary resource to the exhibition space, highlighting the nuances of the exhibition speech present in the space that were hidden from visitors. Still in these dialogues, it is worth highlighting the collaborative interactions that promote environments for the presentation of concepts associated with the themes of the exhibition, reinforcing the potential of language as a learning tool.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-08-09T12:55:43Z No. of bitstreams: 1 Fernando Miguel da Silva.pdf: 5711919 bytes, checksum: de70c594f88a77ae44bc49d2c61cd922 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T12:55:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Miguel da Silva.pdf: 5711919 bytes, checksum: de70c594f88a77ae44bc49d2c61cd922 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise expográficapor
dc.subjectDiscurso expositivopor
dc.subjectJardim botânicopor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise expográfica e elucidação do discurso expositivo presente em setores do Jardim Botânico do Recifepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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