Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9254
Tipo do documento: Dissertação
Título: O livro digital no formato ePub: potencialidade e interatividade na área da Educação Física
Autor: LIMA FILHO, Gerardo Campelo 
Primeiro orientador: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Primeiro membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Bastos
Segundo membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Antônio Carlos da Silva
Resumo: Esta dissertação apresenta como principal objetivo avaliar a interatividade do livro digital associado às metodologias críticas aplicáveis ao ensino da Educação Física, com possibilidade de uso em vários dispositivos eletrônicos. Inicialmente, apresenta um cenário sobre educação, tecnologias e metodologias relacionado ao ensino da Educação Física atual e, posteriormente, estabelece a relação da interatividade com as interfaces gráficas do livro digital no formato ePub com os recursos hipermidiáticos de textos, vídeos, links e imagens. Como delimitação da pesquisa, o estudo propõe uma avaliação das potencialidades de interação do livro digital/ePub intitulado Metodologias Críticas Aplicáveis ao Ensino da Educação Física Escolar por considerar esse gênero de publicação de extrema relevância para os profissionais da área e acreditar que a utilização de hiperlinks presentes no livro digital poderia proporcionar interação mais imersiva nos conteúdos selecionados na obra. O método de pesquisa adotado envolveu três fases: na primeira e segunda fases, foram elaborados questionários de pesquisa para diagnosticar o nível de conhecimento dos aspectos teórico-práticos das metodologias críticas do ensino da Educação Física e o nível de aceitação e eficácia do livro digital proposto para a utilização na área da Educação Física, respectivamente. Na terceira fase, foi utilizado um questionário de característica mista que avaliou o nível de interatividade proposta no livro digital construído no formato ePub contendo recursos hipermidiáticos (links, vídeos, imagens, interfaces e quadros explicativos). Após a avaliação dos resultados, compreende-se que os recursos hipermidiáticos inseridos no livro digital/ePub potencializaram o nível de interatividade e garantem uma compreensão mais realista das temáticas contidas na obra.
Abstract: This dissertation has as main objective to evaluate the interactivity of the digital book associated to the critical methodologies applicable to the teaching of Physical Education, with the possibility of use in several electronic devices. Initially, it presents a scenario about education, technologies and methodologies related to the teaching of current Physical Education and, later, it establishes the relationship of interactivity with the graphic interfaces of the digital book in the ePub format with the hypermedia resources of texts, videos, links and images. As a delimitation of the research, the study proposes an evaluation of the interaction potential of the digital book / ePub entitled Critical Methodologies Applicable to the Teaching of Physical Education at School, considering this type of publication of extreme relevance for professionals in the area and believing that the use of hyperlinks present in the digital book could provide more immersive interaction in the content selected in the work. The research method adopted involved three phases: in the first and second phases, research questionnaires were designed to diagnose the level of knowledge of the theoretical and practical aspects of critical methodologies in the teaching of Physical Education and the level of acceptance and effectiveness of the proposed digital book for use in the area of Physical Education, respectively. In the third phase, a mixed characteristic questionnaire was used to assess the level of interactivity proposed in the digital book built in the ePub format containing hypermedia resources (links, videos, images, interfaces and explanatory tables). After evaluating the results, it is understood that the hypermedia resources inserted in the digital book / ePub have enhanced the level of interactivity and guarantee a more realistic understanding of the themes contained in the work.
Palavras-chave: Educação física escolar
Metodologia de ensino
Tecnologia educacional
Livros eletrônicos
Interatividade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: LIMA FILHO, Gerardo Campelo. O livro digital no formato ePub: potencialidade e interatividade na área da Educação Física. 2020. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9254
Data de defesa: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gerardo Campelo Lima Filho.pdfDocumento principal2,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.