Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Jorge Luiz Carneiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4160681241594962por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4160681241594962por
dc.contributor.referee1SILVA, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.referee2LEITE, Emanuel Ferreira-
dc.date.accessioned2023-08-01T19:48:02Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationCARVALHO, Jorge Luiz Carneiro de. A educação corporativa a distância na capacitação de empreendedores de pequenas empresas na cidade de Recife - PE. 2021. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9258-
dc.description.resumoO ambiente empresarial marcado pela competitividade acirrada vem sofrendo constantes mudanças, especialmente em função da transformação digital. A resposta adequada a esse ambiente passa pelas pessoas, por isso, desenvolvê-las nas competências gerenciais torna-se de primordial importância. Assim, surge a Educação Corporativa a Distância (ECAD) para alinhar a capacitação dos sócios e gerentes aos objetivos das pequenas empresas. Um dos motivos detectados por pesquisas do SEBRAE para a elevada taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, com até dois anos de existência, de 23,4%, foi a falta de investimentos em capacitação gerencial. De tal forma que a educação adquire caráter estratégico nas organizações. Este estudo avalia se a ECAD contribui para o alcance desses objetivos. Esta pesquisa investigou se os empreendedores de Empresas de Pequeno Porte (EPP) consideraram válida a metodologia de capacitação gerencial através da Educação a Distância (EaD). A abordagem do tema foi feita através de pesquisas quantitativa e qualitativa. Quanto à natureza, aplicada, explorando um problema real e com aplicação imediata. Quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos foi através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo. A quase totalidade dos empreendedores entrevistados responderam favoravelmente à expansão da modalidade de EaD, com 97,1% do total das respostas e a capacitação de empreendedores através da EaD foi considerada como uma modalidade válida por 42,9% dos entrevistados e muito válida, por 37,1% dos respondentes. Identificou as demandas por capacitação empresarial visando orientar instituições de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) na oferta de cursos através da EaD, voltados para capacitação desses empreendedores, em temas relacionados à gestão empresarial, educação e inovação. Em relação a dificuldades para realização deste estudo, foram apenas alguns obstáculos para se conseguir informações qualificadas e pormenorizadas. As pesquisas foram consideradas satisfatórias como contribuição para a valorização da ECAD.por
dc.description.abstractThe business environment marked by fierce competitiveness has been undergoing constant changes, especially due to the digital transformation. The adequate response to this environment passes through people, therefore, developing them in managerial skills becomes of paramount importance. Thus, Corporate Distance Education (ECAD) emerged to align the training of partners and managers with the objectives of small companies. One of the reasons detected by SEBRAE surveys for the high mortality rate of micro and small companies, with up to two years of existence, 23.4%, was the lack of investment in managerial training. In such a way that education acquires a strategic character in organizations. This study assesses whether ECAD contributes to achieving these goals. This research investigates whether entrepreneurs from Small Businesses (EPP) considered the management training methodology through Distance Education (EaD) to be valid. The theme was approached through quantitative and qualitative research. As for nature, applied, exploring a real problem and with immediate application. As for the objectives, it was exploratory and descriptive. As for the technical procedures, it was done through bibliographical research, documental research and field study. Almost all interviewed entrepreneurs responded favorably to the expansion of the EaD modality, with 97.1% of the total responses and the training of entrepreneurs through EaD was considered a valid modality by 42.9% of the interviewees and very valid, by 37.1% of respondents. It identified the demands for business training in order to guide Training and Development (T&D) institutions in offering courses through EaD, aimed at training these entrepreneurs, in topics related to business management, education and innovation. Regarding the difficulties in conducting this study, there were just a few obstacles to obtaining qualified and detailed information. The surveys were considered satisfactory as a contribution to the enhancement of ECAD.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-08-01T19:48:02Z No. of bitstreams: 1 Jorge Luiz Carneiro de Carvalho.pdf: 5075293 bytes, checksum: c80af29968def556aefcbbb7ab9bf10c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-01T19:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Luiz Carneiro de Carvalho.pdf: 5075293 bytes, checksum: c80af29968def556aefcbbb7ab9bf10c (MD5) Previous issue date: 2021-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação corporativapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação corporativa a distância na capacitação de empreendedores de pequenas empresas na cidade de Recife - PEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Luiz Carneiro de Carvalho.pdfDocumento principal4,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.