Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9262
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação docente via educação a distância: a sala de aula invertida em conexão com as demandas pedagógicas da EJA
Autor: LIMA, Wanessa Tenório Bezerra Leão de 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: CALADO, Ednara Félix Nunes
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino regulamentada pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996. Processos de formação docente são essenciais para o repensar de metodologias de ensino em sintonia com as demandas de aprendizagem dos sujeitos da EJA. Com os avanços tecnológicos e as características da cultura digital, a sala de aula é reconfigurada e as discussões sobre Metodologias Ativas revelam-se frequentes. A Sala de Aula Invertida apresenta-se como Metodologia Ativa que pode contribuir para o protagonismo discente, considerando-se desafios enfrentados pelos docentes da EJA. Em função das inovações pedagógicas e tecnológicas, os professores precisam de formação docente e maiores investimentos em qualificação profissional. Nesse sentido, a Educação a Distância - EAD pode se revelar como promissora para processos de formação docente, tendo em vista a flexibilidade e a democratização no acesso aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem- AVA. O objetivo geral desta pesquisa é propor formação docente na modalidade a distância sobre Sala de Aula Invertida, considerando as demandas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: 1) Caracterizar o perfil e percepções de professores sobre os sujeitos da EJA e a Sala de Aula Invertida como formação continuada; 2) Ministrar curso de formação docente via Educação a Distância para professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA sobre a Sala de Aula Invertida; 3) Elaborar material didático sobre a Sala de Aula Invertida, priorizando trilhas de aprendizagem no âmbito da Formação docente para Educação de Jovens e Adultos - EJA. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com realização de um estudo de caso. Para análise e tratamento dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado. A elaboração do curso ―“Sala de Aula Invertida na EJA: o que é e como implementar?” ― baseou-se no referencial teórico desta pesquisa e nos resultados do instrumento de coleta que revelaram a necessidade de formação docente na referida Metodologia Ativa, pois os sujeitos da pesquisa apontaram a Sala de Aula Invertida como possibilidade para a modalidade EJA, a fim de motivar o protagonismo dos estudantes. Os professores pesquisados apresentaram conceitos ainda incipientes quanto a concepções sobre Metodologias Ativas, em especial, no tocante ao uso da Sala de Aula Invertida em planejamentos didáticos ou práticas pedagógicas. Os dados da pesquisa contribuíram para elaboração do Curso, que foi organizado e ministrado no AVA Moodlle - Extensão da UFRPE/UAEADTec e o Material Didático “E-book Sala de Aula Invertida em Conexão com as Demandas Pedagógicas da EJA” foi construído condizente com o programa do curso. A proposta do curso de formação docente e o material didático elaborado para apoiar os processos de ensino e aprendizagem no AVA Moodle configuram-se como produtos educacionais desta pesquisa, tendo em vista as exigências do Mestrado Profissional na Área de Concentração em Educação a Distância.
Abstract: Youth and Adult Education- EJA is a teaching modality regulated by LDB - Law of Guidelines and Bases of Education nº 9.394/1996. Teacher training processes are essential for rethinking teaching methodologies in tune with the learning demands of EJA subjects. With technological advances and the characteristics of digital culture, the classroom is reconfigured and discussions about Active Methodologies are frequent. The Flipped Classroom presents itself as an Active Methodology that can contribute to student protagonism, considering the challenges faced by EJA teachers. Due to pedagogical and technological innovations, teachers need teacher training and greater investments in professional qualification. In this sense, Distance Education - EAD can prove to be promising for teacher training processes, in view of flexibility and democratization in access to Virtual Learning Environments - VLE. The general objective of this research is to propose teacher training in the distance mode on the Inverted Classroom, considering the pedagogical demands of Youth and Adult Education - EJA. The specific objectives of this research were: 1) To characterize the profile and perceptions of teachers about the subjects of EJA and the Inverted Classroom as a continuing education; 2) Provide a teacher training course via Distance Learning for Youth and Adult Education teachers - EJA on the Flipped Classroom; 3) Elaborate didactic material on the Flipped Classroom, prioritizing learning trails within the scope of Teacher Training for Youth and Adult Education - EJA. In methodological terms, this is an applied research, with a qualitative approach, with a case study. For data analysis and treatment, Content Analysis was used (Bardin, 2016). As a data collection instrument, a semi-structured questionnaire was used. The elaboration of the course ―“Flipped Classroom in EJA: what is it and how to implement it?” ― it was based on the theoretical framework of this research and on the results of the collection instrument that revealed the need for teacher training in the aforementioned Active Methodology, as the research subjects pointed out the Inverted Classroom as a possibility for the EJA modality, in order to motivate the role of students. The researched teachers presented still incipient concepts regarding conceptions about Active Methodologies, in particular, regarding the use of the Flipped Classroom in didactic planning or pedagogical practices. The research data contributed to the preparation of the Course, which was organized and taught at the AVA Moodlle - Extension of UFRPE/UAEADTec and the Didactic Material "E-book Flipped Classroom in Connection with the Pedagogical Demands of EJA” was built in line with the course program. The proposal for the teacher training course and the didactic material designed to support the teaching and learning processes in the VLE Moodle are educational products of this research, in view of the requirements of the Professional Master's Degree in the Area of Concentration in Distance Education.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação a distância
Sala de aula invertida
Formação de professores
Aprendizagem ativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: LIMA, Wanessa Tenório Bezerra Leão de. Formação docente via educação a distância: a sala de aula invertida em conexão com as demandas pedagógicas da EJA. 2023. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9262
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wanessa Tenorio Bezerra Leao de Lima.pdfDocumento principal45,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.