Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9260
Tipo do documento: Dissertação
Título: Facebook em práticas pedagógicas articuladas à aprendizagem móvel (M-learning): uma proposta de aplicação na formação aberta de docentes
Autor: PEREIRA, Paulo Ricardo da Silva 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: CALADO, Ednara Félix Nunes
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Resumo: Esta pesquisa aborda a utilização da rede social Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel - AVAM, para a formação continuada de professores e educadores, mediada por tecnologias móveis, numa perspectiva de aprendizagem móvel, on-line e a distância. Pretende-se compreender de que forma essa rede social pode contribuir para o processo de aprendizagem dos participantes e que, numa perspectiva humanista da educação, pode fortalecer o aprendizado. Busca-se analisar essa rede como um espaço de conexão entre saberes e humanidades. Analisar essa ferramenta como um espaço de colaboração, cocriação e construção dos saberes socialmente compartilhados. Para dar sentido a essas estruturas, a pesquisa se desenvolveu, em termos metodológicos, por meio de uma pesquisa aplicada, com uma abordagem qualitativa, considerando as propostas do método de Design Thinking que é construído em 5 fases, 1 – Empatia, por meio de questionário semiestruturado, para compreender os conhecimentos prévios dos professores de uma escola de Ensino Médio do estado do Ceará, e suas vivências com o uso de tecnologias móveis e redes sociais no período de pandemia, informações que foram úteis para as etapas 2 e 3 de Design Thinking, a saber, 2 – Definição e 3 – Ideação, etapas de desenho da formação docente, entregue como produto educacional resultado desta pesquisa, considerando o perfil do público e dados da etapa anterior; 4 – Prototipação, etapa de prototipagem da formação com o olhar de Design Instrucional, que analisa se os objetos, metodologia, conteúdos e atividades estão aderentes aos objetivos da formação; 5 – Aplicação e Avaliação, etapa de aplicação da formação, por meio de observação sistemática para analisar os comportamentos e posturas adotadas pelos participantes da formação e finalizada por meio de uma entrevista para relato de experiência e história de vida, no qual os sujeitos contribuem com os relatos de suas vivências, experiências e amadurecimento enquanto profissional. Como resultado da pesquisa, propomos dois produtos educacionais, uma formação docente intitulada de “Aprendizagem Móvel: Sequência Didática por meio das redes sociais” e um material didático (livro digital) com a mesma temática para apoiar a formação.
Abstract: This research addresses the use of the Facebook social network as a Virtual Mobile Learning Environment - AVAM, for the continuing education of teachers and educators, mediated by mobile technologies, in a perspective of mobile, online and distance learning. It is intended to understand how this social network can contribute to the learning process of the participants and that, from a humanist perspective of education, it can strengthen learning. The aim is to analyze this network as a connection space between knowledge and humanities. Analyze this tool as a space for collaboration, co-creation and construction of socially shared knowledge. In order to give meaning to these structures, the research was developed, in methodological terms, through an applied research, with a qualitative approach, considering the proposals of the Design Thinking method, which is built in 5 phases, 1 - Empathy, through semistructured appearance, to understand the prior knowledge of teachers at a high school in the state of Ceará, and their experiences with the use of mobile technologies and social networks in the pandemic period, information that was useful for stages 2 and 3 of Design Thinking, namely, 2 – Definition and 3 – Ideation, design stages of teacher training, delivered as an educational product resulting from this research, considering the public profile and data from the previous stage; 4 – Prototyping, training prototyping stage with an Instructional Design perspective, which analyzes whether the objects, methodology, contents and activities adhere to the training objectives; 5 – Application and Evaluation, training application stage, through systematic observation to analyze the behaviors and postures adopted by the training participants and finalized through an interview to report experience and life history, in which the subjects learned from the reports of their experiences, experiences and maturation as a professional. As a result of the research, we propose two educational products, a teacher training entitled "Mobile Learning: Didactic Sequence through social networks" and a didactic material (digital book) with the same theme to support training.
Palavras-chave: Educação a distância
Formação de professores
Rede social
Facebook
Aprendizagem móvel
Ambiente virtual de aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: PEREIRA, Paulo Ricardo da Silva. Facebook em práticas pedagógicas articuladas à aprendizagem móvel (M-learning): uma proposta de aplicação na formação aberta de docentes. 2022. 231 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9260
Data de defesa: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Ricardo da Silva Pereira.pdfDocumento principal25,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.