Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9256
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambientes virtuais de aprendizagem na educação à distância: propostas de interface
Autor: CHAVES, Erdilânia Morais Marinho 
Primeiro orientador: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Primeiro membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Segundo membro da banca: MELLO, Rafael Ferreira Leite de
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) apresentaram uma proposta transformadora na história da Educação a Distância (EaD). Entretanto, se fazem necessárias a manutenção e atualização de estruturas que compõem esses espaços. Com essa proposta, esta pesquisa apresenta possíveis compreensões a respeito da evasão na modalidade EaD, e como a falta de atenção direcionada às melhorias que atendessem às necessidades dos discentes na interação com os AVA podem resultar no abandono prematuro dos cursos dessa modalidade. A partir de uma pesquisa de campo por meio de grupos focais com discentes de cursos EaD da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que utilizam o AVA Moodle, foram identificadas dificuldades tanto na utilização como na usabilidade e comunicação do Moodle, dificuldades essas que não envolvem apenas os discentes, mas também professores e tutores, resultando em potenciais motivos para a aumento da evasão. A partir das dificuldades identificadas, esta pesquisa apresenta possíveis intervenções que resultaram na criação de interfaces e interações para o Moodle, no intuito de sanar algumas dificuldades dos estudantes e melhorar a experiência de uso, assim também contribuindo para um processo de aprendizagem mais efetivo e redução dos índices de evasão na EaD.
Abstract: Virtual Learning Environments (VLE) present a transformative proposal in the history of online education. However, constant maintenance and update of the structures which compose such environments are necessary. With this proposal, this research presents possible understandings about dropout in online education, and how the lack of attention directed to improvements to meet the needs of students in their interaction with the VLE may lead to dropout. From a field research through focus groups with students from online courses at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), who use the Moodle VLE, difficulties were identified in the usability and communication in the Moodle VLE. These difficulties involve not only students, but also instructors and teaching assistants, resulting in potential reasons for dropout. These difficulties that were identified led to the creation of interfaces and interactions for the Moodle VLE, aiming at solving some of the problems and thus improving experience of use, also contributing for a more effective learning process and the reduction of dropout indices in online learning.
Palavras-chave: Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Moodle
Interface de programas aplicativos (Software)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: CHAVES, Erdilânia Morais Marinho. Ambientes virtuais de aprendizagem na educação à distância: propostas de interface. 2021. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9256
Data de defesa: 21-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erdilania Morais Marinho Chaves.pdfDocumento principal2,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.