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Tipo do documento: Dissertação
Título: Materiais didáticos do Programa EAD Pernambuco: implicações de práticas de linguagem na evasão de cursos técnicos na modalidade a distância
Autor: ROCHA, Daniel dos Santos 
Primeiro orientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Resumo: A Educação a Distância (EaD) revela características específicas para apoiar processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias, a exemplo da produção de materiais didáticos em sintonia com as demandas dos discentes. No cenário brasileiro da EaD, devido a problemas financeiros, além da falta de inclusão digital, grande parte dos estudantes tem acesso, predominantemente, ao material didático impresso, como ocorre no contexto dos cursos técnicos a distância do Programa EaD Pernambuco. A motivação para esta investigação está diretamente ligada à convivência do pesquisador com atores do polo de apoio presencial do Programa EaD Pernambuco da cidade de Arcoverde, tais como: discentes, docentes formadores, tutores e coordenação de polo, que revelaram as dificuldades dos estudantes quanto à decisão de abandono do curso, dentre elas, por exemplo, a linguagem utilizada na produção dos materiais didáticos do Programa. A pesquisa contemplou os cursos técnicos do Programa EaD Pernambuco, especificamente, aqueles de maior e menor evasão, a fim de investigar a relação entre as práticas de linguagem e a evasão, levando em conta a seguinte questão norteadora: de que modo as práticas de linguagem apresentadas nos materiais didáticos dos Cursos Design de Interiores e Administração do Programa EaD Pernambuco podem influenciar índices de evasão dos discentes? O objetivo geral da pesquisa foi analisar os materiais didáticos do Programa EaD Pernambuco, a partir das práticas de linguagem empregadas e seus possíveis impactos nos índices de evasão de discentes no contexto da Educação a Distância no Ensino Médio profissionalizante. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa aplicada, com estudo de caso, priorizando-se a abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta, foi aplicado questionário misto para discentes, tendo sido coletadas 83 respostas a fim de compreendermos a percepção dos discentes e egressos acerca dos materiais didáticos dos cursos. Na análise dos materiais didáticos, identificamos que, no curso de Administração, curso de menor evasão, havia maior cuidado com a interatividade e a hipertextualidade, diferentemente dos materiais analisados do curso de Design de Interiores, curso com maior evasão, segundo dados do Programa. Uma das conclusões do trabalho foi a de que as práticas de linguagem presentes nos materiais didáticos são fatores que podem impactar na evasão do curso EaD. A dificuldade enfrentada pelo discente no manuseio dos materiais didáticos, sejam impressos ou disponibilizados virtualmente, precisa ser observada pelas equipes multidisciplinares dos cursos EaD, bem como pela gestão do Programa, para que haja formação continuada dos autores desses materiais didáticos dos cursos técnicos a distância. Nesse sentido, propomos, também, a criação do produto da pesquisa, ou seja, um curso a distância, disponibilizado no ambiente virtual de extensão da UAEADTec/UFRPE, intitulado “Como elaborar materiais didáticos para a EaD?”. As práticas de linguagem recorrentes nos materiais didáticos elaborados para EaD merecem ser amplamente investigadas, tendo em vista a importância dos materiais didáticos no apoio à aprendizagem dos discentes.
Abstract: Distance Education (DE) reveals specific characteristics to support teaching and learning processes mediated by technologies, such as the production of didactic materials in tune with the students' demands. In the Brazilian DE scenario, due to financial problems, in addition to the lack of digital inclusion, most students predominantly have access to printed didactic material, as occurs in the context of the distance technical courses of the DE Pernambuco Program. The motivation for this investigation is directly linked to the researcher's coexistence with actors from the face-to-face support center of the DE Pernambuco Program in the Arcoverde city, such as: students, teacher trainers, tutors and center coordination, who revealed the students' difficulties regarding the decision to leave the course, among them, for example, the language used in the production of the Program's didactic materials. The research contemplated the technical courses of the DE Pernambuco Program, specifically, those with higher and lower evasion rates, in order to investigate the relationship between language practices and evasion, taking into account the following guiding question: how do language practices presented in the didactic materials of the Interior Design and Administration Courses of the DE Pernambuco Program influence dropout rates of students? The general objective of the research was to analyze the teaching materials of the DE Pernambuco Program, based on the language practices employed and their possible impacts on the dropout rates of students in the context of Distance Education in vocational high school. As for the methodology, it is applied research, with a case study, prioritizing the qualitative approach. As a collection instrument, a mixed questionnaire was applied to students, with 83 responses being collected in order to understand the perception of students and graduates about the didactic materials of the courses. In the analysis of the teaching materials, we identified that, in the Administration course, the course with the lowest dropout rate, there was greater care with interactivity and hypertextuality, unlike the materials analyzed in the Interior Design course, the course with the highest dropout rate, according to the Program's data. One of the conclusions of the work was that the language practices present in the didactic materials are factors that can impact dropout from the distance learning course. The difficulty faced by students in handling didactic materials, whether printed or made available virtually, needs to be observed by multidisciplinary teams of DE courses, as well as by the management of the Program, so that there is continued training of the authors of these didactic materials of distance technical courses. In this sense, we also propose the creation of the research product, that is, a distance course, available in the virtual extension environment of UAEADTec/UFRPE, entitled “How to develop didactic materials for DE?”. The recurrent language practices in didactic materials created for DE deserve to be extensively investigated, considering the importance of didactic materials in supporting students' learning.
Palavras-chave: Educação a distância
Evasão escolar
Ensino técnico
Material didático
Linguagem
Dialogismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: ROCHA, Daniel dos Santos. Materiais didáticos do Programa EAD Pernambuco: implicações de práticas de linguagem na evasão de cursos técnicos na modalidade a distância. 2022. 215 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9259
Data de defesa: 2-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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